AS IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE EXTEMPORANEIDADE PARA A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2176-3968

Título do Trabalho
AS IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE EXTEMPORANEIDADE PARA A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO
Autores
  • Rosani Kucarz da Cunha
Modalidade
Prorrogado envio de Resumo até dia 09/10/2018
Área temática
Ontologia e Epistemologia
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucprfilo/124915-as-implicacoes-do-conceito-de-extemporaneidade-para-a-educacao-da-atencao
ISSN
2176-3968
Palavras-Chave
Conceito de extemporaneidade, Pesquisa etnográfica, Educação da Atenção
Resumo
As últimas produções científicas demonstram a transição paradigmática decorrente das novas metodologias das pesquisas pós-qualitativas. As novas técnicas pressupõem um engajamento do pesquisador capaz de desconstruir algumas das dicotomias conceituais cristalizadas na modernidade, por exemplo, a contradição entre observação e participação. Aspectos dessa transição já tinham sido apontados pelo filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, Friedrich Nietzsche (1844-1900). A obra de Nietzsche é conhecida como uma consistente crítica à cultura da modernidade, com ênfase à ciência e à moral. O fio condutor que permeia o seu pensamento é a autoformação que pode libertar das mazelas da cultura moderna por meio de um tipo específico de engajamento atribuído ao conceito de extemporaneidade, ou seja, “o distanciamento da situação na situação”. O problema a ser colocado a partir dessa relação é pensar em que medida as novas técnicas utilizadas nas pesquisas de etnografias que não separam o observar do participar ajudam para que se adquira uma condição extemporânea tanto na pesquisa, como na educação? Assim, o objetivo do texto é apresentar as nuances do conceito de extemporaneidade presentes na filosofia e também na condição do próprio pensamento de Nietzsche, refletidas nas técnicas de pesquisa na área etnográfica, emergentes da corrente do pós-humanismo, do materialismo e da teoria não-representacional. O estudo consiste numa discussão teórica sobre o conceito de extemporaneidade e sua possível relação com alguns aspectos da pesquisa etnográfica pós- qualitativa. O artigo parte do contato com as leituras do estudo do professor de Antropologia Social Timothy Ingold (2016) que se faz sob uma concepção configurada como sistema dinâmico compreendido como “malha do fluxo da vida” e que já situa o tema seu tema. “A educação da atenção como propósito da antropologia” numa abordagem intencional das afetividades, emoções e sentimentos na pesquisa, cuja orientação filosófica é baseada numa ontologia plana pela qual se percebe a indissociação entre ética~estética~política. Seleciona-se algumas passagens que despertaram a aproximação com a ideia de engajamento “visceral” que rompe com dicotomias na pesquisa científica etnográfica que inclui “o compromisso aberto e de longo prazo, a atenção generosa, a profundidade relacional e a sensibilidade do contexto.”(INGOLD, 2016, p.405). Essa característica do procedimento metodológico remete a noção de engajamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche associado a um modo de ser no mundo, que consiste em um “distanciamento da situação na situação”. Segundo o filósofo, essa é uma postura necessária para o observador e pesquisador quando diz “pois não saberia o que a filologia clássica na nossa época tomaria por sentido, a não ser atuar extemporaneamente – ou seja– contra a época e, com isso, na época e, talvez, em favor de uma época por vir.”( NIETZSCHE, Apud: VIESENTEINER, 2015, p. 115). Os resultados da discussão demonstram a extração das nuances convergentes entre o conceito de extemporaneidade e com ele reforçar os fundamentos filosóficos da chamada “educação da atenção” , a qual é norteada por pesquisas que trilham caminhos metodológicos que não anulam ou silenciam a afetividade e a emoção ao acessar, capturar e analisar dados da realidade por meio da representação da experiência estética na pesquisa em educação.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Filosofia
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR: O Futuro das Humanidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUNHA, Rosani Kucarz da. AS IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE EXTEMPORANEIDADE PARA A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO.. In: XVI CONGRESSO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DA PUCPR - O FUTURO DAS HUMANIDADES. Anais...Curitiba(PR) pucpr, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucprfilo/124915-AS-IMPLICACOES-DO-CONCEITO-DE-EXTEMPORANEIDADE-PARA-A-EDUCACAO-DA-ATENCAO. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

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