PROFESSOR TUTOR: NOVAS COMPETÊNCIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
PROFESSOR TUTOR: NOVAS COMPETÊNCIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.
Autores
  • Lucilene Marques Martins Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação de professores em diversos níveis e modalidades de ensino
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123869-professor-tutor--novas-competencias-para-docencia-no-ensino-superior
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Competências docentes. Professor-tutor. EAD.
Resumo
Considerar que o professor é dispensável na educação a distância é um grande equívoco. Serão esses profissionais que irão proporcionar grandes mudanças no sistema de ensino ao se apropriarem das tecnologias da informação e comunicação e assumirem a decisão de implementar tais recursos em suas práticas profissionais. Ao abraçar essa modalidade, o professor passa a enfrentar grandes desafios. Ele aprende a utilizar as diferentes tecnologias, linguagens e modos de comunicação, a gerenciar a sala de aula virtual, assim como aspectos da Lei de Direitos Autorais – o direito dos autores nos quais desejam se basear e os próprios direitos, pois passa a ser produtor de materiais impressos, CDs e páginas na internet – e a conviver com alunos que eventualmente conhecem mais a tecnologia do que ele mesmo, estabelecendo uma relação de aprendizado recíproco (NEVES, 2005). Por trás de um software ou de um material digital, de um site ou de uma videoaula, existem educadores especialistas competentes e criativos, além, é claro, de profissionais comprometidos com a qualidade da educação. Na educação a distância, há várias possibilidades na escolha dos modelos e formatos de cursos; por isso, há também uma variação na composição dos recursos humanos necessários para cada estrutura. Nesse sentido, fica claro que há uma diversidade de ações e, dependendo da instituição de ensino superior, o professor pode atuar em várias funções diferenciadas. Assim, uma instituição de ensino superior que se propõe a oferecer cursos a distância deve também estar atenta ao perfil profissional de seus docentes. Nessa mesma perspectiva encontram-se as relações de saberes e conhecimentos entre esses profissionais, questão delicada e que envolve o reconhecimento desse profissional. Em algumas instituições de ensino, pode não ocorrer essa diferença, pois em cada uma das atividades são essenciais competências em que não se dispensa a necessidade de uma formação docente que envolva o processo de ensino e aprendizagem. Velloso e Mill (2016). Especificamente, o professor-tutor necessita de saberes científicos, técnicos e pedagógicos que o auxiliem na tomada de decisão e na escolha das melhores estratégias de ensino. Parte-se do princípio de que competência é o “saber-agir” (LE BOTERF, 2008), estando a do professor relacionada com a atividade da prática pedagógica e a resolução de problemas (ZABALA, 1998; PERRENOUD; THURLEY, 2002). Apresentam-se, portanto, alguns estudos que corroboram esses conceitos e trazem contribuições importantes para a identificação das competências necessárias ao tutor on-line. Schneider et al. (2013) consideram que as atividades de tutoria on-line não acontecem isoladamente, sendo o tutor um parceiro do professor autor nas ações da educação a distância, cujo papel é colaborar com as orientações e o acompanhamento das atividades junto aos alunos. Portanto, está pesquisa procurou investigar as competências necessárias ao professor-tutor que mais se destacam nas pesquisas acadêmicas, além da percepção do próprio tutor que atua no ensino superior de uma instituição particular de Curitiba, considerando as funções exercidas por esse profissional da educação. No caso do professor-tutor on-line, ele pode atuar em cursos ofertados totalmente a distância ou em cursos presenciais que oferecem parte da sua carga horária on-line. Optou-se pela pesquisa exploratória, do tipo interpretativa, onde havia a intenção de uma aproximação pedagógica entre a pesquisadora e o assunto pesquisado, levando a um maior conhecimento sobre as competências do professor-tutor on-line. Ali, já se percebeu que havia poucas pesquisas disponíveis, o que motivou a aplicação de um questionário a 16 professores-tutores on-line de uma instituição de ensino superior de Curitiba. O problema de pesquisa que norteou o estudo surgiu da seguinte interrogação: quais são as competências necessárias ao professor-tutor na educação superior a distância? Nesse contexto, a análise de dados revelou as competências necessárias ao tutor, profissional que acompanha e forma o aluno na educação a distância, conforme o contexto da Instituição de origem desses profissionais. Entre as competências encontradas se destacam: conhecimento das rotinas de trabalho, conhecimento pleno da disciplina ministrada, comunicação, conhecimentos sobre educação a distância, organização e planejamento, equilíbrio emocional e busca por atender melhor o aluno (comprometimento).
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Lucilene Marques Martins. PROFESSOR TUTOR: NOVAS COMPETÊNCIAS PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR... In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123869-PROFESSOR-TUTOR--NOVAS-COMPETENCIAS-PARA-DOCENCIA-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 09/06/2025

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