ANÁLISE FILOGENÉTICA DO GENE NODC EM ISOLADOS DE PARABURKHOLDERIA SP. MICROSSIMBIONTES DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS)

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1024-5

Título do Trabalho
ANÁLISE FILOGENÉTICA DO GENE NODC EM ISOLADOS DE PARABURKHOLDERIA SP. MICROSSIMBIONTES DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS)
Autores
  • Paula Soares de Oliveira Gomes
  • Evelyn dos Santos Prado
  • Graziela Zacariotto Sussai
  • Karlla Gomes Graciano
  • Fernando Gomes Barcellos
Modalidade
Resumo (poster)
Área temática
Filogenia e Evolução
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epbioinfo2024/982965-analise-filogenetica-do-gene-nodc-em-isolados-de-paraburkholderia-sp-microssimbiontes-do-feijoeiro-(phaseolus-vu
ISBN
978-65-272-1024-5
Palavras-Chave
Phaseolus vulgaris; Paraburkholderia, nodC, Análise filogenética
Resumo
O feijão comum, como é conhecida a planta Phaseolus vulgaris, desempenha um grande papel econômico e social no Brasil. No entanto, sua produtividade média nacional (kg/ha) é muito baixa devido ao baixo investimento em pesquisa e de novas tecnologias. Neste contexto, a fixação biológica do nitrogênio (FBN) é uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade das culturas. O Laboratório de Genética de Microrganismos da UEL (LAGEM), possui uma coleção de isolados de rizóbios do gênero Paraburkholderia considerados eficientes para o uso como inoculantes para a FBN com a cultura do feijoeiro, principalmente em solos ácidos. No entanto, para se comprovar a capacidade de FBN que estes isolados apresentam são necessárias a identificação e a caracterização genética dos genes de nodulação e fixação do nitrogênio existentes nos mesmos. Desta forma este estudo, teve como objetivos identificar e caracterizar, através da análise filogenética, o gene nodC (nodulação), em isolados de Paraburkholderia sp. provenientes da Coleção de Culturas do Laboratório de Genética de Microrganismos da UEL (LAGEM). Foram recuperados a partir dos estoques, 5 isolados de Paraburkholderia sp., os quais foram crescidos em meio YMA, à 28oC. Os isolados recuperados foram caracterizados quanto à morfologia das colônias, após um período de crescimento de 5 a 10 dias. Foram realizadas extrações do DNA genômico dos 5 isolados e em seguida realizado a amplificação por PCR do gene nodC. Os produtos de amplificação obtidos foram purificados e sequenciados. As sequências nucleotídicas obtidas do gene nodC, de cada um dos 5 isolados, foram comparadas com sequências depositadas no banco de dados GenBank (NCBI), utilizando a ferramenta BLASTN. As sequências nucleotídicas identificadas como sendo do gene nodC foram então utilizadas para a construção de uma árvore filogenética, comparando com sequências do gene nodC de diferentes espécies representativas do gênero Paraburkholderia. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que os isolados de Paraburkholderia sp. estudados possuem o gene nodC, e que este gene possui uma elevada conservação, em termos evolutivos, provavelmente devido à função que este exerce no processo de nodulação com a planta hospedeira.
Título do Evento
Escola Paranaense de Bioinformática
Cidade do Evento
Londrina
Título dos Anais do Evento
Anais da Escola Paranaense de Bioinformática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Paula Soares de Oliveira et al.. ANÁLISE FILOGENÉTICA DO GENE NODC EM ISOLADOS DE PARABURKHOLDERIA SP. MICROSSIMBIONTES DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS).. In: Anais da Escola Paranaense de Bioinformática. Anais...Londrina(PR) UEL, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epbioinfo2024/982965-ANALISE-FILOGENETICA-DO-GENE-NODC-EM-ISOLADOS-DE-PARABURKHOLDERIA-SP-MICROSSIMBIONTES-DO-FEIJOEIRO-(PHASEOLUS-VU. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes