A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL
Autores
  • ANTONIA KARINA MOTA SIMPLÍCIO
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 01: Políticas educacionais, currículo e ensino médio
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/510299-a-importancia-das-disciplinas-eletivas-nas-escolas-estaduais-de-tempo-integral
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Educação, Tempo Integral, Disciplinas Eletivas
Resumo
Resumo: A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), desde 2016, iniciou a implantação do Ensino Médio em tempo integral nas escolas estaduais. Atualmente, a rede pública conta com 261 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) distribuídas em 130 municípios cearenses. Nas escolas de tempo integral, o currículo é composto por uma jornada diária de nove horas, perfazendo um total de 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos estudantes e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos. De acordo com a Seduc os diferenciais neste modelo de educação são:– A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) está concebida como comunidade de aprendizagem. Ou seja, alunos, escola e comunidade estabelecem objetivos comuns e implementam ações baseadas em evidências científicas para alcançar a máxima aprendizagem para todos e a melhoria da convivência entre todos. – A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, funcionários e comunidade. – A oferta das eletivas é estruturada levando em consideração as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias) mais a Formação Profissional, de modo a possibilitar aos alunos a estruturação de seu itinerário formativo e uma reflexão sobre sua trajetória acadêmica, que será desenhada por suas escolhas e interesses. Dessa forma, esse modelo de ensino amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos. Além de todas as vantagens, os professores lecionam de acordo com o catálogo de componentes eletivos, podendo ser adaptados pra realidade de cada escola e nesse contexto os estudantes escolhem as disciplinas eletivas de acordo com seus interesses e/ou curiosidade sobre o assunto proposto em cada disciplina.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIMPLÍCIO, ANTONIA KARINA MOTA. A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/510299-A-IMPORTANCIA-DAS-DISCIPLINAS-ELETIVAS-NAS-ESCOLAS-ESTADUAIS-DE-TEMPO-INTEGRAL. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes