A PERSPECTIVA DO TEAT(R)O NA RECONFIGURAÇÃO DO TEATRO OFICINA NA DÉCADA DE 1980

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
A PERSPECTIVA DO TEAT(R)O NA RECONFIGURAÇÃO DO TEATRO OFICINA NA DÉCADA DE 1980
Autores
  • Junior Sebastião Castanheira Rodrigues
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/959311-a-perspectiva-do-teat(r)o-na-reconfiguracao-do-teatro-oficina-na-decada-de-1980
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Teatro Oficina. Oswald de Andrade. Brecht, Artaud.
Resumo
Em diálogo com a temática geral do evento, apresento o presente resumo com o objetivo de discutir a reconfiguração do fazer teatral do Teatro Oficina na década de 1980, tomando por base a apropriação da Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo, de Bertolt Brecht, realizada por Zé Celso e demais artistas da companhia naquele período. A deglutição desta peça teve papel central no reconfiguração do Oficina, que passa a utilizar a expressão teat(r)o enquanto síntese da incorporação de diferentes vanguardas, como o teatro realista e o teatro ritual. Neste sentido, pretendo debater os principais elementos envolvidos nesse processo de reexistência do grupo, especialmente a incorporação de autores como Artaud, Grotowski e Brecht, além do redimensionamento no diálogo com Oswald de Andrade, principal influência artística do Oficina, do qual resultará a concepção de “terreyro eletrônico” e “tragicomédiaorgya”, sedimentadas na aproximação com o teatro praticado na antiguidade clássica e com a cultura das populações nativas e afro-brasileira. Tal reconfiguração é fundamental na formação dos afluentes artísticos que desaguam na luta pela reestruturação arquitetônica da sede do Oficina e em suas produções de destaque nas décadas de 1990 e 2000, a exemplo de “Bacantes” (1996) e “Os Sertões” (2001, 2003, 2005 e 2006) assim como em releituras de antigos clássicos, como “O rei da vela” (2017), sobre o qual estou escrevendo dissertação no Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado Acadêmico - da Universidade Federal de Uberlândia. ANDRADE, Oswald de. O Rei da Vela. São Paulo: Globo, 1999. ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago e Outros Textos / Oswald de Andrade; organização e coordenação editorial Jorge Schwartz e Gênese Andrade. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras 2017. BARBOSA, K. E. Teatro Oficina e a encenação de O Rei da Vela (1967): uma representação do Brasil da década de 1960 à luz da antropofagia. Dissertação de Mestrado do PPGHIS/UFU, 2004. SOUZA, Maria Angelica Rodrigues de. Quando corpos se fazem artes: uma etnografia sobre o teatro oficina. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: 2013.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Junior Sebastião Castanheira. A PERSPECTIVA DO TEAT(R)O NA RECONFIGURAÇÃO DO TEATRO OFICINA NA DÉCADA DE 1980.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/959311-A-PERSPECTIVA-DO-TEAT(R)O-NA-RECONFIGURACAO-DO-TEATRO-OFICINA-NA-DECADA-DE-1980. Acesso em: 27/05/2025

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