A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PRESENCIAIS PARA ACADÊMICOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – ESTUDO DE CASO

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PRESENCIAIS PARA ACADÊMICOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – ESTUDO DE CASO
Autores
  • Felipe Rodrigo Caldas
  • Denise Cristina Holzer
  • Márcia Cristina Cebulski
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação de professores em diversos níveis e modalidades de ensino
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122580-a-importancia-da-realizacao-de-eventos-presenciais-para-academicos-de-cursos-de-educacao-a-distancia--estudo-de-
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Arte e Ensino, EAD, Eventos
Resumo
O presente resumo visa apresentar as constatações prévias de uma pesquisa que tem por objetivo analisar as consequências dos eventos presenciais para cursos de graduação a distância na formação do indivíduo. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa analisara ao longo dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 quais as influencias dos eventos presenciais para a formação acadêmica na modalidade EAD. O curso de Licenciatura em Arte, modalidade EAD da Universidade Estadual do Centro Oeste conta com 06 polos que estão distribuídos nos municípios de Pinhão, Lapa, Faxinal, Apucarana, Ivaiporã e Foz do Iguaçu. Atualmente o corpo discente conta com 170 acadêmicos que por alguns fatores externos optaram por cursar uma licenciatura nessa modalidade. O Ensino de Educação à distância vem ganhando muitos adeptos por se tratar de uma modalidade de educação onde é possível abarcar todas as pessoas com esses diferentes fatores externos. E por essas e outras reflexões pudemos perceber o quão importante é o momento presencial para esses acadêmicos. Na busca por momentos de interação pessoal presencial, a coordenação do curso optou por proporcionar ações que auxiliem na formação acadêmica. Como citado anteriormente serão realizados quatro eventos presencias ao final de cada ano letivo, na com o intuito de proporcionar momentos para disseminação de pesquisa, formação complementar, oficinas e minicursos com temas da área de interesse dos acadêmicos. Assim sendo, este texto apresenta os resultados prévios desta pesquisa, apresentando como se deu ainda o primeiro evento. Durante os dias 1 e 3 de dezembro de 2017, foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu, especificamente no Polo UAB Darcy Ribeiro, o evento intitulado “I Encontro do Grupo de Estudos Investigações em Arte Contemporânea: Processos dialógicos entre arte, cultura e educação”, que visou proporcionar aos seus participantes, alunos e comunidade acadêmica no geral, momentos para debate, discussões, comunicações acerca das questões contemporâneas que tange o campo da arte. Com programação que permitiu aos alunos conhecer presencialmente os professores, ouvir acerca de suas pesquisas e poder visualizar com maior amplitude o campo da pesquisa em arte. Um evento voltado em sua grande parte para a formação complementar dos acadêmicos de Arte na modalidade EAD da Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde foram ofertados minicursos, oficinas práticas, mesa-redonda de discusso~es acerca do tema, comunicac¸o~es orais, apresentac¸o~es arti´sticas e lanc¸amento do Livro “Arte Na escola pu´blica: quatro pra´ticas” dos professores Felipe Caldas e Denise Holzer. Se fizeram presente os acadêmicos do Polo de Foz do Iguaçu, Apucarana e Faxinal, bem como tutores, professores e coordenadores do curso Licenciatura em Arte. Trabalhamos com uma comunidade acadêmica que opta pela Educação à distância por diversos fatores externos que inviabilizam a graduação presencial, e a todo momento presenciamos desistências, desmotivação, por muitas vezes, inclusive, o aluno não ter perfil para essa modalidade de estudo. Acreditamos que tal evento tenha agido no processo de motivação de alunos para continuar com a aprendizagem. Conservar o interesse dos estudantes constituem-se como uma das principais funções destinadas aos professores e, em especial, dos tutores das disciplinas nos ambientes virtuais de ensino/aprendizagem, e também desses eventos presenciais. E acima de tudo, incentivar a disseminação da produção acadêmica, ou seja, os alunos puderam ao mesmo tempo que colocaram em prática suas atividades teóricas, também puderam perceber a importância da pesquisa dentro dos cursos de graduação.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina; CEBULSKI, Márcia Cristina. A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PRESENCIAIS PARA ACADÊMICOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – ESTUDO DE CASO.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122580-A-IMPORTANCIA-DA-REALIZACAO-DE-EVENTOS-PRESENCIAIS-PARA-ACADEMICOS-DE-CURSOS-DE-EDUCACAO-A-DISTANCIA--ESTUDO-DE-. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes