GAMETERAPIA: A REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL.

Publicado em 31/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-482-7

Título do Trabalho
GAMETERAPIA: A REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL.
Autores
  • Gabriel Amaral Barroso Ribeiro Gonçalves
Modalidade
Edital - Resumo Simples
Área temática
Inteligência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Data de Publicação
31/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/expoesp/580375-gameterapia--a-realidade-virtual-no-tratamento-fisioterapeutico-em-pacientes-com-paralisia-cerebral
ISBN
978-85-5722-482-7
Palavras-Chave
Realidade virtual. Paralisia Cerebral. Fisioterapia
Resumo
Introdução: Em 1897 surgiu o conceito de paralisia cerebral - PC, que posteriormente foi convalidado por Phelps, quando ele descreveu um grupo de crianças com transtornos motores mais ou menos severos devido à lesão do sistema nervoso central. Visando as disfunções cinética funcionais causada pela paralisia, o acompanhamento fisioterapêutico se faz extremamente necessário e neste ponto, como profissionais, encontramos desafios a serem ultrapassados como por exemplo a adesão do tratamento nos pacientes. A tecnologia é chave para a solução das problemáticas encontrada, tecnologia essa inovadora, lúdica e interativa como a realidade virtual - RV. Desenvolvimento do trabalho: O estudo foi realizado no lapso do projeto de extensão da Clínica Escola Uninta – CEU da Faculdade Uninta Itapipoca no município de Itapipoca – CE no período entre 17 de maio a 14 de junho de 2021. A população da pesquisa foi composta de pacientes que foram admitidos na CEU que possuem o diagnóstico de PC com hemiplegia, cognitivo preservado e marcha independente. Dividimos o estudo em 4 fases no qual se segmentava da seguinte forma: 1ª fase com orientações sobre o estudo e a terapêutica, na 2ª a avalição de cada paciente, a 3ª aplicação da realidade virtual e terapêutica e por fim 4ª fase com a reavaliação e resultados. Em toda primeira fase tivemos o cuidado de explicar a cada responsável e acompanhantes os detalhes da terapêutica relatando: aplicação e adaptação do óculos de realidade virtual com conteúdo de interesse do paciente, as avaliações que iriam ser feitas, o desenvolvimento do estudo e resultados, já na segunda fase o controle de prontuários foi tanto necessário quanto eficaz para definimos as escalas de avaliação sendo elas: escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e escala Gross Motor Function Classification System (GMFCS) onde ambas entraram em uma anamnese completa e catalogada em planilha. A 3 fase foi aplicação da terapêutica onde houve um momento inicial de interação com o equipamento e com os jogos. A cada sessão era utilizado jogos no período de 20 minutos, no qual o jogo controlava o tempo de repetições. contudo havia uma pausa de 5 minutos para descanso. Durante os jogos, o paciente recebia comandos verbais de incentivo que serviram para alinhamento, correção da biomecânica e atenção. Na última fase foram reavaliados e geramos um resultado dividindo o mesmo por idade, sexo e scores das escalas. Resultados e/ou impactos: Foi possível ver que a RV traz inúmeros benefícios aos pacientes principalmente pelo ganho de equilíbrio e percepção espacial e corporal. Tivemos também resultados diante a comunicação e contato social desses pacientes que por meio de relatos dos acompanhantes e responsáveis mostram que foi positiva. Algumas dificuldades foram: a adaptação desses pacientes a terapia e mudança do ambiente para se adequar as novas atividades, contudo o resultados de forma geral foram positivos. Conclusão ou Considerações finais: Durante o desenvolvimento do estudo foi identificada uma variação entre desaprovação até a aclamação da RV no tratamento dos pacientes com PC, podendo assim acreditar que com maior amostragem o estudo fique completo.
Título do Evento
VIII ExpoESP - Construindo um Sistema de Saúde Inteligente
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais VIII Expoesp: Construindo um Sistema de Saúde Inteligente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Gabriel Amaral Barroso Ribeiro. GAMETERAPIA: A REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL... In: Anais VIII Expoesp: Construindo um Sistema de Saúde Inteligente. Anais...Fortaleza(CE) Centro de Eventos do Ceará, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/expoESP/580375-GAMETERAPIA--A-REALIDADE-VIRTUAL-NO-TRATAMENTO-FISIOTERAPEUTICO-EM-PACIENTES-COM-PARALISIA-CEREBRAL. Acesso em: 17/05/2025

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