CIRCULOS DE LEITURA: (RE) CONHECIMENTO, REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA.

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
CIRCULOS DE LEITURA: (RE) CONHECIMENTO, REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA.
Autores
  • ANTONIA KARINA MOTA SIMPLÍCIO
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 10: Biblioteca escolar: espaço de leitura, aprendizagem, formação e autoformação de leitores
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/510301-circulos-de-leitura--(re)-conhecimento-reflexao-e-formacao-humana
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Círculos de Leitura, Formação humana, Espaço de leitura, Aprendizagem
Resumo
CIRCULOS DE LEITURA: (RE) CONHECIMENTO, REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA. Resumo: Desde o ano 2000, o Programa Círculos de Leitura do Instituto Braudel, atua em parceria com as redes públicas, idealizado por Catalina Pagés, filósofa e psicanalista, o programa Círculos de Leitura, tem sido desenvolvido com jovens de comunidades e escolas públicas em vários estados do Brasil: São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. No entanto, a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE) firmou a parceria e iniciou as atividades em 2012, o programa tem como objetivo apoiar a formação de leitores reflexivos e ampliar o seu acesso ao conhecimento, por meio da leitura grupal de obras que ressaltam valores éticos. Além de promover o desenvolvimento integral dos alunos através da leitura e da escrita com jovens do Ensino Médio. A discussão de grandes obras da literatura brasileira e mundial, em grupo e em voz alta, estimula o desenvolvimento de diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia, cooperação, argumentação, comunicação e autoconhecimento, ampliando o repertório cultural dos jovens. O Programa incentiva o protagonismo juvenil, pois são os jovens multiplicadores formados na metodologia dos Círculos de Leitura que conduzem os grupos em suas escolas. Estes alunos formam novos multiplicadores entre seus pares, assegurando, assegurando a continuidade do Programa nas escolas. Este resumo traz percepções e vivências, observadas no momento da execução das atividades propostas no Programa Círculo de Leitura, realizado numa Escola de Ensino Médio em Sobral-Ceará. O objetivo do programa é favorecer o protagonismo dos jovens, fazendo com que vivenciem através da leitura, suas próprias experiências, havendo a possibilidade dos participantes opinarem acerca das obras lidas durante às atividades, sugerindo um desfecho diferente do que propunha o autor do livro e ainda gerar discussões sobre os diversos assuntos que podem surgir durante a leitura compartilhada. Hoje já são 21 escolas, somente na Região Norte do Estado do Ceará, prova de que o Programa é muito importante para os jovens estudantes da rede pública do Estado.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIMPLÍCIO, ANTONIA KARINA MOTA. CIRCULOS DE LEITURA: (RE) CONHECIMENTO, REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA... In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/510301-CIRCULOS-DE-LEITURA--(RE)-CONHECIMENTO-REFLEXAO-E-FORMACAO-HUMANA. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes