ESTUDO DOS EFEITOS DO TRATAMENTO COM O PREBIÓTICO INULINA 10% SOBRE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E NEURO ESTRUTURAIS ASSOCIADAS COM ESTRESSE IMUNOGÊNICO COM O ANTÍGENO POLI(I:C) DURANTE A GESTAÇÃO EM MODELO ANIMAL.

Publicado em 10/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1162-4

DOI
10.29327/fisiopat2023.664151  
Título do Trabalho
ESTUDO DOS EFEITOS DO TRATAMENTO COM O PREBIÓTICO INULINA 10% SOBRE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E NEURO ESTRUTURAIS ASSOCIADAS COM ESTRESSE IMUNOGÊNICO COM O ANTÍGENO POLI(I:C) DURANTE A GESTAÇÃO EM MODELO ANIMAL.
Autores
  • Iuri Souza Pereira
Modalidade
Resumo
Área temática
Doenças Neurológicas
Data de Publicação
10/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fisiopat2023/664151-estudo-dos-efeitos-do-tratamento-com-o-prebiotico-inulina-10%25-sobre-mudancas-comportamentais-e-neuro-estruturais-
ISBN
978-65-272-1162-4
Palavras-Chave
ativação imune materna, transtornos mentais,poli(I:C), prebióticos, inulina.
Resumo
Os transtornos mentais são cada vez mais recorrentes na população, e uma em cada quatro pessoas no mundo será acometida por transtornos mentais ou neurológicos em algum momento de suas vidas. A exposição materna a agentes infecciosos, como vírus, bactérias ou outros protozoários, tem sido associada a um risco aumentado de transtornos mentais na prole. Evidências sugerem que os processos imunológicos maternos que ocorrem durante a infecção podem prejudicar o neurodesenvolvimento da prole, afetando a função do sistema nervoso central (SNC). Esses processos imunológicos podem estar associados a uma produção exacerbada de citocinas pró-inflamatórias, como a interleucina-8 (IL-8), e pesquisas documentaram níveis elevados de IL-8 em mães de crianças com esquizofrenia. A inulina é uma fibra solúvel não digerível que poderia atuar como prebiótico favorecendo a produção de ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato, que tem a capacidade de inibir a produção de citocinas pró-inflamatórias. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar se o tratamento pré-natal com inulina a 10% dissolvida em água será capaz de reduzir ou inibir os efeitos da ativação imune materna (AMI) causada pelo antígeno poli(I:C) sobre o desenvolvimento neurológico da proles. O tratamento consistiu em aplicação de água para o grupo controle e inulina para o grupo para o grupo de tratamento que será administrado a inulina a partir do 3.5 dia de gravidez na quantidade de 100ul via gavagem, e a injeção do poli (I:C) na concentração de 100mg/ kg e PBS para o grupo controle e inulina via subcutânea. A partir do dia 55 de nascidos os filhotes foram avaliados em testes comportamentais para verificar a presença de comportamentos depressivos, ansiosos, autistas, compulsivos ou esquizofrênicos. Alterações do neurodesenvolvimento serão investigadas a partir de marcadores de genes de oligodendrogênese, plasticidade neural e neurogênese SOX-2, SYP e OLIG 1, respectivamente, em amostras de córtex e hipocampo coletadas da prole. O resultado mostrou que o tratamento com inulina a 10% melhorou significativamente o comportamento do tipo depressivo no teste de spray de sacarose (controle96,85±18,10;p=0,999;inulina29,80±10,29;p=0,004; inulina+poli(I:C) 97,90±13,55; p= 0,002) quando analisada a quantidade de grooming facial, no teste do labirinto em cruz elevado o tratamento com inulina apresentou resultado significativo na avaliação de risco nas fêmeas (controle 4,8±0,489; p=0,0325; inulina+poli (I:C) 1,750±0,428;p=0,0076)mostrando melhora no comportamento de ansiedade e no teste de interação social os camundongos tratados com inulina, tanto fêmeas quanto machos passaram significativamente mais tempo com o novo animal em relação ao antigo (controle, p=0,0001; inulina, p=0,0001; poli(I:C), p=0,6788;inulina+poli (I:C) p=0,0038. Os presentes resultados mostraram que a inulina foi capaz de reverter comportamentos ligados a transtornos psiquiátricos.
Título do Evento
II Congresso de Fisiologia e Patologia
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Fisiologia e Patologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

PEREIRA, Iuri Souza. ESTUDO DOS EFEITOS DO TRATAMENTO COM O PREBIÓTICO INULINA 10% SOBRE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E NEURO ESTRUTURAIS ASSOCIADAS COM ESTRESSE IMUNOGÊNICO COM O ANTÍGENO POLI(I:C) DURANTE A GESTAÇÃO EM MODELO ANIMAL... In: Anais do Congresso de Fisiologia e Patologia. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Fiocruz, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fisiopat2023/664151-ESTUDO-DOS-EFEITOS-DO-TRATAMENTO-COM-O-PREBIOTICO-INULINA-10%25-SOBRE-MUDANCAS-COMPORTAMENTAIS-E-NEURO-ESTRUTURAIS-. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes