A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARANÁ, NO PERÍODO DE 1946 A 1971: A ESCOLA DOM ORIONE

Publicado em 28/11/2018 - ISBN: 978-85-5722-152-9

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARANÁ, NO PERÍODO DE 1946 A 1971: A ESCOLA DOM ORIONE
Autores
  • Gabriel Fernandes da Silva
  • Maria Elisabeth Blanck Miguel
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação de professores em diversos níveis e modalidades de ensino
Data de Publicação
28/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/120836-a-educacao-escolar-no-parana-no-periodo-de-1946-a-1971--a-escola-dom-orione
ISBN
978-85-5722-152-9
Palavras-Chave
Políticas Públicas. História da Educação. Educação Escolar Primária.
Resumo
Este trabalho refere-se à pesquisa na Escola Estadual Dom Orione. Esta Escola inicialmente foi um Seminário católico. No final do ano de 1967 passou à gestão do Estado do Paraná com a finalidade de atender à população filha de operários que habitavam o bairro de Santa Quitéria. Segundo documentos que registram o histórico da instituição, esse fato se deu em razão das dificuldades financeiras por que passava a congregação dos Filhos da Divina Providência Orionita. Tem como objetivo geral investigar a relação das políticas públicas de educação do período, com a formação dos professores e a instrução pública que se realizava em Curitiba, no período 1946-1971 e como objetivos específicos, compreender como decorreu a passagem de instituição de orientação confessional para escola pública; identificar as influências das políticas nacionais sobre as políticas estaduais de educação no período da passagem da Lei 4024/61 para a vigência da Lei 5692/71; identificar como os professores sentiram a influência das políticas nacionais e estaduais, sobre as práticas no período estudado e pesquisar como se deu a implantação das propostas então veiculadas em âmbito nacional, na Escola Estadual Dom Orione, segundo os documentos escolares e o testemunho dos professores que a vivenciaram. A metodologia empregada é histórico - documental, consubstanciada no levantamento de fontes primárias, principalmente de documentos oficiais que retratam o modo como as políticas nacionais foram compreendidas no período. Além disso, foram levantados documentos escolares presentes no acervo da instituição e realizadas entrevistas com professores que vivenciaram tais propostas no período. A análise foi realizada à luz do referencial teórico escolhido, principalmente Bloch (2001), Saviani (2007), Araújo (2012), Carvalho (1989), Souza (2015), Padis (2006) e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP) de 1946. Utilizou-se scanner para a coleta de registros dos documentos encontrados e gravadores para coleta de testemunho dos professores. Os dados levantados indicam forte importância da gestão escolar para as adequações que a escola solicitou no período estudado. Tal importância é observada nos documentos, imagens e testemunhos dos participantes da pesquisa. A passagem da instituição de orientação confessional para escola pública não foi explicitamente percebida, segundo os depoimentos coletados, os quais informam intensa presença da igreja no período, mesmo depois que a escola já estava sob a tutela do Estado. Foram encontradas fotografias nas quais estão presentes elementos religiosos na sala de aula e no pátio da escola. Os testemunhos não informaram, com exatidão, como ocorreu a implantação das determinações que a lei exigiu, embora os documentos escolares demonstrem sua devida implantação. As legislações referentes ao período não foram percebidas pelas participantes da pesquisa, segundo seus testemunhos, levantando a hipótese de que tais políticas não foram implantadas de imediato. Outrossim, o bom êxito do ensino na vida dos estudantes, os quais após a conclusão do grau de ensino, conseguiam estabelecer-se em uma profissão, ou se encaminhavam para o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Curitiba), demonstram os resultados positivos alcançados pela referida instituição de ensino. A tríade: Estado, Igreja e Família foi um fator muito elogiado para a obtenção de tais resultados, sendo a gestão escolar, um elemento relevante apontado pelos testemunhos.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Educação
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Humanitas: Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gabriel Fernandes da; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARANÁ, NO PERÍODO DE 1946 A 1971: A ESCOLA DOM ORIONE.. In: Anais do I Congresso Humanitas: Educação. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucpredu/120836-A-EDUCACAO-ESCOLAR-NO-PARANA-NO-PERIODO-DE-1946-A-1971--A-ESCOLA-DOM-ORIONE. Acesso em: 06/07/2025

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