INTELIGÊNCIA, COMPETÊNCIA E HABILIDADE: DÚVIDA NO CONCEITO, INCERTEZA NA EFICÁCIA - COMO A BNCC PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ENSINO EDUCACIONAL?

Publicado em 19/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-166-6

Título do Trabalho
INTELIGÊNCIA, COMPETÊNCIA E HABILIDADE: DÚVIDA NO CONCEITO, INCERTEZA NA EFICÁCIA - COMO A BNCC PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ENSINO EDUCACIONAL?
Autores
  • Sibele Camargo Schuch
Modalidade
Cronograma e Instruções de Apresentação
Área temática
GT6- Direitos Humanos, Políticas Públicas e Migrações contemporâneas
Data de Publicação
19/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucprdh/123790-inteligencia-competencia-e-habilidade--duvida-no-conceito-incerteza-na-eficacia---como-a-bncc-pode-auxiliar-na-
ISBN
978-85-5722-166-6
Palavras-Chave
Competências, Habilidades, Educação
Resumo
No contexto escolar, inteligência, competência e habilidade são conceitos muito utilizados pelos professores, porém nem sempre são bem empregados. Ou por falta de conhecimento dos conceitos, ou por falta de treinamento e práticas efetivas. Estes conceitos, aparecem no planejamento curricular, várias vezes e também na estruturação de projetos pedagógicos, de forma a nortear suas atuações e práticas. Mas como praticar algo de que não se tem conhecimento ou informação adequada? Como ensinar o aluno a desenvolver competências sem saber o que são e como desenvolvê-las? Estas indagações são bases para um projeto de estudo, onde se almeja assessorar escolas e educadores na implementação adequada da transição de uma educação tradicional, atual, para uma educação integral onde a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já está homologada, se aplique efetivamente. A estrutura desta base pode ser vista da seguinte forma: as das 10 competências gerais, apresentadas pela BNCC, regem todas as etapas do ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As competências são classificadas como cognitivas, comunicativas e socioemocionais. Aqui está uma pista de como se caracterizará uma organização educacional diferenciada. Na Educação Infantil, a BNCC traz diretrizes e objetivos de aprendizagem que vem alterar os temas, relacionados nas bases atuais, apontando campos de experiências que serão correlacionadas nas demais etapas. No Ensino Fundamental, as antigas disciplinas serão modificadas por áreas do conhecimento e cada área terá competências específicas que se comunicarão com as 10 principais competências da BNCC. Nesta fase, é de extrema importância manter os objetos do conhecimento que norteiam o aprendizado, porém eles serão separados em Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimentos e Objetivos de Aprendizagem, que juntos alcançarão as habilidades para nortear as competências. Assessorando a organização escolar, com foco na empregabilidade correta do conceito de inteligência, competências e habilidades com o indicador da BNCC, chega-se a um plano mais correto para a estruturação e avaliação da educação por competência ativado até o final do ensino médio. Mantendo assim o objetivo a qual a base se propõe que é: trazer o conhecimento a serviço do desenvolvimento de competências. Assim, o aluno estará efetivamente preparado para praticar o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) a qual foi submetido desde seu primeiro dia de ensino aprendizado lá na educação infantil, estando assim, mais fortalecido para a inserção no mercado de trabalho e nele praticar sua inteligência fluida a serviço de suas funções executivas na hora de um planejamento ou de uma tomada de decisão, por exemplo ou de qualquer outra competência que venha precisar evocar de sua inteligência. O grande desafio deste trabalho, é encontrar formas efetivas de como ampliar o conhecimento deste professor, que foi formado para o pensamento das disciplinas em si e não para a linguagem destas e de como elas podem interagir entre si, pensando que as áreas temáticas podem dialogar e causar no aluno desconfortos e confrontos que serão importantes para estabelecer novas competências. Este ressignificar no modo dar aula é o que gera angustias no contexto educacional. Como dar conta de um currículo adequado às exigências do século XXI, auxiliando o aluno a se desenvolver humanamente na sua forma cognitiva, intelectual, psicossocial, cultural, emocional, e também físico? Enfim, será um trabalho multidisciplinar, envolvendo a Pedagogia, Psicologia, Recursos Humanos, Direito e outras área que possam vir a contribuir para a vida cotidiana do aluno em questão.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Direitos Humanos
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Democracias, desigualdades e lutas sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHUCH, Sibele Camargo. INTELIGÊNCIA, COMPETÊNCIA E HABILIDADE: DÚVIDA NO CONCEITO, INCERTEZA NA EFICÁCIA - COMO A BNCC PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ENSINO EDUCACIONAL?.. In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Democracias, desigualdades e lutas sociais. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucprdh/123790-INTELIGENCIA-COMPETENCIA-E-HABILIDADE--DUVIDA-NO-CONCEITO-INCERTEZA-NA-EFICACIA---COMO-A-BNCC-PODE-AUXILIAR-NA-. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes