MACETE - TECNOLOGIA SOCIAL DE APOIO A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM SANTA LUZIA DO ITANHY, SERGIPE

Publicado em 24/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1552-3

Título do Trabalho
MACETE - TECNOLOGIA SOCIAL DE APOIO A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM SANTA LUZIA DO ITANHY, SERGIPE
Autores
  • Alberto Serafim Neto
  • Danilo Alves Santiago
  • Luana Caetano Dos Santos
  • Mayne Yasmin dos Santos
  • Raí Thales
Modalidade
Resumo Expandido - Relatos de experiências
Área temática
Tecnologia Social, Economia Solidária e Educação: desafios e perspectivas no nordeste
Data de Publicação
24/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/etsnordeste/1145278-macete---tecnologia-social-de-apoio-a-professores-de-educacao-em-tempo-integral-em-santa-luzia-do-itanhy-sergip
ISBN
978-65-272-1552-3
Palavras-Chave
Tecnologia Social, Aprendizagem Baseada em Desafios, Currículo da Educação Básica.
Resumo
O projeto MACETE (Matemática, Artes, Ciências, Empreendedorismo, Tecnologia e Ética) é uma tecnologia social em desenvolvimento, que busca apoiar a implementação do ensino em tempo integral em contextos rurais, com foco na criação de práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade local, que promovam o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Santa Luzia do Itanhy, é um município reconhecido como a povoação mais antiga de Sergipe, localizado na região do litoral sul do estado. A localidade possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, em que a população é majoritariamente rural e/ou ribeirinha, tendo como principal fonte de renda a pesca artesanal e agricultura, além disso, na sua composição estão presentes 7 comunidades remanescentes quilombolas, mais de 50 povoados, e aproximadamente 14 mil habitantes. No contexto educacional, a expansão do ensino em tempo integral no Brasil trouxe a possibilidade da inserção de disciplinas diversificadas no currículo escolar. No contexto de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe, são ofertadas 7 disciplinas, são elas: Projeto de Vida, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Inglês, Numeramento, Letramento, Expressões Artísticas e Atividades Esportivas. Contudo, apenas as disciplinas tradicionais como Português, Matemática, Ciências, entre outras, possui material didático consolidado e disponível, compartilhando assim, a responsabilidade de produção do conteúdo de referência para as escolas e professores, a partir de um material de orientação geral fornecido pelo munícipio. Nesse contexto, muitos professores enfrentam desafios significativos na implementação dessas disciplinas, devido à ausência de material didático contextualizado, escassez de formação continuada e pouca integração entre os conteúdos e a realidade dos estudantes. Nesse cenário, o MACETE surge como uma proposta que apoia professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na construção de planos de aula contextualizados com os desafios do território. Inspirado na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) e articulado com metodologias ativas, o MACETE integra tecnologias sociais desenvolvidas pelo THP¹ — como audiovisual, robótica, ensino de inglês e empreendedorismo — para transformar problemas comunitários em oportunidades de aprendizagem. O projeto é aplicado nos povoados de Bom Viver e Pedra Furada, promovendo uma educação conectada com o território, participativa e culturalmente significativa, apoiando justamente a construção do conteúdo das disciplinas diversificadas. Esse processo tem como ponto de partida a escuta ativa sobre um determinado problema vivenciado pela comunidade, sendo promovida uma discussão sobre o tema e em seguida com tais insumos e apoio da Inteligência Artificial, planos de aula são construídos sob a luz da metodologia MACETE. Entre os exemplos abordados estão a falta de água no povoado rural de Bom Viver e a necessidade de cuidados ambientais com o manguezal no povoado ribeirinho de Pedra Furada. Ao transformar essas demandas em conteúdos escolares, o MACETE fortalece o vínculo entre escola e território, promovendo uma aprendizagem significativa e situada, que torna os alunos protagonistas na busca de soluções concretas para os desafios de seu cotidiano. O projeto MACETE, foco deste relato, utiliza metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD)³ e a abordagem STEAM, sendo articulado com tecnologias sociais desenvolvidas pelo THP, nas áreas de audiovisual, inglês, programação, robótica, entre outras. A partir