NARRATIVAS SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS NA DOCÊNCIA COM BEBÊS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
NARRATIVAS SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS NA DOCÊNCIA COM BEBÊS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autores
  • Renan Augusto Moura Cardoso
  • Dinalva da Silva Correa
  • Joaquina Ianca Miranda
  • Daniele Dorotéia Rocha de Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 12: Narrativas, Memórias e Experiências em Educação
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/516150-narrativas-sobre-os-aspectos-emocionais-na-docencia-com-bebes-da-rede-municipal-de-ensino-de-belem-do-para-durant
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
(Auto)Biografia, Docência com bebês, Educação Emocional, Pandemia.
Resumo
Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa intitulado “Psicoeducação emocional: das narrativas às práticas de autoconhecimento na docência com bebês”, tendo como plano de trabalho: “Aspectos emocionais na docência com bebês durante a pandemia". O trabalho teve como objetivo investigar os aspectos emocionais de professores (as) nas turmas de berçário da Rede Municipal de Belém. Definimos como problemática a seguinte questão: Quais aspectos emocionais são evidenciados nos relatos (auto)biográficos do desenvolvimento da docência com bebês, durante a pandemia de COVID, no ano de 2019?. O objeto de estudo foram os relatos (auto)biográficos de 04 (quatro) professoras da Rede Municipal de Educação de Belém, atuantes em creches e turmas do berçário durante a pandemia, assim como, os relatos coletados a partir de uma atividade formativa desenvolvida pós-pandemia, caracterizando a pesquisa como de abordagem qualitativa e biográfica. Como método para análise dos resultados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. A partir dos relatos, observamos que algumas professoras socializaram estados de fragilidade emocional neste período, dentre os quais, os sintomas de ansiedade foram muito evidenciados. Ter que repensar a metodologia e se adaptar aos meios digitais neste período, mudou a vida de algumas dessas docentes. Essa mudança brusca no trabalho pedagógico com bebês foi um gatilho para despertar graves problemas emocionais, dentre eles, a ansiedade. Evidencia-se que, cada vez mais, se torna necessário discutir as emoções nos processos educacionais e desenvolver a psicoeducação na formação docente, uma vez que, possibilita a ampliação das possibilidades de enfrentamento às questões socioemocionais dessa docência.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Renan Augusto Moura et al.. NARRATIVAS SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS NA DOCÊNCIA COM BEBÊS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/516150-NARRATIVAS-SOBRE-OS-ASPECTOS-EMOCIONAIS-NA-DOCENCIA-COM-BEBES-DA-REDE-MUNICIPAL-DE-ENSINO-DE-BELEM-DO-PARA-DURANT. Acesso em: 26/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes