O JOGO INTERATIVO NA INSTAPOESIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO E PELA CONVERSÃO DOS LEITORES/SEGUIDORES

Publicado em 23/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0643-9

Título do Trabalho
O JOGO INTERATIVO NA INSTAPOESIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO E PELA CONVERSÃO DOS LEITORES/SEGUIDORES
Autores
  • Matheus Guilherme Antunes Soares dos Santos
  • Elisangela Alves Sobrinho Arbex
Modalidade
Resumo
Área temática
Materialidades do livro e da literatura
Data de Publicação
23/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-congresso-literatura-em-campo-expandido-415023/798608-o-jogo-interativo-na-instapoesia---a-busca-pelo-engajamento-e-pela-conversao-dos-leitoresseguidores
ISBN
978-65-272-0643-9
Palavras-Chave
Marketing literário digital, Instapoesia coletiva, Potencialidades interativas.
Resumo
Este trabalho pretende analisar postagens de Ryane Leão (@ondejazzmeucoracao) e Judi Olli (profjudiolli), as quais, dentre várias modalidades estéticas exploradas pelos instapoetas, destaca-se o uso do stickers de perguntas ou enquetes no processo de interação entre leitor/seguidor e autor/instapoeta. Tal ferramenta promove uma relação mais estreita e amplia as possibilidades do texto poético acerca da experiência literária e coletiva. Essa interação, mediante este recurso, está, cada vez mais, sendo explorada pelos instapoetas em seus perfis: com as perguntas realizadas no story ativo, o instapoeta consegue descobrir quais assuntos são mais relevantes a seu público-alvo, podendo receber ou dar conselhos, ler opiniões e, principalmente, mostrar o ser humano por trás dos canais. Toda a interatividade gera vantagens, já que gera engajamento, pois verifica-se o acompanhamento dos seguidores, se estão a par do estilo, das preferências e dos posicionamentos do perfil, como também, torna-se um meio de pesquisa para o artista. O instapoema, via essa prática coletiva, adquire uma nova camada, o jogo interativo poético, que resulta em textos elaborados como experimentação social e projeto de marketing, desse modo, a relação entre autor, obra e leitor se torna mais íntima. Isso aumenta a relevância do conteúdo e o torna atrativo a outros perfis ou marcas, pois é uma forma de aproveitar o poder do conteúdo gerado pelo usuário. Serão utilizados Freitas (2021), Hein (2020), Paixão (2023), Penke (2023) e Mora (2021) para discutir questões relacionadas ao texto digital e às mídias sociais e sobre a importância da interação no marketing literário digital.
Título do Evento
I Congresso Literatura em Campo Expandido
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso literatura em campo expandido
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Matheus Guilherme Antunes Soares dos; ARBEX, Elisangela Alves Sobrinho. O JOGO INTERATIVO NA INSTAPOESIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO E PELA CONVERSÃO DOS LEITORES/SEGUIDORES.. In: Anais do congresso literatura em campo expandido. Anais...Sao Paulo(SP) UPM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-congresso-literatura-em-campo-expandido-415023/798608-O-JOGO-INTERATIVO-NA-INSTAPOESIA---A-BUSCA-PELO-ENGAJAMENTO-E-PELA-CONVERSAO-DOS-LEITORESSEGUIDORES. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes