A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO ATENDIMENTO

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-013-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO ATENDIMENTO
Autores
  • Geyssy Yorrana Canedo Miguel
Modalidade
E-pôster
Área temática
Trabalho Científico | Foco: Assistência em Saúde
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/excelenciaemsaude/280462-a-importancia-da-avaliacao-e-diagnostico-das-funcoes-executivas-no-atendimento
ISBN
978-65-5941-013-2
Palavras-Chave
Função Executiva, Testes Psicológicos, Técnicas Projetivas
Resumo
Introdução: Há um consenso geral de que existem três funções executivas principais: inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. as FE afetam as mais diversas áreas da vida do sujeito. Isto posto, é compreensível que na clínica as FE devem ser consideradas durante o tratamento do paciente. Afinal, as alterações cognitivas e comportamentais que provém da desregulação dessas funções influem significativamente na vida diária e social do sujeito. Para encontrar estratégias adequadas de tratamento é preciso primeiro realizar uma avaliação psicológia e/ ou neuropsicológica e comportamental abrangente do paciente. A avaliação deve permitir conhecer tanto o perfil de rendimento das capacidades cognitivas que dependem das FE, quanto eventuais condutas atípicas no trato social. Objetivo: Demonstrar a relevância da avaliação e diagnóstico psicológico das FE no atendimento clínico Método: Pesquisa bibliográfica Resultados: As FE estão intimamente relacionadas a diversos transtornos e desordens como Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Tanstorno de estress pós-traumático depressão e ansiedade transtorno obsessivo compulsivo (TOC) esquizofrenia e transtornos do espectro do autismo (TEA). Funções executivas disfuncionais podem influenciar também a saúde física, uma vez que estão relacionadas a obesidade, compulsão alimentar, abuso de substâncias e baixa aderência a tratamentos. Vários estudos relacionam as FE com desenvolvimento acadêmico e profissional, qualidade de vida, relações interpessoais e comportamentos de risco. A maioria desses estudos demonstram que crianças com bom funcionamento executivo tem maiores possibilidades de realizações, boa saúde e bons relacionamentos ao longo da vida. As FE podem ser treinadas e aprimoradas em qualquer idade com abordagens diferentes. Necessidades emocionais, sociais ou físicas podem impedir que o sujeito exibas a FE das quais é capaz. A maioria dos testes utilizados para avaliação das FE são quantitativos, mas testes qualitativos como o Teste de Pfister e o Teste Palográfico também permitem boa avaliação do funcionamento executivo global. Considerações Finais: A avaliação e o diagnóstico são importantes independentemente da idade do sujeito. Os testes quantitativos fornecem medidas objetivas que permitem identificar o grau do comprometimento. Mas para obter informações acerca do comprometimento da vida diária do paciente são necessárias ferramentas como a entrevista clínica, a observação do paciente, entrevista com pessoas próximas e uso de técnicas projetivas. O Teste de Pfister e o Teste Palográfico são exemplos de duas técnicas qualitativas em que o construto permite a avaliação de FE no funcionamento global do avaliado. Referências: 1. Duckworth AL, Taxer JL, Eskreis-Winkler L, Galla BM, Gross JJ. Self-Control and Academic Achievement. Annu Rev Psychol [Internet]. 2019 [cited 2020 Feb 22];70:373–99. Available from: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418- 2. Casey BJ, Heller AS, Gee DG, Cohen AO. Development of the emotional brain. Neurosci Lett [Internet]. 2019;693(November):29–34. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2017.11.055 3. Malloy-Diniz LF, Sallum I, Fuentes D, Baroni LB, Costa D de S, Paula JJ de. O exame das funções executivas. In: Malloy-Diniz LF, Fuentes D, Mattos P, Abreu N, editors. Avaliação Neuropsicológica. 2nd ed. São Paulo: Artmed; 2018. 4. Uehara E, Mata F, Fichman HC, Malloy-Diniz LF. Funções executivas na infância. In: Salles JF de, Haase VG, Malloy-Diniz LF, editors. Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed; 2016. p. 25–40.
Título do Evento
Jornada Científica Integrativa da Agir
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Científica Integrativa da Agir
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIGUEL, Geyssy Yorrana Canedo. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO ATENDIMENTO.. In: Anais da Jornada Científica Integrativa da Agir. Anais...Goiânia(GO) Ensino Agir, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/excelenciaemsaude/280462-A-IMPORTANCIA-DA-AVALIACAO-E-DIAGNOSTICO-DAS-FUNCOES-EXECUTIVAS-NO-ATENDIMENTO. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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