A PRÁTICA ESPORTIVA E AS HABILIDADES SOCIEMOCIONAIS NO AMADURECIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DOS ATLETAS PARTICIPANTES DO JOER DO MUNICIPIO DE PRIMAVERA DE RONDÔNIA

Publicado em 27/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0479-4

Título do Trabalho
A PRÁTICA ESPORTIVA E AS HABILIDADES SOCIEMOCIONAIS NO AMADURECIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DOS ATLETAS PARTICIPANTES DO JOER DO MUNICIPIO DE PRIMAVERA DE RONDÔNIA
Autores
  • Imanuel Prado Ferreira
  • Giovanna Eduarda da Silva
  • Dayane Barros Magalhães da Cruz
  • Geovane Biet de Sousa
  • ARTHUR F. A. JUSTINIANO
  • Gleycikele Gomes
  • Leivesson C. Oliveira
  • Silvia Teixeira Pinho
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Formação esportiva
Data de Publicação
27/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-seminario-internacional-de-psicologia-do-exercicio-fisico-e-esporte-371867/706284-a-pratica-esportiva-e-as-habilidades-sociemocionais-no-amadurecimento-emocional-e-social-dos-atletas-participante
ISBN
978-65-272-0479-4
Palavras-Chave
Palavras-chave: Pratica Esportiva, Habilidades sociemocionais e JOER.
Resumo
INTRODUÇÃO: A prática esportiva é uma das experiências socioemocionais que proporciona ao aluno vivenciar e lidar com diferentes emoções e habilidades necessárias para desenvolvimento humano, saúde e Educação Física, profissional de Educação Física deve interpretar e recriar valores, sentidos e significados atribuídos as diferentes práticas corporais esportiva. O esporte lida com o corpo, com a saúde, com o estético, com o gosto, com as emoções, com sentimentos, com a performance e com sonhos. OBJETIVO: O estudo teve objetivo de verificar a prática esportiva e as habilidades socioemocionais no amadurecimento emocional e social dos alunos participantes dos treinamentos do JOER de 2012 a 2023 no município de Primavera de Rondônia na modalidade de futsal. MÉTODOS: Esse estudo é classificado como exploratório e descritivo, os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A amostra da pesquisa foi constituída de 22 (vinte e dois) participantes, 02 do sexo feminino e 20 do sexo masculino, faixa etária de 18 a 24 anos. RESULTADOS E CONCLUSÕES: As respostas mostram que os atletas destacaram terem melhorado no comportamento social e valores morais. As respostas de todos os atletas foi que “sim” justificando que as atividades do treinamento e competição contribuiu para: “Fazer novas amizades” “Ter um comportamento melhor na sociedade”, “Ter respeito com os adversários independente do placar”, “Espírito competitivo e trabalho em grupo”, “Manter a calma em horas de pressão”, “Muitas coisas se resolvem com calma”, “Torcer pela vitória dos outros”, “Pensar mais em grupo”, “Valorizar e socializar mais com as pessoas”. No quesito, os treinamentos e as competições ajudaram nas funções sensório-motoras, calma, emoção e empatia. Apenas um atleta destaca que “Não” os outros 21 afirmaram que sim, as atividades contribuíram para controle e aplicabilidade das funções motoras sensoriais. Na pergunta seguinte foi questionado se o atleta sentia medo e ansiedade antes dos jogos. Nas respostas recebidas 19 atletas responderam que SIM e 03 responderam que NÃO. Descrevendo que a ansiedade e o medo são ocasionados por diversos fatores: “Medo de errar”, “Falta de experiência”, “Ansiedade para começar o jogo”, “Medo de fazer algo errado e meu time ficar bravo” e “Muito grito e barulho”. É notório e perceptivo a vasta conquista de sensações vivenciadas experimentada pelos alunos participantes dos treinamentos e a competição, que há muito que se descobrir/aprender e acreditar na Educação Física e no esporte como ferramenta que inter-relaciona consentimento, pelo rendimento, pela autoestima, pelo desenvolvimento motor, estético, social, moral, cognitivo e o afetivo. Percebe o quanto a EF interfere positivamente nos aspectos sociais/emocionais dos atletas do JOER.
Título do Evento
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE
Cidade do Evento
Porto Velho
Título dos Anais do Evento
Psicologia do Esporte e do Exercício Físico: questionamentos, perspectivas e práxis em Rondônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Imanuel Prado et al.. A PRÁTICA ESPORTIVA E AS HABILIDADES SOCIEMOCIONAIS NO AMADURECIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DOS ATLETAS PARTICIPANTES DO JOER DO MUNICIPIO DE PRIMAVERA DE RONDÔNIA.. In: Psicologia do esporte e do exercício físico: questionamentos, perspectivas e práxis em Rondônia. Anais...Porto Velho(RO) UNIR, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-seminario-internacional-de-psicologia-do-exercicio-fisico-e-esporte-371867/706284-A-PRATICA-ESPORTIVA-E-AS-HABILIDADES-SOCIEMOCIONAIS-NO-AMADURECIMENTO-EMOCIONAL-E-SOCIAL-DOS-ATLETAS-PARTICIPANTE. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes