ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PELA VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PELA VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autores
  • Jamile Ilheus do Nascimento
  • ROSANE ANDRADE TORQUATO
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação de professores em diversos níveis e modalidades de ensino
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121485-estagio-supervisionado-na-educacao-infantil--pela-valorizacao-do-meio-ambiente
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Estágio supervisionado, educação infantil, valorização do meio ambiente.
Resumo
O presente trabalho é resultado da relação teoria-prática possibilitados pela formação inicial no curso de Pedagogia, em especial na disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil articulada às experiências vividas num Centro de Educação Infantil localizado na cidade de Curitiba/PR. Compreende-se o estágio supervisionado como espaço de formação em que a observação e prática docente são elementos a serem desenvolvidos a fim de colaborar na formação inicial do professor pesquisador. Desta forma, a fim de embasar teoricamente nossas reflexões e ações, ocorreram leituras e debates em Pimenta (1999) compreendendo que é preciso produzir os saberes pedagógicos na ação, permitindo que os alunos também entrem nesse elo do conhecimento. Paulo Freire (2015) também contribui esclarecendo que ensinar não é transferir conhecimento, sendo assim o professor deve estar aberto aos questionamentos, às dúvidas, e curiosidades dos alunos a fim de possibilitar uma reconstrução da aprendizagem não só dos educandos, mas também do próprio professor diante dos diferentes contextos presentes na sala de aula. No primeiro semestre de 2018 efetivou-se o estágio obrigatório curricular em Docência na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. As observações e prática foram desenvolvidas em diferentes instituições na cidade. Destaca-se aqui o relato de experiências de uma das acadêmicas que buscou a partir de suas observações, registros num diário de campo e conversas com a pedagoga, educadora e a professora orientadora de estágio organizar seu projeto de intervenção com as crianças do centro de educação infantil. Entendeu-se que seria de grande relevância promover às crianças da educação infantil os cuidados com o corpo por meio de bons hábitos alimentares, além de valorizar os alimentos saudáveis e o meio ambiente, reconhecendo, assim, a importância destes assuntos desde a infância. As fundamentações teóricas a respeito do tema “Meio Ambiente” possibilitaram maiores significantes diante das propostas estabelecidas e de seus respectivos conceitos. Com relação à valorização do meio ambiente, Guimarães (1995) afirma que a educação ambiental deve estar presente de modo contínuo e interdisciplinar permanentemente, desde a Educação Infantil estendendo-se em todos os níveis e modalidades da educação sendo ela formal ou informal. Nota-se a importância do trabalho cotidiano envolvendo as práticas desenvolvidas em meio à educação ambiental, fazendo parte constantemente do planejamento, permeando o currículo de forma interdisciplinar, permitindo a preservação e valorização do meio ambiente, a fim de conceber um ensino duradouro e de crescimento em todas as etapas de ensino e entorno da comunidade inserida. O primeiro dia de aplicação do Projeto de intervenção caracterizou-se pela apresentação da história e aplicação da atividade sobre horta para as crianças da pré-escola. Houve certa dificuldade pelo fato da acadêmica não ter tido nenhum contato com a turma antes da aplicação, porém talvez pelo mesmo motivo, as crianças apreciaram a novidade de modo muito participativo e respeitoso. Com entusiasmo, elas não viam a hora de construir a própria horta suspensa nos fundos da escola. Entretanto para que o ambiente estivesse adequado para tal atividade foi necessário, inicialmente, limpá-lo e retirar algumas garrafas, e alguns materiais que estavam até então abandonados, segundo relato da professora. Em seguida, alguns baldes foram cheios com terra fornecida pela própria escola, a fim de facilitar o trabalho das crianças durante a aplicabilidade. As garrafas já cortadas foram suspensas em uma grade com fios de barbante. Ao entrarem no local, em pequenos grupos as crianças puderam manusear a terra, colocá-las dentro das 28 garrafas (número estabelecido de acordo com a quantidade de crianças da turma); observaram as diferentes sementes trazidas para o plantio, reforçando-se sempre a importância de ingerir alimentos saudáveis e ainda como ter mordomia com o plantio realizado utilizando água, carinho e cuidado com o meio ambiente. Durante a atividade foi notória a percepção que as crianças tiveram sobre o nome da verdura que estava sendo plantada, sentiram-se protagonistas, compreendendo que tinham papel importante no desenvolvimento e crescimento das plantinhas. Os resultados foram satisfatórios principalmente no que se refere à horta, afinal, com o receio de que fosse abandonada novamente, ou então destruída por vândalos como há pouco tempo havia ocorrido. As crianças responderam bem as solicitações, demonstraram grande interesse e participação, reconhecendo e questionando sobre os assuntos abordados, conversando ao menos um tempinho da rotina semanal. O processo de aprendizagem de todos os envolvidos foi enriquecido. A acadêmica estagiária envolvida no processo alegrou-se por ter observado que um trabalho bem planejado e com apoio das diferentes orientadoras pode trazer resultados significativos durante e após a intervenção da prática docente. Por meio deste estágio em meio à educação infantil, reconhece-se que os referenciais propostos junto à prática e ao observar a realidade dos docentes e alunos na instituição escolar, instigam-se a pesquisar e conhecer mais sobre as crianças, assim como sobre o ensino e aprendizagem em cada uma das faixas etárias. Em cada prática e método de ensino, é importante observar as diferentes dificuldades e problemas presentes em ambas e suas relações. Com o diário foi possível refletir sobre a postura das professoras, das crianças e da relevância do estágio supervisionado como instrumento pedagógico na junção da teoria e da prática docente, possibilitando a aproximação da realidade para a inserção profissional. Foi muito significativo o aprendizado, permitindo-nos a pesquisar e nos aprofundar para fazer de forma diferente. Confirma-se o que Libâneo (2017) e Pimenta (1999) relatam sobre prática pedagógica em que é preciso levar em conta o que se faz, por que se faz e como deve fazer, em meio às reflexões sobre ação-reflexão-ação, sendo primordial para construir e reconstruir possibilidades de ensino-aprendizagem com reflexão e diálogo, nos aperfeiçoando como futuros pedagogos, em busca de uma prática educativa digna de respeito na instância pública ou privada.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Jamile Ilheus do; TORQUATO, ROSANE ANDRADE. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PELA VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121485-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-NA-EDUCACAO-INFANTIL--PELA-VALORIZACAO-DO-MEIO-AMBIENTE. Acesso em: 22/07/2025

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