AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ENTRE OS XUKURU-KARIRI -AL.

Publicado em 24/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-411-7

Título do Trabalho
AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ENTRE OS XUKURU-KARIRI -AL.
Autores
  • Italo Dennis de Oliveira
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL EM SIMPÓSIO TEMÁTICO - ST
Área temática
ST 02. Processos identitários étnicos e memórias.
Data de Publicação
24/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/historiaoralnordeste2019/223597-afirmacao-identitaria-e-o-processo-de-construcao-da-educacao-escolar-indigena-entre-os-xukuru-kariri--al
ISBN
978-85-5722-411-7
Palavras-Chave
Palavras-chave: educação escolar indígena, identidade, Xukuru-Kariri
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2017 e 2018 junto aos Xukuru-Kariri, e analisa o processo de construção da educação escolar indígena desenvolvido pelo grupo étnico na Aldeia Fazenda Canto, Palmeira dos Índios/AL. As reflexões que aqui apresento são parte da discussão da dissertação, e tem como objetivo refletir como o grupo constrói e projeta a instituição escolar a partir de processos históricos específicos que esses vivenciam e por meio da interação e diálogo diferentes agentes. No contexto atual, me parece importante refletir acerca de algumas estratégias desenvolvidas pelos Xukuru-Kariri em resposta às imposições do Estado que são geradas com o projeto de educação escolar indígena, especificamente após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Durante o trabalho de campo observei a ênfase dada a categoria “cultura” como um conteúdo a ser resgatado, valorizado e articulado as atividades pedagógicas na escola com o objetivo de delimitar uma especifica identidade étnica por meio de ações que buscam na memória e nos conhecimentos a afirmação de identidades étnicas, nos mostrando que o uso da categoria passou a fazer parte da legislação que trata sobre o tema. Na atualidade, isso traz reverberações que impactam as dinâmicas sociais, impulsionando os Xukuru-Kariri a ressemantizar o papel da escola e atualizá-lo conforme seus valores que, em tal contexto, são orientados pela ênfase atribuída à etnificação das expressões culturais. Refiro-me aos “processos de etnificação” da escola desenvolvidos pelos atores sociais que são impulsionados pela interação com diferentes agentes (missionários do CIMI, pesquisadores, etc.) que participam das dinâmicas de construção social da diferença. Assim, a construção e a apresentação da diferença étnica são vividas cotidianamente entre os Xukuru-Kariri, fazendo emergir o que eles chamam de “resgate cultural”.
Título do Evento
XII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL & COLÓQUIO "REPÚBLICA, CIDADANIA E DIREITOS: 130 ANOS DE LUTAS"
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Encontro Regional Nordeste de História Oral & Colóquio "República, Cidadania e Direitos: 130 anos de lutas"
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Italo Dennis de. AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ENTRE OS XUKURU-KARIRI -AL... In: Anais do XII Encontro Regional Nordeste de História Oral & Colóquio "República, Cidadania e Direitos: 130 anos de lutas". Anais...Maceió(AL) Campus A.C. Simões / Universidade Federal de Alagoas - UFAL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/historiaoralnordeste2019/223597-AFIRMACAO-IDENTITARIA-E-O-PROCESSO-DE-CONSTRUCAO-DA-EDUCACAO-ESCOLAR-INDIGENA-ENTRE-OS-XUKURU-KARIRI--AL. Acesso em: 16/07/2025

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