LITERATURA POPULAR NA ESCOLA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO À FORMAÇÃO DE LEITORES

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
LITERATURA POPULAR NA ESCOLA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO À FORMAÇÃO DE LEITORES
Autores
  • Nathalia Maria de Sousa Feitosa
  • Aparecida Suiane Batista Estevam
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 11: Literatura e formação de leitores em espaços escolares e não escolares
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/526599-literatura-popular-na-escola--o-cordel-como-instrumento-pedagogico-a-formacao-de-leitores
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
literatura popular; literatura de cordel; formação de leitores; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo
A literatura popular é a expressão artística e cultural de um povo, mais que isso, é retrato da sua memória e identidade, cuja gênese remete à tradição oral. Nesse sentido, dentro desse universo, tomamos por análise a literatura de cordel, modalidade fixa da poesia popular, objetivando compreender em que medida tal gênero textual pode contribuir à formação de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo assumiu os contornos de pesquisa de campo de abordagem qualitativa e fim explicativo, desenvolvida em sala de aula de escola pública municipal de São José de Piranhas-PB. À construção dos dados realizamos intervenção pedagógica em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, através da experiência de leitura por andaimes de Graves e Graves (1995). Na pré-leitura apresentamos aos estudantes um breve histórico da literatura oral e cordel, passando em seguida à recitação do cordel infantil “Criança responde”, de Isaura de Melo Souza, com emprego do recurso do fantoche. Na pós-leitura, por fim, os participantes ilustraram os versos em desenhos. Os resultados demonstraram que experiências de leitura com os folhetos de cordel despertam nos estudantes o gosto pela leitura, principalmente quando atreladas a outras ferramentas facilitadoras da mediação. Concluímos assim que, além de contribuir ao conhecimento e valorização da cultura popular no espaço escolar, a utilização da literatura de cordel na sala de aula constitui valoroso instrumento ao incentivo e formação de leitores.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa; BATISTA ESTEVAM, Aparecida Suiane. LITERATURA POPULAR NA ESCOLA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO À FORMAÇÃO DE LEITORES.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/526599-LITERATURA-POPULAR-NA-ESCOLA--O-CORDEL-COMO-INSTRUMENTO-PEDAGOGICO-A-FORMACAO-DE-LEITORES. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes