RÁDIO COMUNITÁRIA E INTERSECCIONALIDADE NA ENCRUZILHADA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM CACHOEIRINHA/RS.

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0180-9

Título do Trabalho
RÁDIO COMUNITÁRIA E INTERSECCIONALIDADE NA ENCRUZILHADA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM CACHOEIRINHA/RS.
Autores
  • Guilherme Runge
Modalidade
Resumo
Área temática
5. Ensino e teorias da história
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epeth2023/660884-radio-comunitaria-e-interseccionalidade-na-encruzilhada-do-ensino-de-historia-em-cachoeirinhars
ISBN
978-65-272-0180-9
Palavras-Chave
Rádio Comunitária, Ensino de História, Interseccionalidade, Pedagogia das Encruzilhadas
Resumo
O presente trabalho é um proposta de pesquisa em andamento através do Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa a ser desenvolvido pretende avaliar como a produção de conteúdos para a Rádio Comunitária pode contribuir com o ensino-aprendizagem da história a partir do protagonismo estudantil. Mais precisamente, a proposta de pesquisa visa analisar o processo de produção dos programas semanais de uma hora de duração que são veiculados nas quartas-feiras das 8h às 9h na programação da Rádio Comunitária Integração 87.9FM de Cachoeirinha/RS. Esse trabalho de parceria entre a escola e a rádio é resultado de um projeto que foi retomado no segundo semestre de 2022 por iniciativa dos professores de História e Geografia que atendem os anos finais do ensino fundamental. Portanto, trata-se de uma prática pedagógica que possui uma trajetória pretérita, mas que a partir da oportunidade de ingresso no mestrado profissional em história, essa proposta tornar-se-á objeto de pesquisa. O desafio que se apresenta envolve o ensino de história através da Rádio Comunitária em diferentes dimensões interseccionais: a luta contra as opressões por sujeitos periféricos que fazem do território periférico lugar de potência, a espacialidade diferencial que articula a compreensão entre o local e o global para orientar a ação, além do diálogo com a pedagogia das encruzilhadas. O conceito de interseccionalidade proposto nesta pesquisa dialoga com a perspectiva do feminismo negro de Patricia Hill Collins (2021) como investigação e práxis crítica, ou seja, além da abordagem analítica busca conectar teoria e prática para auxiliar no empoderamento de comunidades e indivíduos. Levando em consideração que o lugar de pesquisa e ação onde estão localizadas a escola e a rádio comunitária é um território periférico, a interseccionalidade é a necessária ferramenta analítica de diversas categorias inter-relacionadas: raça, gênero, classe, orientação sexual, nacionalidade, capacidade, etnia, faixa etária, entre outros. Sendo assim, a proposta leva em consideração o protagonismo dos estudantes da escola enquanto sujeitos periféricos diversos. A noção de periférico nesse contexto é vista como potência, diferentemente da lógica que vê apenas o sujeito como excluído e a periferia como lugar da exclusão. O desafio colocado, portanto, é garantir, para além de uma compreensão e do debate entre os jovens sobre a interseccionalidade, que a participação dos mesmos na produção dos programas de rádio contemple essa diversidade.
Título do Evento
IV EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RUNGE, Guilherme. RÁDIO COMUNITÁRIA E INTERSECCIONALIDADE NA ENCRUZILHADA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM CACHOEIRINHA/RS... In: Anais do EPETH - Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia. Anais...Porto Alegre(RS) UFRGS, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epeth2023/660884-RADIO-COMUNITARIA-E-INTERSECCIONALIDADE-NA-ENCRUZILHADA-DO-ENSINO-DE-HISTORIA-EM-CACHOEIRINHARS. Acesso em: 06/07/2025

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