A PRESENÇA DAS AUSÊNCIAS: CONSUMO E CULTURA MATERIAL NO LUTO

Publicado em 02/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0414-5

Título do Trabalho
A PRESENÇA DAS AUSÊNCIAS: CONSUMO E CULTURA MATERIAL NO LUTO
Autores
  • Amanda Santos de Oliveira
  • Manuela do Corral Vieira
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 2 - Consumo e Comunicação
Data de Publicação
02/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epca2023/741955-a-presenca-das-ausencias--consumo-e-cultura-material-no-luto
ISBN
978-65-272-0414-5
Palavras-Chave
Consumo, Cultura Material, Luto
Resumo
Objetos estão presentes em diferentes (quiçá todos) os processos, fases e momentos da vida humana. No nascimento, algumas pessoas guardam os fios de cabelo do recém nascido, lembranças do primeiro enxoval, álbuns de memórias; durante a adolescência, livros, filmes que marcaram, revistas infanto-juvenis sobre puberdade, astros da cultura pop e roupas; na fase adulta, alguns objetos são lidos como marcos de conquista: a casa, o carro, as viagens; e, enfim, na morte, os objetos ficam aos que ficam, e, assim como em todos os processos, fases e momentos, transformam os sentidos de existência e são consumidos de diferentes maneiras. A pertinência de estudo sobre o rompimento ou a mudança de vínculos, no caso do estudo, a morte, é comprovada pela disposição inesgotável de formas de análise do luto: psicológica, filosófica, antropológica. E por que não observar o luto, além de parte da esfera do sentir, como parte da esfera do consumir (i)materialmente, afetivamente e economicamente? A pesquisa em questão propõe uma análise das categorias de consumo e cultura material a partir estudo de caso do mercado. Para o desenvolvimento do artigo, o olhar sob o consumo é norteado por João Carrascoza (2020) e Clotilde Perez (2020), bem como Daniel Miller (2009;2008;2013), que apoia as reflexões sobre cultura material, juntamente com Ingold (2012). Como metodologia, o artigo se apoia em estudo de caso do mercado, por isso, algumas autobiografias (Adichie, 2021; Eribon, 2020; Didion, 2021) são utilizadas como apoio para a pesquisa sobre as narrativas sociais e de mercado quando há a perda. Dessa forma, com o auxílio das categorias de estudos mencionadas, o artigo analisa as diferentes formas de manifestação (i)material e as várias possibilidades de consumo e não consumo dos rituais, das memórias durante o luto, na vida da gente e na vida das coisas. Diante dessa possibilidade, o trabalho inicia com contextualizações iniciais sobre a cultura material nas perdas, questões sobre a materialidade na construção de relacionamentos serão discutidas. A partir disso, seguem-se com análises sobre algumas possibilidades de consumo e não consumo durante o processo de luto; essas possibilidades variam de acordo com os contextos afetivos, econômicos e/ou sociais. Existem diferentes consumos diante das diferentes realidades entre os envolvidos. Não é possível controlar como uma pessoa nos é tirada na morte, mas muitas vezes isso é recuperado por tentativas de decidir e controlar de quais formas podemos nos separar dos objetos que são associados, ou que eram pertencentes ao falecido (MILLER, PARRIOT, 2009). Diante dessa possibilidade, o consumo alcança as despedidas, dando possibilidades de como as fazer. Cada maneira de lidar com a perda de um ente é particular ao indivíduo. Guardar joias, assinar planos de funerárias, optar por diferentes rituais de despedida e não comparecer aos rituais por questões externas ou internas, por exemplo, são questões que variam de acordo com conjunturas e condições. Referências ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Notas sobre o luto. Companhia das Letras, 2021. CARRASCOZA, João Anzanello. O consumo e o não consumo: flashes de uma discussão. Signos do Consumo, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 106-114, jul./dez. DIDIER, Eribon. Retorno a Reims. Belo Horizonte, Veneza: Âyiné, 2020. DIDION, Joan. O ano do pensamento mágico. 1. ed. [s.l.] Harper Collins, 2021. INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, n. 37, p. 25-44, 2012. MILLER, Daniel; PARROTT, Fiona. Loss and material culture in South London. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 15, n. 3, p. 502-519, 2009. MILLER, Daniel. The comfort of things. Polity, 2008 MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2013. PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2020.
Título do Evento
VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Amanda Santos de; VIEIRA, Manuela do Corral. A PRESENÇA DAS AUSÊNCIAS: CONSUMO E CULTURA MATERIAL NO LUTO.. In: Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia. Anais...Belém(PA) PPGCOM UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epca2023/741955-A-PRESENCA-DAS-AUSENCIAS--CONSUMO-E-CULTURA-MATERIAL-NO-LUTO. Acesso em: 01/07/2025

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