desse repertório, conectados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os planos de aula são respaldos na própria metodologia do projeto, e validados pelos professores que fazem sua aplicação. Após a aplicação, os professores recebem a visita da equipe do projeto, que coleta dados e informações, promovendo melhoria constante ao processo. Este relato de experiência foi estruturado com base em uma abordagem qualitativa e participativa, ancorada nos princípios da Pesquisa-Ação, com foco no acompanhamento contínuo e no aprimoramento coletivo da tecnologia social. A construção das informações ocorreu por meio da observação direta das práticas pedagógicas, da escuta de professores e reaplicadores³, e da aplicação de questionários e coleta de feedbacks em três momentos distintos: no momento da entrega dos planos de aula, após a aplicação em sala de aula, e ao final da quinzena de trabalho, durante os encontros de planejamento. Esses instrumentos possibilitam coletar impressões, sugestões e percepções críticas dos professores sobre a aderência dos conteúdos à realidade local, a viabilidade das estratégias e o engajamento dos estudantes. Entre os principais resultados observados destacam-se: maior engajamento dos alunos, fortalecimento do protagonismo estudantil, aproximação entre escola e comunidade, e desenvolvimento de práticas docentes mais criativas e contextualizadas. O projeto tem duração de três anos e, em 2025, abrange diretamente 14 professores de duas escolas municipais e 76 crianças do 1º ao 5º ano, matriculadas no ensino em tempo integral nos povoados de Bom Viver e Pedra Furada. Um exemplo concreto dessa atuação foi o trabalho interdisciplinar desenvolvido em torno do tema “Água” no povoado Bom Viver, em que, por meio das etapas Envolver, Investigar e Agir, os estudantes mapearam as fontes de água da comunidade, propuseram soluções para a escassez hídrica e apresentaram suas ideias à gestão escolar. O processo fortaleceu habilidades como pensamento crítico, cooperação e comunicação, conectando os saberes locais à escola de forma significativa. A experiência do projeto MACETE evidencia o potencial das tecnologias sociais no enfrentamento de desafios educacionais em territórios rurais. Ao apoiar professores na construção de práticas contextualizadas para as disciplinas diversificadas do ensino em tempo integral, o projeto promove uma educação mais significativa, conectada ao cotidiano dos estudantes e fundamentada na realidade dos territórios. Sua metodologia colaborativa, baseada na escuta e na valorização dos saberes locais, fortalece o protagonismo docente e estudantil. Além disso, a integração com tecnologias sociais do THP amplia as possibilidades pedagógicas em contextos com escassez de recursos. Os resultados indicam que a proposta contribui para a construção de um currículo vivo e transformador, reafirmando o MACETE como uma estratégia viável de tecnologia social voltada à justiça educacional. NOTAS DE RODAPÉ ¹ The Human Project, organização social que atua em Santa Luzia do Itanhy, Sergipe, desenvolvendo tecnologias sociais. Disponível em: <thehumanproject.org.br>. ² A Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) é uma metodologia ativa utilizada nos planos de aula do MACETE, que consiste em três fases principais: Envolver (em que ocorre a sensibilização sobre um determinado tema), Investigar (coletar informações sobre o tema, levantando questionamentos e hipóteses) e Agir (que consiste em uma proposição prática do que foi abordado na aula). ³ Pessoa que passou pela formação em uma tecnologia social e atua replicando sua metodologia em diferentes contextos. REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 06 maio 2025. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011. GOVERNO DE SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação. Dados oficiais sobre escolas em tempo integral. 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Título do Evento
I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Alberto Serafim et al.. MACETE - TECNOLOGIA SOCIAL DE APOIO A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM SANTA LUZIA DO ITANHY, SERGIPE.. In: Anais do I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste. Anais...Maceió(AL) UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ETSNordeste/1145278-MACETE---TECNOLOGIA-SOCIAL-DE-APOIO-A-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-EM-TEMPO-INTEGRAL-EM-SANTA-LUZIA-DO-ITANHY-SERGIP. Acesso em: 10/09/2025

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