FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO – PPGE/UFOPA NO PERÍODO DE 2014 A 2020

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO – PPGE/UFOPA NO PERÍODO DE 2014 A 2020
Autores
  • ALESSANDRA NEVES SILVA
  • Erivelton Beniti
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 23: Formação de professores
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/536166-formacao-de-professores-que-atuam-na-educacao-do-campo-no-ambito-do-programa-de-pos-graduacao--ppgeufopa-no-per
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Formação de professores. Educação do campo. Teoria e prática. Grupos colaborativos. Desenvolvimento profissional docente.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o que dizem as pesquisas sobre formação de professores que atuam na Educação do campo no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Para isso, utilizou-se como instrumento metodológico uma pesquisa bibliográfica a partir dos descritores “Educação do campo” e “formação de professores”, na qual detectamos 9 (nove) pesquisas no período de 2016 a 2019, mas apenas 05 (cinco) pesquisas que se aproximavam do objeto de estudo, quais foram sobre: 1 (uma) sobre o professor iniciante, 01 (uma) sobre a formação continuada, 01 (uma) sobre desenvolvimento profissional em um grupo colaborativo; 02 (duas) sobre professores em formação. Os resultados das análises evidenciaram que os professores que possuem uma formação inicial não se sentem preparados para lidar com os desafios que se apresentam na escola do campo, como, por exemplo, os relacionados às políticas de educação integral e outras problemáticas que se manifestam nas práticas dos professores iniciantes tendo em vista que as escolas não possuem um programa de formação contínua específico que contemple as demandas dos professores. Por outro lado, as análises consideraram que o enlace entre a teoria e prática através de um curso específico de formação de professores para a educação do campo, programas de iniciação à docência, como o PIBID, o diálogo e os grupos colaborativos, podem ser alternativas para promover o desenvolvimento profissional tanto dos educadores iniciantes como dos educadores experientes.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ALESSANDRA NEVES; BENITI, Erivelton. FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO – PPGE/UFOPA NO PERÍODO DE 2014 A 2020.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/536166-FORMACAO-DE-PROFESSORES-QUE-ATUAM-NA-EDUCACAO-DO-CAMPO-NO-AMBITO-DO-PROGRAMA-DE-POS-GRADUACAO--PPGEUFOPA-NO-PER. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes