TEATRO DO OPRIMIDO COM AS JUVENTUDES URBANAS PERIFÉRICAS: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

Publicado em 21/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-679-1

Título do Trabalho
TEATRO DO OPRIMIDO COM AS JUVENTUDES URBANAS PERIFÉRICAS: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL
Autores
  • Thalia Rampazio Viana
  • Beatriz Akemi Takeiti
Modalidade
ORAL
Área temática
Educação e Cidadania
Data de Publicação
21/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidadeii/506623-teatro-do-oprimido-com-as-juventudes-urbanas-perifericas--pistas-para-uma--educacao-decolonial
ISBN
978-85-5722-679-1
Palavras-Chave
Teatro do Oprimido, Educação Decolonial, Juventudes
Resumo
O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar de que forma a metodologia do Teatro do Oprimido (TO) pode ser uma ferramenta de intervenção e pesquisa a fim de fomentar uma Educação Decolonial. Nesta pesquisa, propõe-se a utilização de uma metodologia participativa, sendo construída em parceria com os jovens, aprofundando de forma teórica e prática as ações culturais junto a juventude urbana periférica. A proposta também envolve a promoção de debates acerca das opressões interseccionais, com objetivo de estimular uma educação antirracista, decolonial e interseccional, além da democratização do acesso à cultura. Busca-se, com esta pesquisa, abordar a importância de uma educação decolonial no projeto político e pedagógico na educação; identificar como a metodologia do TO pode ser adotada enquanto recurso didático e de que modo a utilização deste instrumento contribui para aprendizagem de uma educação decolonial em sala de aula; elaborar parcerias com multiplicadores, a fim de promover encontros de T.O com jovens; refletir as ações implementadas e compor um método para Educação Decolonial a partir do TO; produzir encontros e debates com temáticas em torno do papel da Arte, especialmente o TO, com práticas descolonizantes e as reflexões acerca das opressões interseccionais nas escolas. A partir do tema proposto, a inquietação se perfaz em uma questão norteadora para a problemática que envolve a necessidade de uma educação decolonial e as práticas nas escolas: Como a metodologia do Teatro do Oprimido pode ser adotada enquanto ferramenta para composição de uma metodologia que leva à uma Educação Decolonial? Unida a esta questão central, outras se fazem presentes: Quais os efeitos da metodologia do Teatro do Oprimido sendo utilizada na sala de aula na vida de jovens? De que forma a promoção de encontros do Teatro do Oprimido para estudantes jovens periféricos levaria a reflexões acerca das opressões interseccionais? Minha hipótese é de que através dos jogos teatrais da metodologia do teatro do oprimido e encontros proporcionados, os alunos possam dialogar frente a estrutura antidemocrática da escola, desvelando práticas opressoras cotidianas, apontando caminhos de escuta possíveis no processo de construção de conhecimento. O trabalho, ainda em andamento, se justifica em democratizar o acesso à cultura e arte na educação, visto que “a imaginação é uma das formas mais poderosas de resistência que pessoas oprimidas e exploradas podem usar” (HOOKS, 1952, p.105). Propõem-se, então, uma análise que se utiliza, além de uma perspectiva decolonial da Educação, revisando seu histórico a partir de outros conceitos epistemológicos que foram inviabilizados, viabilizar diferentes vias sensoriais de expressão através do T.O, possibilitando um corpo que muitas vezes foi reprimido a se expressar. REFERÊNCIAS HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Título do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIANA, Thalia Rampazio; TAKEITI, Beatriz Akemi. TEATRO DO OPRIMIDO COM AS JUVENTUDES URBANAS PERIFÉRICAS: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL.. In: II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ e UFRJ, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidadeII/506623-TEATRO-DO-OPRIMIDO-COM-AS-JUVENTUDES-URBANAS-PERIFERICAS--PISTAS-PARA-UMA--EDUCACAO-DECOLONIAL. Acesso em: 01/06/2025

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