A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA FAVELA DO ESQUELETO (1934-1965)

Publicado em 07/04/2022 - ISBN: 978-65-5941-644-8

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA FAVELA DO ESQUELETO (1934-1965)
Autores
  • Emmanuelle Torres
Modalidade
Resumo - Oral
Área temática
História, Memória e Patrimônio
Data de Publicação
07/04/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidade/440147-a-construcao-social-da-favela-do-esqueleto-(1934-1965)
ISBN
978-65-5941-644-8
Palavras-Chave
Favela, História,
Resumo
A história das favelas da cidade do Rio de Janeiro, nas últimas duas décadas, foi tomada como objeto da pesquisa histórica. Mais tarde do que outras disciplinas das Ciências Humanas, a História chega nesse objeto não somente pensando a História dessas localidades, mas também analisando e entrelaçando os processos de construção e produção do espaço, seja em escala macro ou micro, na fuga, principalmente, dos processos de generalização que são comuns sobre as favelas. A fim de contribuir com essas narrativas históricas que acrescentam o campo de debates nas Ciências Humanas, a pesquisa que está sendo desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio com financiamento da Capes, tem por objetivo analisar e compreender o processo de construção social do espaço e experiência na localidade que ficou conhecida como Favela do Esqueleto, entre 1934 e 1965. Tendo sido localizada no terreno da atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a localidade em questão passou a ser habitada em meados do ano 1934, ocupação essa viabilizada pelo Ministério da Fazenda e Educação. No final da década de 1920, o governo federal decide construir o Hospital das Clínicas no Rio de Janeiro, contudo o projeto é abandonado logo após de sua estrutura de concreto ser erguida. O esqueleto do hospital fica ocioso entre 1926 e 1934, quando os Ministérios da Fazenda e Educação decidem lotear o terreno e alugá-lo aos doze trabalhadores mais humildes do Ministério da Fazenda. Os moradores passam a ocupar a região, que por ser bem localizada na cidade e estar numa Zona Industrial com postos de trabalho disponíveis, atraiu vários trabalhadores para também habitar o Esqueleto. Poderemos verificar a presença das moradias na região até o processo de desapropriação nas favelas empreendido no governo Carlos Lacerda, em 1961-1965. Compreender e analisar a experiência dos moradores e suas formas de estratégias para habitar e permanecer na região é o objetivo central da pesquisa, que através do método de análise de jornais do período, busca recuperar a história de uma localidade conhecida apenas por seu fim trágico, ressonando assim a voz dos moradores daquela região, com auxílio de autores como Margaret Rodman e Setha Low (2003), que esquematizam métodos para analisar o espaço através dos indivíduos que o constituem, a partir de seu protagonismo vocal e local. Além disso, o aporte teórico para a construção desta pesquisa é baseado nos principais autores que pensam a favela como categoria de análise, a partir da História ou das Ciências Sociais, como Licia Valladares (2005), Brodwyn Fischer (2008) e Rafael Gonçalves Soares (2013). Além desses autores, são priorizados as histórias de localidade específicas como caminho teórico, como Mariana Costa (2019) com sua tese sobre a Rocinha, ou Juliana Oakim (2014) com sua dissertação sobre o processo de luta da Federação de Favelas do Estado da Guanabara contra as desapropriações do governo Lacerda.
Título do Evento
Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?
Título dos Anais do Evento
Anais - Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Emmanuelle. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA FAVELA DO ESQUELETO (1934-1965).. In: Anais - Jornada Científica Favelades Universitáries: Quais os caminhos levam os favelades à Universidade e a Universidade à Favela?. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ / UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidade/440147-A-CONSTRUCAO-SOCIAL-DA-FAVELA-DO-ESQUELETO-(1934-1965). Acesso em: 25/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes