COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Publicado em 22/11/2019

Título do Trabalho
COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Autores
  • Marlise Paim Braga Noebauer
Modalidade
Resumo
Área temática
Viver a cidade - O ambiente urbano • Mobilidade urbana • Acessibilidade • Informalidade • Maneiras de morar • Pertencimento • Participação
Data de Publicação
22/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/forumhabitar2019/197743-colaboracao-e-participacao-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-de-projeto-em-arquitetura-e-urbanismo
ISSN
Palavras-Chave
Arquitetura e Urbanismo; Ensino de Projeto de Arquitetura; Colaboração Projetual; Participação do Usuário, Métodos Coparticipativos de Projeto.
Resumo
O foco no atendimento das necessidades humanas é basilar ao conceito de habitabilidade. Em arquitetura e urbanismo deve-se responder à crescente complexidade em esferas diversas, que, em seu conjunto conferem, ou não, qualidade de vida por meio do ambiente construído. Tal demanda exige projetos criados a partir de múltiplos olhares, por meio da colaboração entre profissionais e a participação dos usuários. Estudos em Avaliação Pós-Ocupação (APO) apontam variados problemas no ambiente construído, evidenciando que muitas vezes os arquitetos e urbanistas atuam guiados, principalmente, por suas próprias consciências e formação técnica. Além disso, pesquisas sobre processos de projetos participativos mostram que a maior parte de suas dificuldades são geradas na graduação dos arquitetos. Adotou-se, assim, nessa investigação, o pressuposto de que mudanças reais no cenário profissional, quanto à colaboração e à participação, devem ocorrer, primeiro, na formação profissional. Abordagens projetuais não são identificáveis por análise curricular. Portanto, para levantar dados sobre o tema nos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros, foram estudados, a partir de revisão sistemática da literatura e análise de conteúdo, relatos de docentes sobre as abordagens adotadas no ensino de projeto e seus resultados. Procurou-se por palavras chave como colaboração, participação, e outras com raízes etimológicas semelhantes. Além disso, buscou-se entrevistas já publicadas com arquitetos e urbanistas, buscando mapear se os entrevistados praticam ou não abordagens coparticipativas nos seus processos de projeto e a possível relação que suas práticas têm com a sua graduação. E, por fim, foram realizadas, também, entrevistas com 15 arquitetos, para que fosse possível compreender se usam ou não métodos de abordagens coparticipativas em suas práticas e a relação existente entre a sua formação e a realidade identificada nas entrevistas. O principal resultado desse estudo é um retrato de como as abordagens colaborativas e participativas se fazem presentes, ou não, nos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil, em pleno final da segunda década do século XXI. Apresenta-se, ainda, os resultados de uma estratégia didática elaborada para o ensino e aprendizagem de métodos coparticipativos de projeto, aplicada em três turmas de uma mesma unidade curricular, para a qual a estratégia foi desenhada. Este artigo visa, portanto, apresentar não apenas um quadro atual do processo de ensino e aprendizagem de abordagens coparticipativas nos cursos de arquitetura e urbanismo, mas também indicar, algumas possibilidades – na forma de estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de métodos coparticipativos de projeto – para ampliação das abordagens coparticipativas no ambiente acadêmico, com vistas a contribuir para uma visão mais humana, consciente e coletiva no cenário profissional futuro.
Título do Evento
Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOEBAUER, Marlise Paim Braga. COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO EM ARQUITETURA E URBANISMO.. In: Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/forumhabitar2019/197743-COLABORACAO-E-PARTICIPACAO-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-PROJETO-EM-ARQUITETURA-E-URBANISMO. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes