O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CRISE DAS HUMANIDADES: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2176-3968

Título do Trabalho
O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CRISE DAS HUMANIDADES: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO
Autores
  • Rafael Batista
Modalidade
Prorrogado envio de Resumo até dia 09/10/2018
Área temática
Ética e Filosofia Política
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucprfilo/125211-o-ensino-de-filosofia-na-educacao-basica-e-a-crise-das-humanidades--possibilidades-de-enfrentamento
ISSN
2176-3968
Palavras-Chave
Crise das humanidades. Ensino de Filosofia. Filosofia política.
Resumo
A filosofia como componente curricular da educação básica vive uma situação desafiadora em nosso país; ela voltou, em 2008 como componente curricular obrigatório no Ensino Médio. Passados apenas 10 anos, um novo cenário de instabilidade paira sobre sua presença na educação básica, agora instituída como a obrigatoriedade de ‘estudos e práticas’ no Ensino Médio, perdendo caracterização de componente curricular obrigatório. O cenário é incerto, pois a presença e os rumos do trabalho com filosofia no Ensino Médio ainda serão definidos, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelas redes de ensino. É valido observar que esta crise instaurada no ensino de filosofia no Brasil é um efeito de uma crise mundial que se materializa num projeto restritivo para a área das humanidades. “Tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, as humanidades e as artes estão sendo eliminadas em quase todos os países do mundo. Consideradas pelos administradores públicos como enfeites inúteis, num momento em que as nações precisam eliminar todos os elementos inúteis para se manterem competitivas no mercado global” (NUSSBAUM, 2015, p. 4). Diante desse cenário, intensifica-se a necessidade de compreender o papel da filosofia na educação básica e qual sua contribuição para a formação dos jovens e adolescentes. Comumente acredita-se que a filosofia ajude na emancipação do jovem estudante, construindo um sujeito com autonomia de pensamento. Papel este que não é exclusivo da filosofia, mas que é esperado da sua presença na educação básica. Associado a isso, há uma necessidade implícita, nesta etapa de ensino, de que ocorra uma conexão dos conteúdos específicos com a vida do estudante, de modo que os conceitos estudados façam sentido e ressignifiquem a experiência e a visão de mundo do jovem. Dado o presente contexto, define-se a problemática do trabalho, a saber: O ensino de filosofia na educação básica é capaz de promover a autonomia de pensamento e estabelecer conexões da vida com os conceitos filosóficos? O trabalho pretende traçar o entendimento das possibilidades de contribuição do ensino de filosofia para a formação na educação básica. Partindo disso, pensar estratégias e práticas que estejam alinhadas com as conclusões. O estudo da problemática em questão se dará na fundamentação teórica nos seguintes aportes: Immanuel Kant, John Dewey, Gilles Deleuze e Félix Guattari. De Kant estuda-se o conceito e a finalidade da educação, fazer com que a criança seja um sujeito autônomo e cidadão do mundo. De Dewey analisa-se o entendimento de que a educação é um fenômeno direto da vida e intimamente ligado com as experiências da criança. Em Deleuze e Guattari explora-se a particularidade da filosofia no trato com o conceito e numa geografia do pensamento, na tentativa de analisar o trabalho de filosofia com conceitos, na educação básica, a partir da ideia de territórios. As contribuições desses filósofos serão analisadas sob o ponto de vista de aproximá-las com o ensino de filosofia no ensino médio. Feito isso, parte-se para uma proposta de intervenção prática que tem o eixo estruturante de filosofia política como centro. Essa escolha se dá de forma estratégica, visto que é uma área que está diretamente ligada a vida e ao cotidiano e, no atual contexto, é de extrema importância a reflexão filosófica sobre política com os jovens. Além do mais, esse eixo está diretamente ligado com os aportes teóricos da pesquisa.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Filosofia
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR: O Futuro das Humanidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, Rafael. O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CRISE DAS HUMANIDADES: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO.. In: XVI CONGRESSO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DA PUCPR - O FUTURO DAS HUMANIDADES. Anais...Curitiba(PR) pucpr, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucprfilo/125211-O-ENSINO-DE-FILOSOFIA-NA-EDUCACAO-BASICA-E-A-CRISE-DAS-HUMANIDADES--POSSIBILIDADES-DE-ENFRENTAMENTO. Acesso em: 18/06/2025

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