AFIRMAÇÕES MONOTEÍSTAS EM ISAÍAS 45 E SUAS CONSEQUÊNCIAS TEOLÓGICAS, HERMENÊUTICAS E PASTORAIS.

Publicado em 05/02/2019 - ISBN: 978-85-5722-185-7

Título do Trabalho
AFIRMAÇÕES MONOTEÍSTAS EM ISAÍAS 45 E SUAS CONSEQUÊNCIAS TEOLÓGICAS, HERMENÊUTICAS E PASTORAIS.
Autores
  • Fabio pires
Modalidade
PRORROGADO ENVIO DE RESUMOS ATÉ DIA 09/10
Área temática
Temas Bíblico-Hermenêuticos
Data de Publicação
05/02/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucprteo/120797-afirmacoes-monoteistas-em-isaias-45-e-suas-consequencias-teologicas-hermeneuticas-e-pastorais
ISBN
978-85-5722-185-7
Palavras-Chave
Teologia, Monoteísmo, YHWH.
Resumo
O objetivo para esta comunicação é aprofundar o estudo no mais antigo texto bíblico a apresentar a concepção monoteísta da Divindade, o Dêutero Isaías (Is 40-55). Partiremos do Texto Massorético e de uma proposta de tradução. Focalizaremos especialmente nas afirmações monoteístas que se encontram no capítulo 45 de Isaías. Em seguida, breve comentário, possível hermenêutica e suas consequências teológicas. De Is 45 destacaremos algumas afirmações monoteístas que se repetem com frequência em outras partes de Is 40-55. Por exemplo: "Eu sou YHWH, e não há nenhum outro, fora de mim não há Elohim" (45,5a). "Fora de mim não há ninguém" (45,6b). "Eu sou YHWH e não há nenhum outro" (45,6c). "Só contigo El está, fora dele não há nenhum Elohim" (45,14). "Eu sou YHWH; não há nenhum outro" (45,18e). "Não sou Eu YHWH? (45, 21d). "Não há outro Elohim fora de mim, Deus justo e salvador não existe, a não ser Eu" (45,21e). "Porque Eu sou El e não há nenhum outro" (45,22c). "Toda língua jurará por mim" (45,23e). Dizendo: "Só em YHWH há justiça e força" (45,24a). Diante dessas afirmações monoteístas, sublinharemos aquelas que afirmam YHWH, o único Deus, como um Deus Justo e Salvador. A pergunta que norteará nosso estudo: Onde poderemos ver o "sagrado do monoteísmo" no Dêutero-Isaías, especificamente nesse capítulo? Durante a história, em nome do monoteísmo (crença em uma única divindade) foram firmadas alianças com poderes e impérios, e em nome de Deus, de uma única religião verdadeira foram cometidas violências contra povos, culturas. Com este mesmo pensamento acreditou-se estar cumprindo a vontade divina confirmada por determinadas leituras das Escrituras Sagradas, considerando-as únicas palavras reveladas deste Deus único. Uma realidade específica pode nos apresentar uma diferente reflexão teológica: os escravizados e exilados na Babilônia podem dizer que YHWH é o único Deus justo e salvador? O que eles consideram “Justo e Salvador”? Como irão chegar a essa conclusão? Como hipótese critério cremos que o critério não é simplesmente o nome de Deus, ou o fato de isto encontrar-se na Bíblia. O critério é certamente antropológico, sociológico, ético. O coração sagrado do monoteísmo está na percepção de que só é Verdadeiro Deus a divindade que está junto dos injustiçados, em solidariedade com os oprimidos, sofredores e marginalizados. Os Deuses que legitimam a violência, a escravização e a dominação não são Deuses. Nesse sentido, verificaremos o contexto social, político e religioso, sobretudo do Exílio da Babilônia que nos fornecerá pistas para uma hermenêutica positiva do tema do monoteísmo no Dêutero-Isaías. Tudo indica que os textos Is 40-55 nasceram entre os cantores do templo, sobretudo entre os sacerdotes levitas, provavelmente os que foram exilados na segunda deportação em 587 a.C . Nesse sentido, o contexto histórico do final do exílio da Babilônia, por volta de 540 a.C., com o império persa despontando no cenário internacional; com a figura de Ciro, que é chamado de pastor no texto do Dêutero-Isaías; a possibilidade do fim da escravidão do exílio e do retorno para Judá e Jerusalém desencadeiam a esperança. Este grupo de exilados retornará levando a novidade da confissão de fé monoteísta judaica: Só YHWH é Deus. É na experiência da força da solidariedade e do compromisso do amor de YHWH para com eles que podem os escravizados afirmar: "Não há outro Deus fora de YHWH, Deus justo e salvador" não há. Uma primeira consequência teológica é que os exilados e escravizados fazem Teologia. Uma segunda consequência hermenêutica é interpelam os Deuses e as teologias, da Babilônia e de sua própria tradição, a partir de sua situação de pessoas escravizadas e oprimidas. Seus olhos se abrem para uma nova experiência de Deus. A imagem de um Deus solidário e justo é a que se aproxima do Deus da Vida, da Justiça e do amor. E isso vai repercutir na aplicação pastoral na vida da comunidade favorecendo um diálogo sincero, e uma nova compreensão espiritual das outras religiões, outras culturas e da sua missão: nas diversidades da vida deverão viver de modo a anunciar que Deus é amor, que sua missão é fazer crescer o amor, a solidariedade e a justiça entre todos os povos e culturas.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Teologia
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
I Congresso Humanitas: I Congresso Internacional do PPGT e XIII Congresso de Teologia PUCPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIRES, Fabio. AFIRMAÇÕES MONOTEÍSTAS EM ISAÍAS 45 E SUAS CONSEQUÊNCIAS TEOLÓGICAS, HERMENÊUTICAS E PASTORAIS... In: I Congresso Humanitas: I Congresso Internacional do PPGT e XIII Congresso de Teologia PUCPR. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucprteo/120797-AFIRMACOES-MONOTEISTAS-EM-ISAIAS-45-E-SUAS-CONSEQUENCIAS-TEOLOGICAS-HERMENEUTICAS-E-PASTORAIS. Acesso em: 14/05/2025

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