PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE EAD DO IFPR

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE EAD DO IFPR
Autores
  • KARINA GOMES RODRIGUES
  • Elisa Moreira da Costa
  • Welington dos Santos Frandji
  • Marcos Alves de Lira
Modalidade
Resumo
Área temática
Práticas em educação digital, educação online, blended learning e ensino híbrido
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122894-praticas-pedagogicas-inovadoras-em-educacao-digital--um-relato-de-experiencia-em-cursos-tecnicos-na-modalidade--e
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Prática pedagógica, Metodologias ativas, Paradigmas educacionais
Resumo
As mudanças econômicas, políticas e sociais, especialmente a partir da segunda metade do século XX, criaram condições para que o mundo da educação também sofresse transformações significativas. No âmbito do ensino, as tecnologias digitais aplicadas à comunicação passaram a desempenhar um papel fundamental na inovação do processo de ensino e aprendizagem, pois elas podem potencializar o processo de acesso ao conhecimento. No aspecto metodológico, permite a convergência entre o virtual e presencial com abordagem de blended learning (aprendizagem híbrida), neste caso, de acordo com Tori (2010, p. 28) impulsiona novas técnicas e metodologias que visam, entre outros garantir o melhor acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem, incentiva práticas colaborativas, incorpora novas tecnologias de comunicação, motiva e envolve. O desenvolvimento de novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) surge como um agente relevante de aprendizagem que conduz à expansão das oportunidades de combinação de recursos tecnológicos e humanos. Como consequência dessa evolução da tecnologia, a Educação a Distância (EaD), antes considerada como uma alternativa compensatória e destinada somente a pessoas que não tinham acesso ao sistema regular de ensino, evoluiu para se tornar uma modalidade inclusiva e com vida própria e destinada a ocupar, cada vez mais, o espaço educacional. A presente pesquisa tem por objetivos apresentar um relato de experiência sobre práticas pedagógicas inovadoras em educação digital e blended learning (aprendizagem híbrida) desenvolvidas nos cursos técnicos da modalidade a distância do IFPR – Instituto Federal do Paraná, e abordar teorias que versam sobre metodologias ativas aplicadas a educação a distância. Na educação a distância as metodologias ativas passam a ser utilizadas com vistas a superação de paradigma, onde antes o foco era na administração de conteúdo, atualmente se dá ênfase à o que aprender. Segundo Valente (2014, p. 81-82) com metodologias ativas “o aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isto, cria oportunidades para a construção de conhecimento”. Diversas estratégias têm sido utilizadas nos cursos técnicos do IFPR para promover a aprendizagem ativa, e cabe ao professor, disponibilizar a informação no tempo, local e dispositivo adequado. Possibilitando aos estudantes consulta às informações personalizadas e disponibilizadas em ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis, onde, o estudante passa a ser protagonista de sua aprendizagem, escolhendo os assuntos mais interessantes, os locais e horários em que se sente mais confortável e produtivo. Sendo assim, a pesquisa se justifica ao se pensar na importância da superação de paradigmas e abordagem de teorias que versem prática pedagógica numa perspectiva inovadora, sobretudo, sobretudo nas concepções pedagógicas histórico-crítica que norteiam os cursos técnicos do IFPR na modalidade a distância, encontra-se aqui, nesta pesquisa, eco na inquietação dos autores sobre o tema que vem, dia após dia crescendo por sua importância e pertinência junto a academia. Sendo assim, busca-se compreender a seguinte indagação: Como as práticas pedagógicas inovadoras pautadas em metodologias ativas desenvolvidas nos cursos técnicos da modalidade a distância do IFPR podem contribuir para uma formação integral do egresso? Destacamos neste contexto a importância da dosagem do uso das tecnologias, do virtual e do presencial, e das metodologias ativas na aprendizagem híbrida, levando-se em conta a relevância. São inúmeras as metodologias ativas que vêm sendo aplicadas nos cursos técnicos do IFPR. No entanto, é importante observar que, ao mesmo tempo que as metodologias ativas inovam o processo de ensinar e aprender, elas não asseguram o sucesso da educação, faz-se necessário despertar nos estudantes a capacidade de criticidade, reflexão, inquietação e desafio pela aprendizagem. Diversas estratégias têm sido utilizadas para promover a aprendizagem ativa, como: Blended learning (aprendizagem híbrida), flipped classroom (sala de aula invertida), peer instruction (colaboração, avaliação por pares, autoavaliação, portfólios, aprendizagem baseada em projetos, games e gamificação, estudos do caso, aprendizagem baseada em problemas, simulação, design thinking) . É importante compreender que essas mudanças estruturais provocam uma verdadeira revolução digital na educação, isso se reafirma quando transpomos a sala de aula para o ambiente virtual de aprendizagem, onde em contextos sobrecarregados de informações, os processos de interações e comunicação entre professor e estudante se convergem em meios as tecnologias digitais. De acordo com Moran (2015, p. 18) “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas”. O referencial teórico da pesquisa fundamentou-se em obras de autores como Moran (2015), Tori (2010), Valente (2014), Brito (2008), Levy (2000), Gabriel (2013), Saviani (2012), entre muitos outros. Para a construção desse artigo, metodologicamente, foi utilizada uma abordagem qualitativa, que, segundo Lüdke e André (1986, p.11), "supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo". Desta forma, a abordagem qualitativa demanda do pesquisador o contato direto com a situação estudada, já que os fatos são extremamente influenciados pelo contexto onde estão inseridos. Ainda, dentro da abordagem qualitativa, foi feito um relato de experiência. Essa investigação faz parte de uma coletânea de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos coordenadores e assessores pedagógicos dos cursos técnicos do IFPR na modalidade a distância. Esta pesquisa, ainda em desenvolvimento, buscou a partir da investigação científica, compreender, que não cabe mais na atual conjuntura da educação, propor atividades ou realizar práticas pedagógicas estanques, e esperar que o estudante seja o receptor passivo dos conteúdos postos, destacamos a necessidade de superação do paradigma tradicional e busquemos alternativas inovadoras, criativas e atraentes de práticas em educação digital.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, KARINA GOMES et al.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE EAD DO IFPR.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122894-PRATICAS-PEDAGOGICAS-INOVADORAS-EM-EDUCACAO-DIGITAL--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-EM-CURSOS-TECNICOS-NA-MODALIDADE--E. Acesso em: 24/05/2025

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