PSICODRAMA E EDUCAÇÃO ONLINE: INTERSEÇÕES ENTRE VYGOTSKY, PAULO FREIRE E MORENO

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
PSICODRAMA E EDUCAÇÃO ONLINE: INTERSEÇÕES ENTRE VYGOTSKY, PAULO FREIRE E MORENO
Autores
  • Luciano Gamez
  • Lincoln Luis Carneiro
  • Viviane Cristina Marques
Modalidade
Resumo
Área temática
Modelos e processos pedagógicos em educação online
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121442-psicodrama-e-educacao-online--intersecoes-entre-vygotsky-paulo-freire-e-moreno
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Psicodrama Pedagógico, Educação, Teorias Educacionais
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar pontos de intersecção entre o Psicodrama, desenvolvido pelo psiquiatra romeno Jacob Levy Moreno, com os teóricos da educação Lev Vygotsky e Paulo Freire, aplicados no contexto da Educação online. Desse modo, pretendeu-se compreender o ensino como um processo histórico-social, bem como estudar as teorias educacionais propostas por esses autores a fim de identificar relações existentes dessas abordagens com o psicodrama pedagógico. Assim, entende-se que as técnicas e os recursos psicodramáticos, que propiciam a externalização de vivências internas do sujeito, nesse contexto, podem se caracterizar como métodos que permitem impulsionar diversos processos de ensino-aprendizagem, o despertar da criatividade e colocar ênfase na ação protagonista dos indivíduos. Afinal, Vygotsky atribui um papel preponderante às relações sociais no processo de desenvolvimento intelectual, postulando que o aprendizado ocorre através da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, sendo que cada pessoa estabelece uma interação com determinado ambiente e pessoas, ou seja, a experiência pessoal significativa. Além disso, Vygotsky afirma que a mediação é fundamental, dessa forma entendemos que toda a relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos, como por exemplo, os aparatos digitais, a linguagem e os elementos da cultura. Complementarmente à teoria sócio-interacionista de Vygotsky, incorporamos conceitos de Paulo Freire ao defender que o objetivo da educação é conscientizar o aluno, torná-lo crítico para se libertar da opressão social a qual vive, assumindo um papel de protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Para Freire, o diálogo é a base do ensino-aprendizagem, sendo que, a partir disso, a Educação deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno para que este possa ter potencial de ler e transformar o mundo. Além disso, Freire destaca que é fundamental a autonomia do indivíduo para se decidir sobre o próprio destino, ou seja, ser capaz de tomar decisões sobre a sua vida, já que ele acredita que o futuro, mesmo sendo utópico, é sempre uma possibilidade a ser considerada. Desse modo, acreditando que a aprendizagem ocorre quando tem significado, julgamos importante a criação de momentos interativos onde o indivíduo seja protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento. Portanto, ao relacionar Vygotsky, Freire e Moreno observamos que todos convidam o sujeito a protagonizar a sua história de vida a fim de aprofundar as relações e vínculos sociais, além de “se apropriar” do conhecimento, de suas vivências, de suas histórias e significações, e compreender-se enquanto indivíduo. É com esse pensamento que Maria Alícia Romano, pedagoga Argentina e psicodramatista, aprofundou a relação entre o pensamento de Moreno e a prática do psicodrama com a educação. Ela foi precursora do Psicodrama Pedagógico, que mais tarde deu luz à Pedagogia do Drama, enfatizando as práticas e necessidades da escola e de grupos específicos. Ao refletir sobre os métodos utilizados no Psicodrama Pedagógico encontra-se na técnica do “Espelho” e da inversão de papéis a oportunidade de fazer refletir a ação do aluno. Por meio dessa técnica, na figura do protagonista, extrai-se da cena dramatizada elementos significativos para o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, se ressignificam as relações a partir de ações de troca de papéis que permitem a experiência de colocar-se no lugar do outro. Ampliando essa visão de desenvolvimento dos indivíduos como parte do processo de reflexão das práticas de ensino e aprendizagem, na atualidade, avançamos na reflexão ao incorporarmos a tecnologia aos processos educacionais, acreditando que os aparatos digitais permitem a democratização do ensino e do acesso à informação. Tal fato constitui e eleva a aquisição de conhecimentos de forma mais global e autônoma, pois abrange mente-emoção-corpo-objeto. Assim, o ensino e aprendizagem parte da liberdade de ações e suas possibilidades no ambiente virtual, além do conhecimento prévio e experiências que são propriedades do indivíduo, porém, o que muda, é a nova forma de compreender o aprendizado, que nesse contexto passa a ser mais aberto e humanizado. Acreditamos assim, que o indivíduo deve tomar consciência de suas experiências, analisá-las e pensar criticamente sobre os impactos desta para o despertar de uma visão mais crítica, libertadora, humana, aberta, sobre suas vivências: ou seja, que propicie sua integração como indivíduo com maior consciência de si mesmo e do contexto de ensino e aprendizagem no qual está inserido. O feito permite o alcance da empatia, a experiência da observação, da representação e do reconhecimento da visão íntima de si próprio, mediada pela ótica do outro, alcançando dessa forma o desenvolvimento da Tele, preconizada por Moreno.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GAMEZ, Luciano; CARNEIRO, Lincoln Luis; MARQUES, Viviane Cristina. PSICODRAMA E EDUCAÇÃO ONLINE: INTERSEÇÕES ENTRE VYGOTSKY, PAULO FREIRE E MORENO.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/121442-PSICODRAMA-E-EDUCACAO-ONLINE--INTERSECOES-ENTRE-VYGOTSKY-PAULO-FREIRE-E-MORENO. Acesso em: 03/05/2025

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