CRIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO COMO FERRAMENTA DE APOIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
CRIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO COMO FERRAMENTA DE APOIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores
  • Suzane Apolinária de Santana
  • Renata Gabriele Golynski Engroff
  • Patricia Lupion Torres
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação aberta: recursos e práticas educacionais
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123797-criacao-de-recurso-educacional-aberto-como-ferramenta-de-apoio-da-pratica-pedagogica
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Recurso Educacional Aberto. Projeto de Design. Gamificação.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia de projeto para a criação de um Livro Infantil Interativo produzido na disciplina Projeto Digital no terceiro período do curso de Design Digital da PUCPR. O projeto propõe a criação de um material educacional que disponha de diferentes recursos paralelamente, compostos na forma escrita, audiovisual e oral a fim de ativar mais de um canal sensorial no processo de aprendizagem, contemplando assim, diferentes estilos de aprendizes. Elaborado segundo a metodologia de projeto proposto na disciplina e contemplando os critérios de REA, no qual qualquer pessoa possui a liberdade de reusar, revisar, remixar e redistribuir, o foco do projeto é facilitar o acesso ao conhecimento de forma livre , lúdica e interativa, por meio do desenvolvimento de material de ensino e aprendizado que busca combinar diversas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi pertinente ao desenvolvimento de projeto de design com complexidade gradual, considerando o processo criativo como fator de inovação e diferenciação. O processo criativo da metodologia foi viabilizado em dez passos: pesquisa teórica de lendas; pesquisa de músicas e ilustrações de domínio público ou licenciadas pelo Creative Commons; pesquisa do público alvo e de suas características e linguagens; análise de livros infantis e de jogos similares; planejamento gráfico; geração de alternativas; criação de layout, ilustração e diagramação; gamificação; publicação de protótipo em ambiente digital e teste de usabilidade com moderador. A pesquisa teórica do projeto aborda a produção de projeto em Design Instrucional (FILATRO, 2010), a gestão de processo criativo (PHILLIPS, 2008; GAVIN, HARRIS, 2011) e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos (PEREIRA, 2007). O livro infantil digital foi criado com base em três áreas que abrangem essa pesquisa: Recurso Educacional Aberto (IIYOSHI, KUMAR, 2008; CARDOSO, 2015; DUARTE, 2015), Design (ZAPPATERRA, CALDEWLL, 2015; LUPTON, 2018), e Gamificação (ANDERSEN, 2013; LOBATO, 2017). A história do livro foi uma adaptação da lenda indígena: As lágrimas de Potira. Essa narrativa é uma tentativa simbólica de explicar o surgimento das minas de diamantes no Centro-Oeste do Brasil. O processo de criação do livro foi realizado com êxito ao longo de dois meses e o projeto alcançou o objetivo proposto de criar um material que contemplasse a linguagem escrita (a diagramação do texto), audiovisual (as ilustrações dos cenários e personagens, as canções e os sons) e oral (narração). Ao longo do processo foi constatada a importância de elaborar um dicionário e minijogos relacionados à história do livro para favorecer a interação e a assimilação do conteúdo. O material está em fase de protótipo e precisa ser programado para que as interações se tornem funcionais. No entanto, o protótipo foi publicado na plataforma online Issuu e está disponível para acesso. Em teste com usuários no formato atual do livro observamos que: as crianças entenderam que o livro digital simula a usabilidade do livro físico; os ícones de navegação foram associados à sua função; recorreram ao dicionário para compreender palavras que não conheciam; reconheceram através das imagens e cores, que o livro tratava de uma história indígena; assimilaram melhor a história por meio dos minijogos. A experiência desse projeto traz perspectivas positivas para o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para serem utilizados como ferramenta de apoio da prática pedagógica.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Suzane Apolinária de et al.. CRIAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO COMO FERRAMENTA DE APOIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123797-CRIACAO-DE-RECURSO-EDUCACIONAL-ABERTO-COMO-FERRAMENTA-DE-APOIO-DA-PRATICA-PEDAGOGICA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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