DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES DE TUTORIA

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

DOI
10.29327/15660.1-5  
Título do Trabalho
DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES DE TUTORIA
Autores
  • Ronaldo Coture da Silva
  • GABRIELA VIEIRA DE SOUZA MANIERI
  • Adriana Joana Novelli
  • Haydée Silva Guibor
Modalidade
Resumo
Área temática
Práticas em educação digital, educação online, blended learning e ensino híbrido
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121506-dificuldades-e-possibilidades-das-atividades-de-tutoria
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Tutoria em Ead. Mediação. Sujeito complexo.
Resumo
A educação a distancia possibilita um novo olhar ao processo de ensino aprendizagem, que quando bem articulado, é capaz de superar as limitações do ensino tradicional que já não atende às complexidades do sujeito contemporâneo. Embora sejam inúmeras as possibilidades de desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem desta modalidade de ensino, tendo o tutor como elo fundamental entre o educando e o conhecimento, são inúmeras também as dificuldades deste processo de construção de conhecimento. Dentre as possibilidades que tornam a Educação a distância uma modalidade de ensino inovadora e capaz de atender as necessidades do sujeito contemporâneo, podemos citar a utilização de recursos tecnológicos que possibilitam a interação sem a necessidade do professor e o aluno estarem presentes em uma sala de aula no mesmo espaço e tempo. Podendo assim, por meio de um ambiente virtual, o aluno ter acesso ao material de estudo independente de tempo e localidade. A interação com o tutor a partir desta tecnologia digital proporciona uma mediação individualizada de acordo com as necessidades e dificuldade identificadas pelo tutor. A variedade de recursos tecnológicos que podem ser disponibilizados e articulados como meios de transmissão de informação e conhecimento permitem que o tutor, como mediador da aprendizagem, tenha uma diversidade de instrumentos capazes de atender e sanar as dificuldades do educando de acordo com as suas especificidades. Este sujeito contemporâneo, também denominado de geração Z pelos pesquisadores Veen e Vrakking (2009), compreende às gerações formadas desde a década de 1990, que cresceu envolto do progresso tecnológico, adquiriu a habilidade de operar estes objetos com facilidade e rapidez e, consequentemente, assimilou em seu comportamento certo imediatismo. Esta geração, conforme afirma Maissiat (2017, p 51) “é rápida, ativa, questionadora, por vezes impaciente, e necessita sentir-se envolvida e autora do processo que participa, tal como a aprendizagem”. Portanto, o tutor que tenha um saber didático, tecnológico e pedagógico capaz de identificar quem é o educando que está necessitando do seu auxilio e suporte e busque compreender toda a complexidade que permeia a sua existência (seja ele da geração Z, Y ou X), será capaz de, muito além de esclarecer dúvidas referentes a um conteúdo específico estudado, tornar a aprendizagem desafiadora, efetiva e significativa. O ensino a distância requer autonomia e dedicação por parte do aluno. Muitas vezes o processo de mediação se vê interrompido por falta de interação. Sem interação não há diálogo e cooperação, ou seja, não há mediação. A falta de interação pode ser fruto de uma falta de motivação do aluno, ou até mesmo uma falta de disciplina, que permite um melhor gerenciamento do tempo e prioridades. Neste caso, podemos identificar duas dificuldades que o tutor precisa intervir e superar. Na motivação do aluno, embora esta tarefa não seja tão simples, pois podem ser múltiplas as razões capazes de proporcionar tal desmotivação. E no autoconhecimento do aluno, pois a falta de autonomia e disciplina pode estar relacionada a uma necessidade do educando em aprender a aprender. Podendo ser este, também, um dos fatores da falta de motivação. Destarte, as atividades de tutoria contam com inumeráveis recursos e possibilidades de ações capazes de mediar com qualidade o processo de ensino aprendizagem, possibilitando flexibilidade e permitindo a autonomia do educando nesta construção de conhecimento. Para tanto, se faz necessário a busca pela compreensão da complexidade dos sujeitos envolvidos neste processo e as suas necessidades. O sujeito complexo está presente na educação a distância como sempre esteve nas demais modalidades de ensino, nesse estudo o contraponto é a presencial. Preencher as lacunas existentes entre o interesse de aprendizagem e a realização da mesma como projeto de vida é o cerne dessa complexibilidade. Essa complexibilidade é fruto da compreensão dos papeis que os mediadores exercem nessa relação de aprendizagem. Como enunciado por Collins e Berge (1996, apud Palloff; Pratt, 2002), que definem 4 papeis fundamentais e para os quais colocaremos contrapontos que enfatizam a complexibilidade dos e entre os sujeitos, aqui compreendidos como tutores e alunos. O primeiro papel é o de articulador pedagógico, cabe ao tutor favorecer a mediação e a criticidade sobre os materiais desenvolvidos e propostos para os estudos dos alunos, porém, muitas vezes os materiais não promovem essa criticidade ou o aluno não está habituado a ela, pois as interações ainda ecoam as práticas presenciais voltadas para a repetição. O segundo papel é o de gestor do processo, ao tutor cabe gerir o acompanhamento dos alunos dentro do ambiente, bem como favorecer tempos e motivações para o estudo. Porém, como visto no primeiro papel, essa função está diretamente ligada à proposta pedagógica. A gestão técnica, que é enunciada como o terceiro papel, depende muito da proposta e investimentos tecnológicos disponibilizados. Já a gestão social dependerá dos encaminhamentos dados na mediação e na recepção dos alunos à ela, nessa contrapartida o dialógico nas relações assíncronas e síncronas é fundamental. As Tecnologias de Informação e Comunicação permitiram a popularização da educação a distância como modalidade de ensino amplamente difundida na sociedade contemporânea. A crescente inserção de disciplinas mediadas a distância em cursos de graduação demonstra a efetivação desta modalidade de ensino, não somente como uma modalidade capaz de alcançar grandes números de alunos e superar grandes distâncias, mas também como possibilidade metodológica complementar no ensino presencial. Contudo as dificuldades e possibilidades somente serão transpostas quando a educação a distância deixar de ser uma modalidade ainda mimetizada do presencial e que tutores e alunos percebam que em uma nova modalidade há novos sujeitos, porém no tocante ao ensino e aprendizagem para ambos é fundamental a existência do diálogo e da empatia associada a métodos sempre inovadores e questionadores, que respondam aos projetos de aprendizagem dos sujeitos envolvidos. VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad. de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009. MAISSIAT, J. . Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais em Educação a Distância. 1. ed. Curitiba/PR: Intersaberes, 2017. v. 1. 232p. PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no cibe- respac¸o: estrate´gias eficientes para a sala de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Ronaldo Coture da et al.. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES DE TUTORIA.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121506-DIFICULDADES-E-POSSIBILIDADES-DAS-ATIVIDADES-DE-TUTORIA. Acesso em: 05/07/2025

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