ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NO BIOPARQUE PANTANAL: SINALÁRIO E PERCURSO DOS AQUÁRIOS EM LÍNGUAS DE SINAIS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LÍNGUA AMERICANA DE SINAIS, SINAIS INTERNACIONAIS E LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS (LIBRAS/ASL/SI/LSI)

Publicado em 27/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0137-3

Título do Trabalho
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NO BIOPARQUE PANTANAL: SINALÁRIO E PERCURSO DOS AQUÁRIOS EM LÍNGUAS DE SINAIS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LÍNGUA AMERICANA DE SINAIS, SINAIS INTERNACIONAIS E LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS (LIBRAS/ASL/SI/LSI)
Autores
  • Jessika da silva garcia
  • Shirley Vilhalva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Estudos de literaturas de Línguas Indígenas de Sinais - LIS e de outras literaturas surdas
Data de Publicação
27/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-seminario-de-linguas-indigenas-de-sinais-lis-361388/710939-acessibilidade-linguistica-no-bioparque-pantanal--sinalario-e-percurso-dos-aquarios-em-linguas-de-sinais--lingua-
ISBN
978-65-272-0137-3
Palavras-Chave
Cultura surda, Libras, Turismo.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo contribuir com a acessibilidade linguística das pessoas surdas nos respectivos espaços sociais tendo como ambiência referencial o Bioparque Pantanal. A temática encontra respaldo e discussão em diferentes autores e também em documentos normativos, como a Lei 10436/02, a qual reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e outros meios a ela associados, como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. O projeto abre espaço para atender qualquer pessoa surda, principalmente no espaço turístico. Nesta perspectiva, o empreendimento Bioparque Pantanal dentro de seus pilares de acessibilidade tem a Tecnologia Assistiva como uma inovação e com o pilar da inclusão, abrimos também a oportunidade para a acessibilidade linguísticas nas línguas de sinais consolidado no projeto de inclusão, intitulado “Bioparque para todos: iguais na diferença”. O projeto já apresenta informações na respectiva língua, sendo assim, esta proposta de projeto oportuniza ampliar as informações desse, auxiliando e promovendo a comunidade surda. A proposta visa desenvolver estudos com usuários das Línguas de Sinais, viabilizando pesquisas acerca das espécies de animais presentes no Bioparque. A metodologia do projeto será catalogar os sinais existentes nas línguas Libras/ASL/SI/LSI, na ausência desse corpus, a proposta é organizar, criar sinais e realizar gravações com uso de equipamentos em parceria com o setor de comunicação do local com a possibilidade de duração de 1 ano e estendido por mais 1 ano, caso houver atualizações necessárias. Os vídeos produzidos, com os sinais dos animais catalogados, serão disponibilizados aos visitantes por meio de QR Code e/ou redes sociais, fazendo parte do acervo permanente do local, possibilitando maior acessibilidade e autonomia dos turistas surdos. Espera-se assim, que o presente projeto possa tornar o Bioparque um ambiente mais atrativo às pessoas surdas e seus familiares bilíngues, possibilitando uma experiência atrativa que os atenda em sua língua materna, respeitando sua cultura e identidade. Desta forma, o projeto visa contribuir para difusão e valorização da língua, bem como proporcionar um ambiente acessível para comunidade surda, por meio da criação do sinalário em línguas de sinais é de extrema importância para promover, além de terem a possibilidade de desfrutar as atrações de forma independente, com disponibilidade de ser acompanhado por um intérprete de língua de sinais. O Bioparque Pantanal está cumprindo seu papel social ao garantir a acessibilidade linguística para as pessoas surdas e ajudando a promover uma sociedade mais inclusiva e justa.
Título do Evento
I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS
Título dos Anais do Evento
O Primeiro Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GARCIA, Jessika da silva; VILHALVA, Shirley. ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NO BIOPARQUE PANTANAL: SINALÁRIO E PERCURSO DOS AQUÁRIOS EM LÍNGUAS DE SINAIS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LÍNGUA AMERICANA DE SINAIS, SINAIS INTERNACIONAIS E LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS (LIBRAS/ASL/SI/LSI).. In: O Primeiro Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-seminario-de-linguas-indigenas-de-sinais-lis-361388/710939-ACESSIBILIDADE-LINGUISTICA-NO-BIOPARQUE-PANTANAL--SINALARIO-E-PERCURSO-DOS-AQUARIOS-EM-LINGUAS-DE-SINAIS--LINGUA-. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes