REVISITANDO A HISTÓRIA DAS AÇÕES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FIOCRUZ: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA COOTRAM NAS FAVELAS DE MANGUINHOS (RIO DE JANEIRO, 1994/2005)

Publicado em 21/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-679-1

Título do Trabalho
REVISITANDO A HISTÓRIA DAS AÇÕES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FIOCRUZ: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA COOTRAM NAS FAVELAS DE MANGUINHOS (RIO DE JANEIRO, 1994/2005)
Autores
  • André Lima
Modalidade
ORAL
Área temática
Saúde e Bem Viver
Data de Publicação
21/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidadeii/517412-revisitando-a-historia-das-acoes-em-promocao-da-saude-na-fiocruz--reflexoes-sobre-a-experiencia-da-cootram-nas-fa
ISBN
978-85-5722-679-1
Palavras-Chave
Geração de Trabalho e Renda, Projetos de Extensão, Cooperação Social, Favelas, Manguinhos
Resumo
O presente trabalho se insere no contexto dos estudos sobre a história e memória da relação dos moradores do conjunto de favelas de Manguinhos com a Fundação Oswaldo Cruz, especialmente no que tange à projetos delineados sob a ideia de Promoção de Saúde. Tem por objetivo apresentar uma reflexão histórica sobre a experiência da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos do Complexo de Manguinhos (Cootram). Fundada em 1994 por moradores de Manguinhos e trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz, no âmbito de um projeto sócio-extensionista chamado Universidade Aberta, a Cootram teve suas atividades encerradas no ano de 2005 por conta de questões administrativas e litígios judiciais. Eventos - na esfera pública - em torno de novas gramáticas da sociedade civil organizada, acirramento das formas de controle territorial por grupos armados, ampliação da presença de lideranças evangélicas na agenda política, o redesenho organizacional e político das associações de moradores atuantes em favelas, dentre outros aspectos, estão considerados neste estudo, assim como uma especificidade de Manguinhos em relação à outros territórios de favela que é a presença orgânica do principal Campus da maior instituição de pesquisa na área biomédica e da saúde da América Latina: a Fiocruz. A metodologia que regeu esta reflexão perpassou por análise de bibliografias sobre o tema, bem como fontes orais (História Oral) e documentos da Cootram depositados no Arquivo da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O presente trabalho se apresenta de modo a contribuir no campo das reflexões históricas sobre as favelas cariocas e as ações coletivas de seus moradores, numa interface multidisciplinar, conjugando elementos da historiografia sobre o Tempo Presente com o conhecimento produzido nas áreas da Saúde Coletiva, Serviço Social, Sociologia e Ciência Política.
Título do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, André. REVISITANDO A HISTÓRIA DAS AÇÕES EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FIOCRUZ: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA COOTRAM NAS FAVELAS DE MANGUINHOS (RIO DE JANEIRO, 1994/2005).. In: II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ e UFRJ, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidadeII/517412-REVISITANDO-A-HISTORIA-DAS-ACOES-EM-PROMOCAO-DA-SAUDE-NA-FIOCRUZ--REFLEXOES-SOBRE-A-EXPERIENCIA-DA-COOTRAM-NAS-FA. Acesso em: 20/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes