PROGRAMA DE APOIO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL

Publicado em 24/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1552-3

Título do Trabalho
PROGRAMA DE APOIO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL
Autores
  • Roberaldo Carvalho de Souza
  • GEIZA THAMIRYS CORREIA GOMES
Modalidade
Resumo Expandido - Relatos de experiências
Área temática
Tecnologia Social, Economia Solidária e Educação: desafios e perspectivas no nordeste
Data de Publicação
24/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/etsnordeste/1143929-programa-de-apoio-as-escolas-publicas-do-estado--uma-tecnologia-social
ISBN
978-65-272-1552-3
Palavras-Chave
Aprendizagem Solidaria, Educação Empreendedora, Mobilidade Social
Resumo
De acordo com a Fundação Abrinq, Alagoas é o estado com maior índice (66%) de crianças e adolescentes de até 14 anos vivendo em situação de pobreza. Alagoas não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação no IDEB referente aos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e à 3ª série do Ensino Médio. O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) desenvolve atividades com 400 pessoas em vulnerabilidade social, sendo 200 alunos da rede pública de ensino e 200 adultos (pais e parentes). As atividades desenvolvidas pelo PAESPE englobam 12 das 17 ODS estabelecidas pela ONU: erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsável; vida na água; vida terrestre. É a ideia de transformação e ascensão social através da educação. A metodologia adotada consta de aulas expositivas com giz e quadro, podendo ser usado projetor de slides, palestras com auxílio de projetor multimídia sobre os mais diversos temas, procurando imprimir uma postura ética e política aos alunos participantes, além da utilização de sessões de vídeos e visitas aos laboratórios da UFAL, aeroporto, Porto, estação meteorológica e Usina Ciência, bem como visitas técnicas enfocando aspectos de interdisciplinaridade e transversalidade. No Curso de Introdução à Informática, os participantes têm aulas preparadas para projetor multimídia, tendo cada participante um computador à sua disposição e monitores os auxiliando nas mais diversas tarefas. Objetivando uma avaliação e acompanhamento do processo de aprendizagem, a coordenação do programa, além da lista de frequência, organiza testes simulados com o intuito de deixar esclarecido ao aluno todo o processo do vestibular: inscrição, tipo de prova, duração da prova e questões com embasamento no conteúdo dos programas do ENEM. Os alunos têm palestras sobre os mais diversos temas para escolha da profissão dentro das áreas das ciências exatas e naturais, onde prestarão o exame do ENEM. O PAESPE tem estimulado os professores voluntários a entenderem o Programa como uma ação de aprendizagem solidária, estimulando nos voluntários a prática ativa dos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a viver juntos, conforme estabelecido pela UNESCO no Relatório Delors (1996). O PAESPE adota a recomendação dos três parâmetros conceituais: (1) Extensão Universitária: processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade; (2) Desenvolvimento Sustentável: com ações voltadas à redução de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social; (3) Projeto com ênfase em geração de renda: com o protagonismo dos envolvidos, busca a autonomia das comunidades, com foco na geração de renda e preservação do ambiente natural. No site da UFAL estão listados os vários projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, financiados pelas várias agências de fomento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2025). Nos últimos anos, o PAESPE, através de sua coordenação e colaboradores, tem participado de alguns eventos, como: 2017 – Natura: Programa Acolher – apoio técnico e formativo em mobilização social; 2019 – Programa Petrobras Socioambiental – apoio técnico para ajustes na proposta aprovada no edital; 2020 – Programa Itaú Social UNICEF – o ano de 2020 marca a transformação do Prêmio Itaú-UNICEF no Programa Itaú Social UNICEF, que visa apoiar organizações da sociedade civil no aprimoramento de suas práticas e na ampliação de resultados de qualidade, por meio de formação, fomento financeiro e acompanhamento técnico; 2021 – Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS) – curso “desenvolvimento de projetos de aprendizagem-serviço”. Entre os prêmios e reconhecimentos obtidos pelo PAESPE estão: Fundo Social da Sicredi/AL (2017–2021); Prêmio Acolher, Natura (2018); Educação Empreendedora, Sebrae (2018); Petrobras Socioambiental (2019); Tecnologia Social, Fundação Banco do Brasil (2019); Prêmio Internacional de Aprendizagem Solidária (2020); e CLAYSS (2021). Através da conquista do diploma de ensino superior, os participantes têm atingido a mobilidade social. O Social Return on Investment (SROI) do PAESPE aponta que a cada R\$ 1 investido tem-se o retorno de R\$ 12 em valor social. As ações desenvolvidas no PAESPE articulam e trabalham o princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão no fazer acadêmico. A relação entre o ensino e a extensão conduz a mudanças no processo pedagógico, pois alunos e professores constituem-se em sujeitos do ato de aprender. Ao mesmo tempo em que a extensão possibilita a democratização do saber acadêmico, por meio dela, esse saber retorna à universidade, testado e reelaborado. A relação entre a pesquisa e a extensão ocorre quando a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade. A extensão, como via de interação entre universidade e sociedade, constitui-se em elemento capaz de operacionalizar a articulação entre teoria e prática. O aprendizado e formação adquiridos pelos alunos-instrutores no contato com a comunidade participante estão intrinsecamente relacionados com os conceitos da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos, foi observado, desde o momento da inscrição para o exame de seleção, a evidência da falta de vontade dos alunos em participar de atividades de estudo. O declínio na quantidade de inscritos e a ausência no momento da aplicação do exame foram fatos evidenciados e comprovados pela coordenação: alunos inscrevem-se e não comparecem para fazer a prova. A cada ano a quantidade e a qualidade dos alunos caem de nível, havendo casos de alunos que nem sabem as operações aritméticas. Segundo Souza (2008), 60% dos que concluem o PAESPE ingressam na UFAL. A taxa de evasão e desistência é muito alta. Uma vez que o aluno é orientado para ser um cidadão com responsabilidades — o que não lhe é exigido nas escolas —, tais como pontualidade, frequência, participação em sala de aula e, principalmente, respeito ao professor, torna-se um desafio. Acrescente-se a isso as condições financeiras do alunado para o transporte e alimentação. Tendo em mente diminuir a evasão e desistência, a coordenação criou o curso de informática para adultos (pais). REFERÊNCIAS SOUZA, R. C. PAESPE: o espelho que não pode quebrar. Maceió: Editora Q Gráfica, 2008. v. 1. p. 79. SOUZA, R. C.; GOMES, G. T. C. O PAESPE como um vetor na redução das desigualdades através da educação de jovens e adultos para inclusão social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 2014, Juiz de Fora. Anais... Rio de Janeiro: ABENGE, 2014. v. 1. p. 1–10. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PAESPE – Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado. Disponível em: [http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/extensao/paespe](http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/extensao/paespe). Acesso em: 6 jun. 2025. PAESPE. Canal oficial. Disponível em: [https://www.youtube.com/watch?v=WUUcm-ta7u8](https://www.youtube.com/watch?v=WUUcm-ta7u8). Acesso em: 6 jun. 2025.
Título do Evento
I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Roberaldo Carvalho de; GOMES, GEIZA THAMIRYS CORREIA. PROGRAMA DE APOIO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL.. In: Anais do I Encontro de Tecnologia Social do Nordeste. Anais...Maceió(AL) UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ETSNordeste/1143929-PROGRAMA-DE-APOIO-AS-ESCOLAS-PUBLICAS-DO-ESTADO--UMA-TECNOLOGIA-SOCIAL. Acesso em: 07/08/2025

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