A LITERATURA INFANTIL EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA À FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
A LITERATURA INFANTIL EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA À FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Autores
  • Nathalia Maria de Sousa Feitosa
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 11: Literatura e formação de leitores em espaços escolares e não escolares
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/526536-a-literatura-infantil-em-espaco-nao-escolar--uma-estrategia-a-formacao-emancipatoria
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
literatura infantil, contação de histórias, formação emancipatória, espaço não escolar.
Resumo
Direito básico humano, a literatura é fundamental ao desenvolvimento crítico e social dos sujeitos, podendo – também no caso da literatura infantil – ser tomada como estratégia à educação emancipatória. Para além da fruição e deleite ou aumento do repertório vocabular, a literatura infantil em muito pode contribuir ao desenvolvimento da consciência crítica e humanista desde a mais tenra idade, e mesmo em espaços não escolares. Nessa perspectiva, nos propomos a realizar estudo com o objetivo de compreender a literatura infantil como valoroso instrumento à formação emancipatória. Considerando que as práticas educativas não estão restritas ao espaço escolar, realizaremos uma mediação de leitura literária através da técnica da contação de histórias, utilizando a obra “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. O espaço escolhido é uma Casa de Acolhimento Emergencial de crianças e adolescentes situada no Alto Sertão da Paraíba. Como estratégia metodológica, empregaremos a experiência de leitura por andaimes (GRAVES; GRAVES, 1995), proporcionando às crianças acolhidas uma experiência bem sucedida de leitura; e o método dialógico freireano, ao fomento da perspectiva crítica de sujeitos em estado de vulnerabilidade social. Com a pesquisa, esperamos ainda evidenciar a relevância da literatura infantil como aliada à Pedagogia Social, prática educativa desenvolvida em contextos sociais distintos.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa. A LITERATURA INFANTIL EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA À FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/526536-A-LITERATURA-INFANTIL-EM-ESPACO-NAO-ESCOLAR--UMA-ESTRATEGIA-A-FORMACAO-EMANCIPATORIA. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes