METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DE POSTURAS ATIVAS E DIALÓGICAS NUMA ESTREITA RELAÇÃO COM CONHECIMENTO COLABORATIVO

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DE POSTURAS ATIVAS E DIALÓGICAS NUMA ESTREITA RELAÇÃO COM CONHECIMENTO COLABORATIVO
Autores
  • Eduardo Fofonca
  • LEONARDO DOMANSKI DA MOTTA
Modalidade
Resumo
Área temática
Metodologias inovadoras em educação
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122689-metodologias-pedagogicas-inovadoras-na-educacao-basica--a-construcao-de-posturas-ativas-e-dialogicas-numa-estreit
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Metodologias pedagógicas inovadoras, Conhecimento colaborativo, Educação Básica.
Resumo
Com e integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na ação educativa contemporânea, muitas são as possibilidades de aplicação de metodologias pedagógicas inovadoras em sala de aula. Pode-se dizer que um contexto de mudanças de paradigmas educacionais, as metodologias pedagógicas inovadoras e sua relação com as práticas da Educação Básica são elementos fundamentais para uma proposição que considere aspectos que observam a efervescência da informação e do conhecimento nas redes digitais, que possuem um poder emergente no contexto da escola contemporânea. Sendo assim, porque pensar a relação entre metodologias pedagógicas inovadoras e Educação Básica? Em pesquisas recentes Camas e Brito (2017) destacam que há muitos anos são abordadas novas possibilidades de metodologias que dariam conta desse novo século. Para tanto, o campo das pesquisas sobre metodologias mais centradas no estudante sempre representou anseios de mudança da prática profissionais dos professores, no entanto também evidenciam muitas fragilidades. Por esse motivo, esta discussão em torno das metodologias que aliam teoria à prática, a modificação de uma práxis, tanto na perspectiva de progressão de métodos para os processos de ensino e aprendizagem, como também verificar a formação na contemporaneidade - não como um processo estanque e acabado de transmissão de conhecimentos em cursos fixos e modelos curriculares rígidos, mas analisar e ter como premissa a importância de uma leitura atenta das concepções de educação, de repertório e conhecimento de mundo dos estudantes, bem como verificar quais elementos serão disponibilizados e indispensáveis na mediação com o conhecimento para a sua formação naquele contexto. Parte-se do pressuposto que a função social mais importante da escola é instrumentalizar, por meio do conhecimento, os estudantes, garantindo-lhes o poder de interpretar e transformar com criticidade as suas condições materiais de existência. Com base neste pensamento, fica perceptível que se torna praticamente natural em tempos de cibercultura e de tecnologias digitais, observar um processo de mudança na vida das pessoas, mas que acaba por repercutir para além da vida social, também necessita uma escola atenta às novas posturas e a um entendimento mais ativo, colaborativo e dialógico das escolas e, sobretudo, das práticas educativas. Nesse sentido, tem-se como ponto de partida que a educação contemporânea não pode restringir-se à reprodução de conteúdos, métodos e práticas de uma educação pautada exclusivamente na ação ativa e expositiva do docente, esquecendo-se que o conhecimento deve ser, sobretudo, um objeto da vida estudantil na Educação Básica. Ancorado neste repensar, deve haver uma ampliação e discussão de metodologias que possibilitem ensinar e aprender numa sociedade em rede, em trânsito e, especialmente, do conhecimento rápido, flexível e ubíquo. Reconhece-se, assim como afirmam Fofonca et al (2018, p. 22) que, tais posturas somente concretizam-se quando são inerentes naturalmente aos processos de ensino e aprendizagem com uma composição didática baseada na dialogia, na lógica da troca de conhecimentos e na interatividade preconizada pelas metodologias que todos os sujeitos colaboram com novos objetos nas dinâmicas entre docentes-discentes, como também discentes-discentes. Portanto, pensar em metodologias inovadoras não está simplesmente em dar nomenclaturas às características de cada uma delas e seus fundamentos, mas, principalmente, possibilitar que o estudante seja autor e ativo na produção de concepções e na construção de seu próprio conhecimento. Nesta mesma perspectiva Camas e Brito (2017) concebem como metodologias ativas, que dentre as concepções de metodologias diferenciadas, podem se aproximar daquelas que contribuam para este pensar. Para as pesquisadoras, as metodologias ativas são entendidas como diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, sempre com o intuito da formação crítica dos estudantes. Ainda de acordo com o pensamento das autoras, “intenciona-se, com sua aplicação, favorecer a autonomia do estudante, despertar a curiosidade e estimular tomadas de decisões individuais e coletivas, advindas das atividades essenciais da prática social e nos contextos do estudante” (CAMAS; BRITO, 2017, p.314).Trata-se de uma verificação de como se dão as diferentes ações educativas, observar, sobretudo, se o desenvolvimento pedagógico possui a intenção de uma formação crítica e, além disso, estimula o despertar para o conhecimento que está a sua volta de forma coletiva e individual (em interação e de autoaprendizagem), como também ativa e colaborativa.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FOFONCA, Eduardo; MOTTA, LEONARDO DOMANSKI DA. METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DE POSTURAS ATIVAS E DIALÓGICAS NUMA ESTREITA RELAÇÃO COM CONHECIMENTO COLABORATIVO.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122689-METODOLOGIAS-PEDAGOGICAS-INOVADORAS-NA-EDUCACAO-BASICA--A-CONSTRUCAO-DE-POSTURAS-ATIVAS-E-DIALOGICAS-NUMA-ESTREIT. Acesso em: 04/09/2025

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