TREINAMENTO DE HIGIENE ORAL EM PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 02/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-013-2

Título do Trabalho
TREINAMENTO DE HIGIENE ORAL EM PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Mykaella Cristina Araújo Margarida
  • Erika Rodrigues dos Santos
  • Barbara Dryelle Penha de Carvalho
  • Gabriela Maria Lara de Paulo
  • THAINARA LORRAINE COSTA E SILVA PEREIRA
  • LORENA MORENA ROSA MELCHIOR
Modalidade
E-pôster
Área temática
Trabalho Científico | Foco: Assistência em Saúde
Data de Publicação
02/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/excelenciaemsaude/280166-treinamento-de-higiene-oral-em-paciente-critico--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-5941-013-2
Palavras-Chave
Cuidados de Enfermagem, Cuidados Críticos, Higiene Bucal
Resumo
INTRODUÇÃO Explica-se que, quando a saúde bucal não está em harmonia, se torna uma porta de entrada para várias patologias ¹. Assim, entende-se, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que a higiene oral é um procedimento indispensável, básico da equipe de Enfermagem, onde o principal intuito e objetivo é manter a cavidade oral do paciente saudável ². Sabe-se que a pneumonia e as doenças respiratórias são patologias sistêmicas que podem ser adquiridas a partir dos microrganismos da cavidade bucal. Diante desse contexto, este relato se justifica pela necessidade de educação em saúde em todos os âmbitos de atenção à saúde, com ações que visem a oferecer uma assistência segura e de qualidade, minimizando sempre os eventos adversos relacionados à saúde. Assim, tem-se por objetivo descrever a experiência de enfermeiros acerca de um treinamento em saúde realizado em um hospital de alta complexidade, na perspectiva da prática de higiene oral em pacientes críticos, utilizando como ferramenta ciclo do Plan, Do, Check, Act (PDCA). METODOLOGIA Consiste-se este estudo em um relato de experiência de residentes de Enfermagem de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, da área de concentração de Urgência e Trauma, que ministraram treinamentos de higiene oral às equipes de Enfermagem das UTIs da unidade hospitalar. Informa-se que participaram do treinamento aproximadamente mais de 150 profissionais da equipe de Enfermagem dentre técnicos de Enfermagem e enfermeiros. Estabeleceu-se, como meta, capacitar os profissionais de Enfermagem visando à melhoria da qualidade da execução da higiene oral realizada, identificando os dificultadores da prática da higienização oral dos pacientes em ventilação mecânica. Realizou-se a capacitação a partir do ciclo PDCA, também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, que é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações – Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir). RESULTADOS Ocorreu-se o treinamento proposto seguindo a abordagem do ciclo PDCA da seguinte forma: P – Plan (planejar) - definiram-se o local, os horários e os recursos materiais que seriam necessários. D - Do (fazer) – realizou-se o treinamento com divisão dos profissionais em pequenos grupos, e a duração do treinamento foi, em média, de uma hora e 30 minutos. Apresentou-se, inicialmente, uma aula expositivo-dialogada sobre a temática, destacando-se a técnica para realização da higiene oral, as implicações na saúde, com ênfase nas repercussões sistêmicas, o impacto gerado nos indicadores de qualidade, ressaltando o protocolo institucional de higiene oral em pacientes críticos e o Procedimento Operacional Padrão (POP), fundamentando-se as recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e realizou-se treinamentos práticos de simulação da higiene oral na cavidade oral. C - Check (verificar) – percebeu-se, durante o treinamento, que havia várias dúvidas da equipe de Enfermagem em relação às práticas baseadas em evidências em consonância com as recomendações da AMIB, como por exemplo: a indicação do uso do gluconato de clorexidina a 0,12% e como é aplicada, a verificação do cuff antes e após o procedimento, a periodicidade que deve ser realizada a higiene oral, a necessidade da hidratação labial, dentre outros aspectos inerentes à técnica. A - Act (agir) – instituíram-se rondas aleatórias em dias alternados nas UTIs, definindo-se essas rondas como blitz da higiene oral, visando a avaliar a qualidade da higiene oral oferecida aos pacientes. CONCLUSÃO Tornou-se possível, por este relato, descrever as experiências acerca dos treinamentos para equipes de Enfermagem, com enfoque na qualidade da higiene oral, a fim de se identificar, a partir de reflexões, como as trocas de experiências práticas nos treinamentos em saúde influenciam o engajamento, a adesão da equipe e a tomada de decisões nos processos de qualidade em saúde. REFERÊNCIAS 1. El-Soussi AH, Asfour HI. A return to the basics; nurses’ practices and knowledge about interventional patient hygiene in critical care units. Intensive Crit Care Nurs. 2016 June; 40:11-17. DOI: 10.1016/j.iccn.2016.10.002 2. Hua-Ping WBN, Yang KMN. Effects of different oral care scrubs on ventilator associated pneumonia prevention for machinery ventilates patient: a protocol for systematic review, evidence mapping, and network meta-analysis. Medicine. 2019 Mar; 98(12):e14923. DOI: 10.1097/MD.0000000000014923
Título do Evento
Jornada Científica Integrativa da Agir
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Científica Integrativa da Agir
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARGARIDA, Mykaella Cristina Araújo et al.. TREINAMENTO DE HIGIENE ORAL EM PACIENTE CRÍTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da Jornada Científica Integrativa da Agir. Anais...Goiânia(GO) Ensino Agir, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/excelenciaemsaude/280166-TREINAMENTO-DE-HIGIENE-ORAL-EM-PACIENTE-CRITICO--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 04/08/2025

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