PEER INSTRUCTION: O USO DE FERRAMENTAS ONLINE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
PEER INSTRUCTION: O USO DE FERRAMENTAS ONLINE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA
Autores
  • Chrizian Karoline Oliveira
  • Larissa Gentila de Mello Arraes
  • Daniele Saheb
Modalidade
Resumo
Área temática
Acessibilidade e Inclusão Digital
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123669-peer-instruction--o-uso-de-ferramentas-online-para-o-trabalho-em-sala-de-aula
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Peer Instruction. Ferramentas Online. Metodologias ativas.
Resumo
A educação formal vem passando por mudanças consideráveis na sociedade contemporânea. Para isso “os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. ” (MORAN, 2015 p. 15). Assim emerge a necessidade de utilizar metodologias que possibilitem a interação, bem com um maior comprometimento por parte dos estudantes com seu processo de ensino-aprendizagem. Diante disto a presente pesquisa do tipo exploratória descritiva, que de acordo com Marconi e Lakatos (2017, p. 78) “têm por objetivo descrever determinado fenômeno”. Assim buscou-se com isso responder o seguinte questionamento: Quais ferramentas Online facilitam o trabalho com a metodologia Peer Instruction em sala de aula? Com base nesta perspectiva, a metodologia do Peer Instruction, possibilita o envolvimento e comprometimento dos alunos, por meio de atividades que demanda do aluno tanto o domínio de conceitos fundamentais, como a apresentação dos mesmos aos colegas. De acordo com Mazur (2007, p.5) esta metodologia “pressupõe questionamentos mais estruturados e que envolvem todos os alunos na aula” apresentando aos estudantes, questões em forma de múltipla escolha, meticulosamente construídas para englobar as dificuldades dos alunos aos conceitos trabalhados. Para tanto, o uso das tecnologias toma grande relevância para alcançar os objetivos desta metodologia, que se apresenta no intuito de que os estudantes se envolvam intelectualmente ao que está acontecendo na sala de aula. Assim será apresentada duas ferramentas digitais que podem auxiliar o professor na aplicação desta metodologia. A primeira e a Plickers, é uma ferramenta que apresenta instrumentos facilitadores para verificar o grau de assimilação dos conteúdos nos alunos, sem utilizar um teste tradicional. É totalmente gratuita e pode ser acessada a partir de seu próprio site ou aplicativo móvel. O estudante não precisa ter computador ou dispositivo móvel para interagir com a ferramenta. Como Professor, cada um faz um cartão com um número que identifica o participante, e uma figura com quatro lados, assim que, antes das perguntas do professor, apenas um aluno levanta o cartão com a resposta considerada correta. O professor vai digitalizar os alunos e respostas de forma automáticas irá gerar um estudo detalhado do grupo global de sucessos e fracassos e individualizada para cada um dos membros do mesmo. A segunda é o Mentimeter, a ferramenta promove, com facilidade, a participação dos alunos em sala de aula. Pode-se criar questionários, de acordo com os modelos diferentes que oferece esta ferramenta, como por exemplo; com várias perguntas. E então, na sala de aula, os alunos "votam" a resposta mais apropriadas usando seus dispositivos móveis. Depois de ter criado o questionário da web www.mentimenter.com, os estudantes terão acesso ao site da votação https://www.menti.com. Em seguida, terão que digitar o código da pesquisa disponibilizada pelo professor, neste ambiente o aluno encontrará um top, para acessá-lo e começar a votar. As ferramentas apresentadas neste estudo possibilitam o uso de uma metodologia que promove a interação, flexibiliza a utilização de ferramentas online, e fomenta a discussão de conteúdos de maneira estruturada. Mas a característica que se ressalta é a possibilidade de abrir momentos de questionamento entre os alunos, de maior participação do grupo, em que se dissolve a formalidade de uma aula comparada à aula expositiva. E desta maneira mais simples de questionar e tirar dúvidas entre os pares, a participação do professor se torna como um mediador. Esta postura do professor, como mediador e não o único detentor da informação, permite um ambiente colaborativo de aprendizagem. Este ambiente pode favorecer um desenvolvimento da aprendizagem e desempenho dos estudantes. É recomendado que não se use estas ferramentas, como únicas alternativas de aprendizagem, mas que, seja combinada a outras metodologias, podendo ser escolhidas de acordo com a competência que se almeja ser desenvolvida pelo estudante. Assim como, o professor tenha a devida capacidade de utilizar adequadamente as ferramentas e reconhecer o benefício de cada metodologia a ser utilizada com a turma. Enfim, sabe-se do desafio que se apresenta em mudar a perspectiva da educação que se faz presente hoje, porém, o que se sabe é que, precisa iniciar uma transformação para que a sala de aula seja um espaço de engajamento coletivo que desenvolva aprendizagens reais e significativas. Referências CROUCH, Catherine H. WATKINS, Jessica. FAGEN, Adam P. MAZUR, Eric. Peer Instruction: Engaging students one-on-one, all at once, in Reviews in Physics Education Research, Ed. E.F. Redish and P. Cooney, pp. 1-1 (American Association of Physics Teachers, College Park, MD, 2007). MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015. Disponível em: <http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf.>. Acesso em: 29 Set. 2018. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Maria Eva. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Chrizian Karoline; ARRAES, Larissa Gentila de Mello; SAHEB, Daniele. PEER INSTRUCTION: O USO DE FERRAMENTAS ONLINE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/123669-PEER-INSTRUCTION--O-USO-DE-FERRAMENTAS-ONLINE-PARA-O-TRABALHO-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

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