ENREDANDO O CALEIDOSCÓPIO NO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, POBREZA MENSTRUAL, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1302-4

Título do Trabalho
ENREDANDO O CALEIDOSCÓPIO NO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, POBREZA MENSTRUAL, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Autores
  • Maria Carmen Aires Gomes
  • Thayane Campos
  • Rosângela Nogueira
  • Litiane Barbosa Macedo
  • OFÉLIA MARIA IMACULADA
  • Alexandra Bittencourt de Carvalho
  • Elisa Mattos
  • mayra Policarpo
  • Geovanna Livia
  • Patricia Jacobina
Modalidade
Painéis de Redes e Núcleos de Pesquisa
Área temática
Pesquisas em discurso e gênero em perspectiva interseccional e decolonial
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-seminario-internacional-do-inct-caleidoscopio/919523-enredando-o-caleidoscopio-no-debate-sobre-as-relacoes-entre-discurso-pobreza-menstrual-meio-ambiente-e-ciencia-
ISBN
978-65-272-1302-4
Palavras-Chave
Letramento Crítico em Saúde; Discurso; Interseccionalidade; Dignidade Menstrual; ODS
Resumo
Neste painel, vamos apresentar as ações em andamento referentes ao projeto "Enredando o Caleidoscópio no debate sobre as relações entre discurso, pobreza menstrual, meio ambiente e ciência em escolas de ensino médio no Brasil", apoiado pelo CNpq e FAPDF. Desde 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à saúde menstrual uma questão de saúde pública e de direitos humanos. A pobreza menstrual relaciona-se a 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, descritos na Agenda 2030 da ONU: SDG 1- Erradicação da pobreza; SDG 3 - Saúde e Bem-estar; SDG 4: Educação de qualidade; SDG 5: Igualdade de gênero, SDG 10: Redução das desigualdades; SDG 13: Ação contra a mudança global do clima. Pobreza menstrual é “um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, ”vivenciado por meninas e mulheres cis, transhomens e pessoas não binárias, “devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.” (UNFPA/UNICEF, 2021, p.5). O acesso à dignidade menstrual perpassa pela lente interseccional, pois está enraizado nas histórias intergeracionais de desigualdades de gênero, etnia, raça, geopolítica e classe social, colocando em relevo o gênero junto a outras dimensões identitárias. A saúde de pessoas que menstruam (meninas e mulheres cisgênero, transhomens e pessoas não binárias) frequentemente apresenta mais obstáculos quando essas pessoas fazem parte de comunidades marginalizadas. As informações sobre tal problema mostram a necessidade de promover eventos de letramento crítico em saúde menstrual como um instrumento político capaz de trazer à tona diversos saberes e práticas que permitam construir outros significados e outras formas de pensar a menstruação em suas mais variadas dimensões (Gomes, 2022; Gomes, 2023; Menegotto, 2022; Vásquez, 2022; UNFPA/UNICEF, 2021; Assad, 2021; Ribeiro; Santos, 2021; Lima, 2021; Moreira, 2021; Costa, 2021; Brito, 2021; Sala, 2020; Weiss-Wolf, 2017). Com o objetivo de ressignificar saberes sobre a menstruação, a relação com o cuidado e o bem-estar sociocultural do corpo menstruante, o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade, além de atuar como um operador contra a evasão escolar, que surge o referido Projeto planejado e organizado a partir de rodas de conversa, como eventos de letramento crítico decolonial e interseccional. As escolas públicas de ensino fundamental e médio são espaços estratégicos para identificarmos e coletarmos evidências científicas, que possam subsidiar a gestão de políticas públicas, além da transferência de conhecimento em discursos, corporeidades, educação e saúde, de forma a contribuir para o enfrentamento e possíveis soluções, principalmente por meio de políticas públicas, que garantam a permanência de corpos menstruantes em escolas, garantindo a distribuição de itens de higiene, melhorias em banheiros e no saneamento, até na educação menstrual.
Título do Evento
I Seminário Internacional do INCT Caleidoscópio - VIII Práticas Socioculturais e Discurso
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Práticas Socioculturais e Discurso: INCT Caleidoscópio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Maria Carmen Aires et al.. ENREDANDO O CALEIDOSCÓPIO NO DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, POBREZA MENSTRUAL, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Práticas Socioculturais e Discurso: INCT Caleidoscópio. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-seminario-internacional-do-inct-caleidoscopio/919523-ENREDANDO-O-CALEIDOSCOPIO-NO-DEBATE-SOBRE-AS-RELACOES-ENTRE-DISCURSO-POBREZA-MENSTRUAL-MEIO-AMBIENTE-E-CIENCIA-. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes