ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

DOI
10.29327/1147952.13-22  
Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
Autores
  • Valdeize de Sales Marques
  • Eula Regina Lima Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 21: Os estágios supervisionados e os processos identitários e formativos do (a) pedagogo(a)
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/514941-estagio-supervisionado-de-introducao-ao-campo-educacional--vivencias-teoricas-e-praticas
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Estágio, Vivências, Práxis.
Resumo
O presente trabalho visa discorrer sobre as vivências construídas durante o estágio supervisionado realizado no Núcleo de Educação do Campo – NEC da Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Castanhal/Pará, como parte da disciplina de Estágio de Introdução ao Campo Educacional, componente curricular obrigatório para a integralização do Curso de Pedagogia da UFPA, que tem por objetivo geral proporcionar ao graduando o contato com a realidade educacional, mobilizando conhecimentos teóricos e práticos, das escolas públicas e instituições do sistema, urbanas e do campo, sob orientação. Realizou-se planejamento, observações, diálogo com textos, documentos, entrevistas com os sujeitos da instituição, visitas nas escolas e eventos. O eixo norteador do estágio foi a educação emancipadora e a curiosidade epistemológica (Freire, 1987) em conhecer a realidade das instituições do sistema de ensino em que o pedagogo atua, visando participar de forma crítica e reflexiva nas atividades que possibilitassem a práxis no campo educacional, especialmente da rede pública de ensino. Na escrita do relatório, adotou-se a pesquisa qualitativa de viés exploratória, proposta por Gil (2002), incluindo levantamento bibliográfico e entrevista pautada pelo diálogo. Academicamente, as práticas vivenciadas contribuíram de maneira dinâmica e enriquecedora para reflexão sobre a realidade educacional do munícipio, do trabalho e da importância do papel do pedagogo, nesse contexto. Por fim, considera-se que o Estágio como campo do conhecimento é de suma importância na formação do pedagogo, pois permite vivências essenciais que contribuem significativamente na vida pessoal, cidadã e profissional do pedagogo.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MARQUES, Valdeize de Sales; NASCIMENTO, Eula Regina Lima. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INTRODUÇÃO AO CAMPO EDUCACIONAL: VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/514941-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-DE-INTRODUCAO-AO-CAMPO-EDUCACIONAL--VIVENCIAS-TEORICAS-E-PRATICAS. Acesso em: 19/06/2025

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