ENSINO, APRENDIZAGEM E DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: UM DESAFIO PARA DOCENTES E PAIS

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
ENSINO, APRENDIZAGEM E DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: UM DESAFIO PARA DOCENTES E PAIS
Autores
  • Joneilton José Araujo
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 15: Educação especial, inclusiva e diferenças socioeducacionais no espaço escolar
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/524472-ensino-aprendizagem-e-disturbio-do-processamento-auditivo-central--um-desafio-para-docentes-e-pais
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
DPAC. Ensino. Aprendizagem. Orientação
Resumo
Dadas as dificuldades para o ensino e a aprendizagem de quem é portador do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), faz-se necessário o aprofundamento do tema, principalmente, para servir de referência para quem convive cotidianamente com esse distúrbio, de maneira especial pais, pedagogos e orientadores educacionais. Para estes, essa realidade se apresenta como particular desafio, uma vez que, tem se tornado frequente nas salas de aula o aparecimento de crinaças com distúrbio do processamento auditivo em associação com os distúrbios de linguagem oral e/ou escrita. Nesse sentido, o presente estudo enfoca numa descrição do DPAC, bem como apresenta diferentes estratégias pedagógicas que possam auxiliar pais, professores e pedagogos no ensino e aprendizagem de crianças com esse distúrbio, tornando o processo de educacional mais efetivo e eficaz. A partir do superposto, a pesquisa se configurou como qualitativa de cunho bibliográfico referenciando, dentre outros: Smith e Strick (2007), Stefanini e Cruz (2006) quanto às Dificuldades de Aprendizagem; Pereira (2004), Azevedo (2005), Bianchi (2011) e Simon e Rossi (2006), quanto às habilidades auditivas; Schirmer, Fontoura e Nunes (2004), Seabra e Capovilla (2009) e Knabben (2002), quanto à reabilitação neuropsicológica e integração auditiva e Bianchetti (1995); Brasil (2008) e Mantoan (s.d.) quanto à educação inclusiva e Medeiros et al (2008) como trabalhar pedagogicamente o aluno DPAC. A partir das perspectivas estudadas, percebeu-se a possibilidade de integração saudável e com excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem dos portadores de DPAC, a partir da consideração de saberes multidisciplinares.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Joneilton José. ENSINO, APRENDIZAGEM E DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL: UM DESAFIO PARA DOCENTES E PAIS.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/524472-ENSINO-APRENDIZAGEM-E-DISTURBIO-DO-PROCESSAMENTO-AUDITIVO-CENTRAL--UM-DESAFIO-PARA-DOCENTES-E-PAIS. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

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