PROJETO DE INTERVENÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO (PIMT): METODOLOGIA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
PROJETO DE INTERVENÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO (PIMT): METODOLOGIA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Autores
  • Gisele Marques da Silva
  • Carlos Maluly
Modalidade
Resumo
Área temática
Metodologias inovadoras em educação
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122092-projeto-de-intervencao-no-mundo-do-trabalho-(pimt)--metodologia-aplicada-no-instituto-federal-do-parana
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Projeto de Intervenção, Metodologia inovadora, Estudantes.
Resumo
Metodologias Inovadoras em Educação PROJETO DE INTERVENÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO (PIMT): METODOLOGIA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Carlos Vinicius Maluly Gisele Marques da Silva RESUMO Palavras-chave: Projeto de Intervenção, Metodologia Inovadora, Estudantes. Para que a escola sirva aos interesses populares, ela deve garantir a todos a apropriação crítica e histórica dos conteúdos escolares básicos e que tenham relevância para a vida. A aquisição de conteúdos e a socialização preparam o estudante para atuar no mundo em suas contradições. De acordo com Libâneo (1992, p.13), “A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática”. Para Saviani (2008), a escola tem o papel fundamental de propiciar ao educando o acesso e a aquisição do saber elaborado. Nessa perspectiva, ela parte do conhecimento do senso comum que o aluno possui, para o conhecimento sistematizado, portanto, deve responsabilizar-se pela transmissão e assimilação desses conteúdos. Assim, os conteúdos escolares devem ser contextualizados de forma que propicie todas as áreas do conhecimento. Aproveitamos a contribuição de Nosella que afirma existir relação entre a expressão educação e trabalho ao explicar, principalmente sobre o princípio pedagógico, como fundamento da educação e as relações decorrentes da sobrevivência humana, inclusive ao abordar sobre as questões formadoras da personalidade e valores, (Nosella, 2007, p.138). A didática histórico-crítica elaborada por Saviani é formada por cinco momentos: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse e prática social final, que consiste em uma proposta de ação a partir do que foi aprendido, ou seja, o estudante a partir das disciplinas estudadas, irá no Projeto de Intervenção no Mundo do Trabalho (PIMT). Conteúdos culturais universais, historicamente construídos e apropriados pela humanidade, permanentemente reavaliados frente as realidades sociais. Para além do “ensinar”, os conteúdos devem ser ligados à significação humana e social, para que assim a experiência imediata e desorganizada do saber que o estudante possui possa, progressivamente, transformar-se em conhecimento científico sistematizado. Não se trata de desvalorizar a apreensão da realidade inicial do estudante, mas levá-lo a uma elaboração superior, mediada pelo professor, que direciona o processo pedagógico, interfere e cria condições necessárias para a apropriação do conhecimento. O esforço do professor em orientar e abrir perspectivas a partir dos conteúdos; implica em envolvimento com o estilo de vida dos estudantes, tendo consciência dos possíveis contrastes entre sua cultura e a do estudante. Por outro lado, conforme Ramos (2014, p. 109) “o conhecimento científico está presente na atividade de trabalho, seja explícita ou implicitamente; e os trabalhadores fazem algum uso deles”, sendo que com a argumentação explica que esses usos podem ser influenciados, por exemplo, até por condições sociais. Por isso, não é suficiente satisfazer apenas as necessidades presentes, mas deve buscar despertar outras necessidades, acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do discente, para que este se mobilize para uma participação ativa. Desta forma, elaborou-se o PIMT, sendo um componente previsto na matriz curricular do Curso Técnico em Serviços Públicos, bem como demais cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná, IFPR. Conta com carga horária de 46 horas relógio, que os/as estudantes regularmente matriculados, deverão obrigatoriamente realizar, visto que o referido projeto integra a carga horária total do curso. O PIMT é uma das estratégias para o trabalho interdisciplinar, outras propostas são realizadas ao longo do percurso como: workshops, mesa redondas, simpósios, seminários, congressos, conferências, fóruns, oficinas, colóquios, encontros, semanas temáticas, etc. As atividades poderão ser presenciais (nos polos) e a distância (pelo ambiente virtual de aprendizagem). Os estudantes participam das atividades diferenciadas, desenvolvidas ao longo do desenvolvimento do componente curricular, sendo estas divididas em etapas, organizadas pelos professores presenciai, acompanhados pelos coordenadores de Núcleo de Tecnologias de Educação a Distância (NUTEAD) e coordenadores de curso, que também farão o acompanhamento do desenvolvimento das atividades, bem como de frequência. A carga horária prevista é de no mínimo 75% para a aprovação. Com a finalização do curso, observamos os relatos de estudantes e professores sobre a elaboração e efetivação dos projetos integradores. Muitos estudantes ficaram relutantes em iniciar o trabalho, porém ao longo das atividades, se desenvolveram e demonstraram uma aprendizagem significativa. Os grupos de trabalho escolheram entre departamentos, repartições, setores, gerencias, das diversas áreas, correlacionadas as disciplinas ofertadas em seus respectivos cursos, para realizarem seus projetos. Os objetivos a serem atingidos, são os de propiciar aos estudantes a possibilidade de aprofundamento temático e Interdisciplinar, visando uma formação mais completa. Incentivar a reflexão crítica do/da estudante e aprofundamento nas relações presentes no mundo do trabalho e desenvolver a autonomia e o senso de responsabilidade social, propondo soluções para os problemas encontrados. Segundo Saviani (2012) ao mesmo tempo em que transforma sua realidade concreta, o homem se transforma pelas relações que estabelece no processo de produção, produzindo sua humanidade e alterando sua visão de mundo. Desta forma, puderam aliar a teoria, acompanhado da prática, sobre as técnicas abordadas e estudadas durante o curso escolhido, podendo verificar in loco, várias situações, onde somente puderam ver em relatos, vídeos e livros.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gisele Marques da; MALULY, Carlos. PROJETO DE INTERVENÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO (PIMT): METODOLOGIA APLICADA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/122092-PROJETO-DE-INTERVENCAO-NO-MUNDO-DO-TRABALHO-(PIMT)--METODOLOGIA-APLICADA-NO-INSTITUTO-FEDERAL-DO-PARANA. Acesso em: 02/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes