EDUCAFRO: EDUCAÇÃO E CIDADANIA COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Publicado em 19/12/2018 - ISBN: 978-85-5722-166-6

Título do Trabalho
EDUCAFRO: EDUCAÇÃO E CIDADANIA COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
Autores
  • MAURICIO EDUARDO BERNZ
  • Mariana Rogoski Ferreira Bernz
Modalidade
Cronograma e Instruções de Apresentação
Área temática
GT5: Diversidades, Desigualdades e Direitos Humanos
Data de Publicação
19/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/humanitaspucprdh/120027-educafro--educacao-e-cidadania-como-processo-de-transformacao-social
ISBN
978-85-5722-166-6
Palavras-Chave
Educação. Cidadania. Cursinho Solidário.
Resumo
O objetivo deste trabalho é dissertar sobre as atividades desenvolvidas pela instituição Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), um cursinho pré-vestibular solidário atuante há mais de 20 anos no Brasil, que tem como principal objetivo a transformação social por meio da educação, da igualdade social, étnica e pela valorização dos direitos humanos, proporcionando e alcançando bolsas de ensino superior a pessoas carentes e afrodescendentes. A Educafro é mantida pela associação civil, sem fins lucrativos, Francisco de Assis: Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos (FAecidh), fundada e administrada por Frei David Raimundo dos Santos. Este frade, católico e negro, militante das causas sociais da ascensão da população negra e pobre, ao visitar uma paróquia em São João do Meriti, no Rio de Janeiro, no início da década de 90, ficou chocado ao indagar os jovens locais acerca de seus interesses de ingresso na Universidade. Na época poucos manifestaram interesse, pois era uma realidade aquém da possibilidade e realidade deles, visto que não possuíam formação básica suficiente para conseguirem passar nos vestibulares das universidades federais e as faculdades privadas cobravam mensalidades muito altas, o que impossibilitaria o acesso daquela classe: jovem, pobre, de maioria negra e quase sem sonhos. Compreendendo esse movimento como uma das razões do empobrecimento cada vez maior da população negra e pobre, isto é, a carência da formação escolar, o frade e alguns agentes de pastoral da comunidade local, conseguiram um barracão emprestado pela Igreja católica e iniciaram ali o primeiro cursinho pré-vestibular solidário. Hoje, trinta anos depois, a Educafro atua em cinco estados do Brasil: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e São Paulo. Sua sede, no centro da capital paulista, é responsável pela administração dos núcleos e palco de reuniões onde se discutem políticas públicas e diretrizes do movimento. A atuação da Educafro não se limita a criação e manutenção dos cursinhos pré-vestibulares, que sem dúvidas é o elemento principal para o trampolim de acesso da população negra e carente as universidades, mas também no diálogo junto ao Estado por políticas públicas que visem à inclusão dessa população marginalizada. Uma ação positiva resultante deste intenso diálogo foi a criação do ProUni, quando vários alunos e professores foram até o Congresso Nacional para pressionar deputados e senadores para aprovação do programa. Assim como aconteceu com a aprovação das cotas para negros nas universidades públicas. Além deste movimento nacional, os núcleos regionais são responsáveis por visitas às universidades privadas locais a fim de pleitear bolsas de estudos de graduação para os alunos associados a Educafro. Para participar da Educafro, o interessado deve participar das assembleias onde são discutidos temas de cidadania, criando desta forma a consciência política e crítica frente às adversidades que aquela população enfrenta. Também é realizada a inscrição na página virtual da Educafro, onde o aluno é admitido com base na apresentação de sua baixa renda e da aprovação de uma prova simples sobre cidadania. O custo para o aluno é de 5% do salário mínimo por mês, valor utilizado para subsidiar o transporte dos professores e custear os materiais necessários para manutenção do cursinho. Os professores voluntários, em geral, são educadores que moram na própria região onde o núcleo está instalado, ofertando assim uma educação pautada na pedagogia de Paulo Freire, onde a educação se torna um processo mais íntimo e concreto quando o professor e o aluno partilham dos mesmos acontecimentos do cotidiano. O material didático é definido pelo próprio professor em sala de aula, já que este, engajado na causa, busca os conteúdos que cairão nos vestibulares das universidades federais locais e no Enem, que são os principais meios de acesso para se alcançar os objetivos dos alunos. Em 2018, Frei David avançava com o projeto para as terras paranaenses, onde objetivava a criação de um núcleo da Educafro em Curitiba. Em janeiro de 2018 nós (Mariana e Maurício) e um amigo chamado Patrick de Carvalho, participávamos do Curso de Verão do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) na USP, quando conhecemos o Frei David. Ao conhecer o projeto Educafro fechamos a parceria da criação de um núcleo da Educafro na cidade de Campo Largo, bairro da Ferraria, região periférica de Curitiba. Através da parceria com o diretor Rafael Hauer – Colégio Estadual Professora Edithe – e autorização da Secretaria do Estado de Educação do Paraná, iniciamos as aulas no mês de abril de 2018, contando com 45 alunos inscritos e 15 professores voluntários. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no período noturno, no colégio mencionado. Além das contribuições dos alunos, que subsidiam o transporte dos professores, o colégio estadual nos apoia fornecendo uma sala de aula, energia elétrica, copiadora e a merenda aos alunos. Além das disciplinas exigidas nos vestibulares e Enem, que são comuns aos pré-vestibulares privados, os alunos também têm aulas de cidadania semanalmente. Além destes, recebem apoio complementar com psicóloga, coaching e acompanhamento individual. Entendemos que a ação do cursinho não é exclusivamente o preparo para o vestibular, mas também a criação da consciência individual dos jovens carentes pelos próprios direitos, ajudando-os a sonhar a transformação por uma vida melhor.
Título do Evento
Congresso Humanitas | Direitos Humanos
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Democracias, desigualdades e lutas sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BERNZ, MAURICIO EDUARDO; BERNZ, Mariana Rogoski Ferreira. EDUCAFRO: EDUCAÇÃO E CIDADANIA COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL... In: III Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Democracias, desigualdades e lutas sociais. Anais...Curitiba(PR) PUCPR, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/humanitaspucprdh/120027-EDUCAFRO--EDUCACAO-E-CIDADANIA-COMO-PROCESSO-DE-TRANSFORMACAO-SOCIAL. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

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