MODALIDADE À DISTÂNCIA E MODALIDADE PRESENCIAL: CADA UM NO SEU QUADRADO

Publicado em 21/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-679-1

Título do Trabalho
MODALIDADE À DISTÂNCIA E MODALIDADE PRESENCIAL: CADA UM NO SEU QUADRADO
Autores
  • Jéssica dos Santos Soares
  • Otavio Alves De Brito Lucindo Da Silva
Modalidade
ORAL
Área temática
Educação e Cidadania
Data de Publicação
21/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidadeii/506841-modalidade-a-distancia-e-modalidade-presencial--cada-um-no-seu-quadrado
ISBN
978-85-5722-679-1
Palavras-Chave
EAD, Modalidades de Ensino, Revisão de Práxis, Paradigma do Ensino à Distância, CEDERJ
Resumo
Nos últimos anos houve um aumento significativo no percentual de estudantes, que ingressaram no Ensino à Distância - EAD. Em 2009, estudantes do ensino superior presencial, correspondiam a 83,90%, e do ensino à distância, 16,10%, já em 2019, essa dinâmica mostrou uma mudança significativa, com 56,20% dos estudantes de nível superior na modalidade presencial, e à distância 43,80%. Mesmo com todo esse avanço, o EAD ainda transporta “o paradigma de ensino linear e fechado para o computador.”, e ainda não se põe como um ensino de fato distinto. Na organização do CEDERJ por exemplo, há: Professor(a), Tutor(a) à Distância, Tutor(a) Presencial; para o Consórcio, os tutores possuem papel central, sendo este gerar o “elo entre a coordenação da disciplina, o material didático e o estudante”, assim, o papel dos tutores é “fundamental para que os estudantes possam receber a formação dada pela Instituição de Ensino Superior responsável pelo curso”. Todavia, as tutorias presenciais são geralmente aos sábados pela manhã, demandando este tempo (síncrono) e organização dos estudantes, e as que funcionam à distância, são destinadas a dúvidas pontuais e nem sempre são tempestivas. Dessa forma a organização possui um ensino à distância, mas ainda com vícios e práxis do ensino presencial. O EAD é repleto de especificidades, dentre elas: a distância, a assincronicidade, a solitude e a flexibilidade. Ao passarmos ideias rígidas para o EAD, como: prazos únicos, fechados e estabelecidos por terceiros, o mesmo perde seu propósito, e passa a ser menos efetivo. “Tais circunstâncias levam a um grande percentual de evasão, pelo fato de muitos alunos não estarem preparados para quebrar paradigmas e romper as barreiras enfrentadas na EaD”, e não apenas os estudantes, mas também as instituições. Para que o EAD possa evoluir e se aperfeiçoar de fato, é necessário que seja visto e tratado inclusive administrativamente, como um tipo de ensino distinto e específico. Referências Alejandra Behar (Projeto ROODA – Rede Coooperativa de Aprendizagem, NUTED, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, UFRGS) OLIVEIRA, Walter Pinto de; BITTENCOURT, Wanderley José Mantovani. A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed. Revista Educação Pública, v. 20, nº 3, 21 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-evasao-na-ead-uma-analise-sobre-os-dados-e-relatorios-ano-base-2017-apresentados-pelo-inep-uab-e-abed G1, Em 10 anos, aumenta quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos à distância do ensino superior, diz Inep <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/10/23/em-10-anos-quase-quadruplica-numero-de-alunos-que-entram-no-ensino-superior-e-optam-pela-educacao-a-distancia-diz-inep.ghtml> Publicado em 23 de Outubro de 2020.
Título do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Jéssica dos Santos; SILVA, Otavio Alves De Brito Lucindo Da. MODALIDADE À DISTÂNCIA E MODALIDADE PRESENCIAL: CADA UM NO SEU QUADRADO.. In: II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ e UFRJ, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidadeII/506841-MODALIDADE-A-DISTANCIA-E-MODALIDADE-PRESENCIAL--CADA-UM-NO-SEU-QUADRADO. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes