“FRANKENSTEIN” (EUA, 1931) – A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA

Publicado em 23/08/2024 - ISBN: 978-65-272-0643-9

Título do Trabalho
“FRANKENSTEIN” (EUA, 1931) – A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA
Autores
  • Thays Pâmela Cunha Aguiar Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Estudos intermídia
Data de Publicação
23/08/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-congresso-literatura-em-campo-expandido-415023/794358-frankenstein-(eua-1931)--a-relacao-entre-o-conceito-de-industria-cultural-e-a-construcao-da-obra-cinematograf
ISBN
978-65-272-0643-9
Palavras-Chave
Frankenstein, Indústria Cultural, Cinema.
Resumo
O projeto de pesquisa se propõe a analisar a adaptação fílmica Frankenstein (EUA, 1931) sob a ótica da Indústria Cultural, conceito que disserta sobre como o sistema formado pelos meios de comunicação teria o poder de influenciar e transformar a coletividade, além de mercantilizar a cultura (ADORNO; HORKHEIMER, 1985). O objetivo geral busca, pois, compreender de que maneira a cultura, a sociedade e a economia dos Estados Unidos nos anos 1930 contribuíram para a concepção da obra fílmica, concebida pelo diretor James Whale com base no romance homônimo de Mary Shelley, investigando como a Indústria Cultural delineou a criação do filme por meio dos ajustes realizados na narrativa textual em sua adaptação cinematográfica. A discussões são pautadas através de pesquisa bibliográfica, realizada com o levantamento de textos que tratam sobre narrativa e filme (HITCHCOCK, 2010), assim como de trabalhos de autores que tratam da história dos Estados Unidos (REMOND, 1989), do cinema da velha Hollywood (MACHADO, 2007; SABADIN, 2019), e das questões que envolvem os processos de adaptação entre mídias (HUTCHEON, 2013). Dado que a arte concebida dentro da Indústria Cultural geraria produtos padronizados e reprodutíveis, com o cinema sendo um grande expoente dentro dessa indústria, pode-se perceber que a obra cinematográfica Frankenstein (EUA, 1931) – proveniente de texto literário – foi adaptada para conquistar o público da época, e que posteriormente alcançou uma trajetória de notoriedade que tornou a identidade visual do monstro de Frankenstein um ícone amplamente conhecido e utilizado como “molde” em novas mídias e outras adaptações.
Título do Evento
I Congresso Literatura em Campo Expandido
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso literatura em campo expandido
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Thays Pâmela Cunha Aguiar. “FRANKENSTEIN” (EUA, 1931) – A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA.. In: Anais do congresso literatura em campo expandido. Anais...Sao Paulo(SP) UPM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-congresso-literatura-em-campo-expandido-415023/794358-FRANKENSTEIN-(EUA-1931)--A-RELACAO-ENTRE-O-CONCEITO-DE-INDUSTRIA-CULTURAL-E-A-CONSTRUCAO-DA-OBRA-CINEMATOGRAF. Acesso em: 07/08/2025

Trabalho

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