PROCESSO DE DRAMA CLÃS: JOGO DE PERSONAGENS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
PROCESSO DE DRAMA CLÃS: JOGO DE PERSONAGENS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Autores
  • Luano
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/958305-processo-de-drama-clas--jogo-de-personagens-como-abordagem-pedagogica
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Drama; abordagem pedagógica; teatro; civilizações originárias.
Resumo
A pesquisa de Iniciação Cientifica é sobre a experiência do processo de Drama Clãs vivenciado no ano de 2023 por alunes da licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. O Drama é uma abordagem de ensino teatral desenvolvida pela professora Dorothy Heathcote na década de 50 na Inglaterra e praticada aqui no Brasil inicialmente por Biange Cabral. Sendo uma abordagem pedagógica onde alunes são conduzides em um jogo de papéis, construindo narrativas a partir de tomadas de decisões e interações entre elus e com professor/es/as-personagens, havendo uma série de estratégias para o desenvolvimento de escolhas coletivas e pessoais, interpretando personagens diversos que podem transitar entre papéis de poder dentro das dinâmicas, com ajuda de materialidades/visualidades da cena como figurinos, instrumentos musicais, produções de escrita ou desenhos, por exemplo. A pesquisa têm intenção de, através da conversa sobre a prática do processo de Drama Clãs desenvolvido no componente curricular Pedagogia do Teatro II conduzida por Tom Menegaz (Wellington Menegaz, professor, artista) proporcionar a reflexão sobre como se dá um processo de Drama, demonstrando suas materialidades, contextos e dificuldades durante quatro episódios em um processo que dialoga com a geopolítica, em que es alunes têm como personagens as populações de quatro civilizações originárias representantes, cada uma, dos elementos fogo, terra, água e ar. Referências bibliográficas MENEGAZ, Wellington. Perspectivas do Drama no Brasil. Perspectivas do Drama no Brasil. Revista ouvirouver. Uberlândia v. 16 n. 2 p. 363-374 jul.|dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/58040/31163 JANIASKI, Flávia; PEROBELLI, Mariene; MENEGAZ, Wellington. Drama através do espelho: processos artísticos e pedagógicos em ambiente digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023. SILVEIRA, Maria José. Aqui. Neste lugar. Belo Horizonte: Autêntica Contemporânea, 2022.
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

, Luano. PROCESSO DE DRAMA CLÃS: JOGO DE PERSONAGENS COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/958305-PROCESSO-DE-DRAMA-CLAS--JOGO-DE-PERSONAGENS-COMO-ABORDAGEM-PEDAGOGICA. Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes