O ENSAIO E A ESCRITA ACADÊMICA

Publicado em 06/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-451-3

Título do Trabalho
O ENSAIO E A ESCRITA ACADÊMICA
Autores
  • CLEBER AUGUSTO
Modalidade
Minicurso
Área temática
GT 07: Literatura, Cultura e as Identidades Regionais G
Data de Publicação
06/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/fiped2022/490129-o-ensaio-e-a-escrita-academica
ISBN
978-85-5722-451-3
Palavras-Chave
Linguagem, texto acadêmico, ciência.
Resumo
O trabalho científico implica leitura, escrita, escuta e fala. A iniciação ao mundo da ciência implica na formação sobre normas de atitudes acadêmicas aceitas. Atualmente, as práticas científicas procuram regular formas padronizadas e limitadas de desenvolvimento de estudos, sobretudo no campo da educação. Nesse contexto de padronização, são incentivados estilos de leitura e escrita que expressem o ideal de uma ciência neutra e objetiva, que esteja estabelecida em princípios como um profundo afastamento entre sujeito da pesquisa e objeto estudado e uma clara delimitação do conhecimento científico diante de outros modos de conhecimento (religioso, filosófico, artístico, do senso comum etc.). Especialmente no campo de estudos em educação e pedagogia, tais princípios são cada vez mais questionáveis. Verifica-se a necessidade de estratégias de pesquisa que permitem uma integração formal entre sujeito e objeto, bem como considerar que as subjetividades do agente pesquisador é imprescindível para determinadas compreensões de fenômenos da educação. Ao definir uma linguagem mais “impessoal” como a única forma aceitável de escrita acadêmica, outros estilos literários, como o ensaio, são considerados inapropriados para produzir e comunicar ciência. No entanto, é possível observar que o uso do ensaio possibilita a produção e a comunicação do conhecimento científico por meio de outras estratégias e estéticas. Portanto, o minicurso, com carga horária de 4h, é inspirado em obra homônima do professor e pesquisador espanhol Jorge Larrosa, que discute o gênero ensaio como estratégia de leitura e escrita da produção científica. O ensaio opõe-se à ideia de pureza e objetividade promovida na “política da linguagem” acadêmica devido seu caráter subjetivo. O pesquisador é movido por questionamentos sobre a possibilidade de desenvolver estudos sobre educação como ensaísta. Assim, o objetivo central do minicurso é apresentar o gênero literário do ensaio como possibilidade de produção e de transmissão do conhecimento científico em educação, ao problematizar os limites das regras básicas da política de linguagem acadêmica. O minicurso abordará: 1) as características do ensaio como texto acadêmico; 2) os princípios filosóficos do uso do ensaio como escrita científica; 3) aplicações do ensaio no trabalho científico. Ocorrerá uma exposição dialogada do conteúdo, utilizando o texto de Larrosa (2003) como base, além de apresentações de exemplos. Também serão realizadas orientações práticas. O evento desenvolver-se-á em um espaço que possibilite o diálogo entre os participantes e entre estes e o condutor do curso. O minicurso é voltado para estudantes em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado, no campo das ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente que desenvolvam estudos e pesquisas em educação e pedagogia. Também poderão participar professores e profissionais de instituições de educação. O público-alvo do minicurso deve estar interessado no tema e buscar novas formas de produzir e comunicar o conhecimento científico em educação. Referências: ADORNO, T. O ensaio como forma. In: Notas de literatura J.Tradução e apresentação de Jorge M. B. de Oliveira. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003, pp. 15-45. LARROSA, J. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, pp. 101-115., jul/dez, 2003. ZAMBRANO, M. La guía como forma del pensamiento. In: Hacia un saber sobre el alma. Madrid: Alianza, 1987, pp. 71- 97.
Título do Evento
FIPED2022
Cidade do Evento
Altamira
Título dos Anais do Evento
XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AUGUSTO, CLEBER. O ENSAIO E A ESCRITA ACADÊMICA.. In: XIII FIPED 2022: Educação, Ciência e Política: em busca da construção democrática. Anais...Altamira(PA) UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/fiped2022/490129-O-ENSAIO-E-A-ESCRITA-ACADEMICA. Acesso em: 16/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes