Título do Trabalho
FORMAÇÃO CONTINUADA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Autores
  • Mateus Souza de Oliveira
Modalidade
Lançamento de Livros
Área temática
Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática
Data de Publicação
14/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/erem2023/641138-formacao-continuada-com-tecnologias-digitais--ensino-de-funcoes-quadraticas
ISBN
978-65-5941-997-5
Palavras-Chave
Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Funções Quadráticas.
Resumo
O livro "Formação continuada com tecnologias digitais: ensino de funções quadráticas" de Mateus Souza de Oliveira tem como objetivo analisar como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o ensino das funções quadráticas por meio das reflexões produzidas por professores de matemática inseridos em um contexto de formação continuada na educação online. O estudo é majoritariamente qualitativo, do tipo pesquisa participante, e utilizou técnicas de produção de dados como entrevistas semiestruturadas realizadas em uma dimensão online, análise documental das atividades produzidas pelos professores-cursistas participantes, selecionados por meio de um critério específico, e observação das interfaces utilizadas na proposta formativa. A fundamentação teórica do livro está dividida em três eixos principais: formação continuada, tecnologias digitais e ensino de funções quadráticas. A formação continuada é abordada com ênfase nos estudos de Imbernón (2010) e Nóvoa (1991; 1992; 1995; 1999), que destacam a importância da formação contínua para o desenvolvimento profissional dos professores. Já as tecnologias digitais são exploradas com ênfase nos estudos de Lévy (2008; 2011), Borba e Penteado (2005) e Borba, Scucuglia e Gadanidis (2014), que discutem as possibilidades e limitações do uso das tecnologias digitais no ensino de matemática. O ensino de funções quadráticas, por sua vez, é abordado com ênfase nas discussões promovidas por Lima et al. (2001; 2004; 2005) e Fiorentini (1995). Os resultados da pesquisa indicam que o uso das tecnologias digitais contribuiu para a ressignificação do conteúdo matemático das funções quadráticas pelos professores-cursistas participantes da formação continuada. Eles passaram a valorizar as tecnologias digitais como metodologias capazes de ressignificar o conteúdo matemático das funções quadráticas, a partir da construção de ambientes que valorizam a investigação, a experimentação e a visualização para o centro da atividade Matemática. Os resultados também apontam para a importância da formação continuada para os professores de Matemática, especialmente quando se trata de tecnologias digitais e sua aplicação no ensino. A partir da participação no curso TDEFQ, os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas e experimentar novas metodologias de ensino, o que contribuiu para uma mudança significativa em suas abordagens em relação ao ensino de funções quadráticas. Outro ponto destacado nos resultados da pesquisa é a relevância das tecnologias digitais como ferramentas para a construção de ambientes de aprendizagem que valorizam a investigação, a experimentação e a visualização como elementos centrais na atividade matemática. Os espaços on-line interativos do curso mostraram uma diversidade de dados com uma riqueza e complexidade de informações, sobretudo para revelar que o grupo de interlocutores do curso apresenta uma identidade própria para o desenvolvimento do trabalho de ensinar funções quadráticas com as tecnologias digitais. Além disso, a ressignificação do conteúdo matemático pesquisado decorrente do processo formativo vivenciado pelos professores-cursistas pode ser considerada uma das principais contribuições do curso TDEFQ. Por meio da utilização das tecnologias digitais, os professores foram capazes de explorar o conteúdo de funções quadráticas de forma mais ampla e aprofundada, o que resultou em uma melhoria significativa em suas práticas pedagógicas. Por fim, é possível afirmar que o livro de Oliveira apresenta um estudo relevante sobre a formação continuada de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais no ensino de funções quadráticas. As reflexões produzidas pelos professores-cursistas mostram a importância da formação contínua e do uso das tecnologias digitais como metodologias capazes de ressignificar o conteúdo matemático, promovendo a investigação, a experimentação e a visualização para o centro da atividade Matemática. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Forma%C3%A7%C3%A3o-Continuada-com-Tecnologias-Digitais/dp/6525021561
Título do Evento
I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I EREM - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I CEMA e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
Cidade do Evento
Ji-Paraná
Título dos Anais do Evento
I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I Erem - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I Cema e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Mateus Souza de. FORMAÇÃO CONTINUADA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS.. In: I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I Erem - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I Cema e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/erem2023/641138-FORMACAO-CONTINUADA-COM-TECNOLOGIAS-DIGITAIS--ENSINO-DE-FUNCOES-QUADRATICAS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes