O COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE DEMOCRÁTICA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0180-9

Título do Trabalho
O COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE DEMOCRÁTICA
Autores
  • Alexandre Taran Sobrinho
Modalidade
Resumo
Área temática
4. História, memória, patrimônio
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epeth2023/661592-o-colegio-estadual-miguel-couto-na-construcao-de-uma-cidade-democratica
ISBN
978-65-272-0180-9
Palavras-Chave
Colégio Estadual Miguel Couto; Comunidade Escolar; Memória; Cidade Democrática
Resumo
O Colégio Estadual Miguel Couto existe há 65 anos no centro da cidade de Cabo Frio, e desde sua fundação testemunhou transformações significativas na cidade e no seu entorno, abrangendo do início dos trabalhos da Companhia Nacional de Álcalis em 1958 ao turismo de veraneio nos dias atuais. A sua presença numa área central da cidade e cobiçada pela especulação imobiliária, alimenta certo receio da comunidade escolar que a unidade escolar seja extinta. A mobilização em 2022 contrária a instalação provisória da UERJ em parte da unidade escolar mostrou, além da resistência contra uma suposta extinção do Colégio, a importância do espaço para a cidade no fornecimento da educação pública a nível médio. Pretende-se analisar a importância do Miguel Couto para a cidade a partir de sua presença física e afetiva, tanto pela sua comunidade escolar quanto através dos moradores da cidade. Colocar em evidência sua história é uma oportunidade de colocar em evidência as memórias existentes em torno desse lugar, bem como a sua contribuição através de um serviço público relevante para seus moradores. Assim, poderá haver a possibilidade de se incentivar a apropriação do conhecimento histórico de maneira que propicie a geração de práticas cidadãs e democráticas. Um elemento para esta pesquisa reside na contraposição ao projeto do Banco Mundial de “cidade-mercadoria” na qual, para se “vender” uma cidade sob o pretexto de empregos e mais oportunidades, oculta-se os conflitos, há a primazia do capital e os moradores não influenciam nos destinos da cidade. Como alternativa a esta proposta, o professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ Carlos Vainer, desenvolve o conceito de “cidade democrática”, em que os conflitos existentes num local não são ocultados, e sim são colocados em evidência para incentivar a ampliação da participação política, e com isso haja oportunidades efetivas de melhoria que atendam ao conjunto dos seus cidadãos. O espaço escolar torna-se importante nesse aspecto, pois o local acaba de certa maneira refletindo nas suas relações cotidianas os conflitos existentes na cidade entre público e privado. Ao problematizar a memória existente e o cotidiano através da História, intenta-se contribuir na construção da consciência social, em que a participação de cada um poderá gerar elementos que forneçam subsídios na construção do conhecimento sobre a realidade, e o espaço do Colégio sirva de elo para propiciar o desenvolvimento de práticas cidadãs participativas.
Título do Evento
IV EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOBRINHO, Alexandre Taran. O COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE DEMOCRÁTICA.. In: Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia. Anais...Porto Alegre(RS) UFRGS, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epeth2023/661592-O-COLEGIO-ESTADUAL-MIGUEL-COUTO-NA-CONSTRUCAO-DE-UMA-CIDADE-DEMOCRATICA. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

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