DO LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” À “APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA”: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO EDUCATIVA DA AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030.

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
DO LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” À “APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA”: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO EDUCATIVA DA AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030.
Autores
  • Jociene Araujo Lima
  • Lívian de Almeida Queiroz
  • Emanuela Rútila Monteiro Chaves
Modalidade
Artigo
Área temática
GT 05: Planejamento, gestão e políticas públicas da educação básica
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/515654-do-lema-educacao-para-todos-a-aprendizagem-ao-longo-da-vida--analise-da-concepcao-educativa-da-agenda-global-
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Necessidades Básicas de Aprendizagem. Aprendizagem ao Longo da Vida. Agenda Global de Educação 2030.
Resumo
Há um consenso entre os pesquisadores que se debruçam a estudar a política educacional mundial: no ano de 1970, a educação ganhou um novo sentido em escala global, coincidindo com as investidas do Banco Mundial em apoiá-la como um campo social capaz de mudar o planeta e desenvolver os países economicamente. A primeira concepção inserida pela instituição foi "satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem", disseminada no início da década de 1990, que tinha como ênfase habilidades instrumentais básicas. Porém, com a aprovação da Agenda Global de Educação 2030, essa concepção foi restringida a noção de “Aprendizagem ao Longo da Vida”, pautando somente a aprendizagem e não mais a noção ampla de educação. Assim, este trabalho, de caráter bibliográfico e documental, possui como objetivo geral analisar a mudança do eixo de habilidades cerne da Agenda Global de Educação 2030. No que tange à compreensão da interferência do Banco Mundial acerca da visão de educação e sua alteração no decorrer dos anos, nos apoiaremos nos escritos de Leher (1998), Pereira (2009), Pereira e Pronko (2014), Furtado (2008) e Gadotti (2016) e Chaves (2019). Em relação à exploração da modificação do eixo educativo da agenda, investigaremos os seguintes documentos: Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Jomtien) e Declaração de Incheon. Por fim, é possível concluir que a troca da concepção aderida pelo Banco foi uma estratégia elaborada buscando a retirada das obrigações estatais, uma vez que o novo lema não engloba a educação e todas as suas complexas mediações, mas foca nos intentos do capital que desobriga o Estado de promover um ensino escolar com potencialidade crítica.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Jociene Araujo; QUEIROZ, Lívian de Almeida; CHAVES, Emanuela Rútila Monteiro. DO LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” À “APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA”: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO EDUCATIVA DA AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030... In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/515654-DO-LEMA-EDUCACAO-PARA-TODOS-A-APRENDIZAGEM-AO-LONGO-DA-VIDA--ANALISE-DA-CONCEPCAO-EDUCATIVA-DA-AGENDA-GLOBAL-. Acesso em: 21/07/2025

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